A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) recebeu denúncias sobre novos golpes que utilizam o nome do programa de estímulo à cidadania fiscal, o Nota MT.
Desta vez, as vítimas são os servidores públicos do Estado, que estão recebendo e-mails divulgando um falso cashback.
Conforme a mensagem enviada pelos estelionatários, uma ação em comemoração aos cinco anos do Nota MT concederia um cashback especial de 30% sobre o valor total das notas fiscais emitidas durante o mês de outubro.
Para resgatar o tal benefício, os servidores são induzidos a clicar em um link e fazer um cadastro. É exatamente nesse momento que os dados pessoais podem ser roubados. Por isso, é importante que, ao receber mensagens suspeitas, a pessoa nunca clique no link ou informe dados pessoais ou bancários.
Outra forma de golpe consiste em mensagens de whatsapp, SMS e, em alguns casos, ligações nas quais os criminosos se passam por servidores públicos. Nesses casos, as vítimas são informadas sobre uma premiação e que, para receber o valor, é necessário fazer algum tipo de pagamento.
A Sefaz esclarece e ressalta que essas práticas não têm nenhuma relação com as atividades do Nota MT. O programa não oferece crédito em cashback e nunca entra em contato para solicitar dados pessoais ou bancários, muito menos exige qualquer tipo de pagamento como garantia para recebimento dos prêmios.
Caso o cidadão tenha dúvidas ou queira confirmar a veracidade de alguma informação recebida, deve entrar em contato diretamente com o Nota MT por meio dos canais oficiais de atendimento. Além do site e aplicativo do programa, é possível entrar em contato pelo telefone (65) 3617-2704, de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Denúncia
A Sefaz orienta que qualquer contato suspeito deve ser imediatamente reportado às autoridades competentes.
As denúncias podem ser feitas por meio do Fale Cidadão, canal da Ouvidoria da Controladoria Geral do Estado (CGE), ou pela Ouvidoria da Sefaz. No site e aplicativo do Nota MT também fica disponível um campo para o recebimento das denúncias.
Um homem, de 27 anos, foi preso na madrugada deste sábado (27.6), por policiais militares do 5º Batalhão, suspeito por violência doméstica, ameaça de morte e desacato, em Rondonópolis (220 km de Cuiabá).
Conforme o boletim de ocorrência, a vítima, de 21 anos, relatou que convive com o suspeito há cerca de três anos e que o casal tem um filho de apenas seis meses.
De acordo com o relato, após consumir bebida alcoólica, o homem iniciou uma discussão e passou a ofendê-la com palavras de baixo calão. Em seguida, ela deixou a residência e pediu ajuda aos vizinhos para acionar a polícia.
Ainda conforme a vítima, o suspeito foi atrás dela e iniciou as agressões físicas, desferindo socos, aplicando um golpe conhecido como “mata-leão”, jogando-a ao chão e batendo sua cabeça contra o asfalto.
Na tentativa de se defender, a mulher pegou um facão. O agressor tomou a arma de suas mãos, sofreu um corte na mão esquerda durante a ação e, em seguida, passou a ameaçá-la de morte utilizando o próprio facão.
Os policiais militares realizaram abordagem do suspeito, que passou a proferir ameaças e palavras de baixo calão contra as equipes. A mulher foi encaminhada para atendimento médico, onde recebeu medicação e foi liberada. O homem foi levado à delegacia.
Disque–denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.