O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) participou do 1º Simpósio Internacional de Combate a Incêndios Florestais com Emprego do Poder Aeroespacial (Aerofire), realizado em Brasília, onde apresentou sua experiência no uso de aeronaves nas operações de combate a incêndios florestais no estado. Essa estratégia tem sido decisiva para que Mato Grosso mantenha, em 2025, os menores índices de focos de calor dos últimos 27 anos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O simpósio, realizado nos dias 18 e 19 de novembro, teve como objetivo promover inovação, cooperação e preparo estratégico, discutindo soluções modernas e estratégias eficazes para o enfrentamento de incêndios florestais. O evento reuniu especialistas nacionais e internacionais, pesquisadores, gestores públicos, integrantes das Forças Armadas, militares de Corpos de Bombeiros, organizações não governamentais e representantes do setor privado.
O CBMMT foi representado pelo comandante-geral, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, piloto de combate aéreo a incêndios florestais, que apresentou o modelo estadual de gestão de recursos aéreos e sua aplicação, principalmente, nos biomas Pantanal e Amazônia ao longo deste ano.
O modelo, alinhado a padrões internacionais, baseia-se na atuação direta do Grupo de Aviação Bombeiros Militar (GavBM) e na integração com o setor produtivo por meio do Sistema Integrado de Cadastro de Recursos para o Combate a Incêndios Florestais (Sicraif). A estrutura integrada conta com 52 aeronaves destinadas ao apoio às operações de combate a incêndios, garantindo resposta rápida e coordenada em todo o território estadual.
Durante sua apresentação, o comandante-geral destacou as ações executadas, especialmente na região do Pantanal. Neste ano, foram empregadas aeronaves de asa rotativa e modelos Air Tractor, que totalizaram aproximadamente 855 horas de voo. As operações também resultaram no lançamento de cerca de 5,4 milhões de litros de água no bioma.
As equipes aéreas também desempenharam funções estratégicas, incluindo transporte de equipes, extração emergencial de militares, infiltração rápida em áreas de difícil acesso. As aeronaves também possibilitaram a identificação ágil de focos de calor, ações de busca e resgate, além do salvamento imediato de animais, contribuindo para a proteção da fauna local.
Essa pronta resposta das equipes foi decisiva para evitar que qualquer ocorrência se transformasse em incêndio florestal, fortalecendo a preservação dos biomas e garantindo resultados significativos ao longo do ano, ainda segundo o comandante.
Como consequência desse esforço coordenado, desde o início do período proibitivo para o uso do fogo, em 1º de junho, até a primeira quinzena de outubro, Mato Grosso registrou uma redução de 96,4% nos focos de calor em comparação ao mesmo período do ano anterior, comprovando a eficácia das ações aéreas no combate aos incêndios florestais. O Pantanal seguiu como o bioma mais preservado.
Além da palestra do CBMMT, a programação contemplou painéis estratégicos, apresentações institucionais, demonstração de soluções tecnológicas, experiências operacionais, além de mesas-redondas com representantes de países que possuem histórico avançado em prevenção, monitoramento e resposta a incêndios, como Colômbia, Chile, Peru, Portugal e Rússia.
Um homem suspeito de agredir a sua filha, de 12 anos, até a morte foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na noite de domingo (7.6), em ação realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e Vulneráveis 24 horas de Várzea Grande.
O suspeito, de 42 anos, fugiu da residência onde ocorreram os fatos logo após o crime, mas posteriormente se apresentou à Polícia e foi preso em flagrante por feminicídio.
As investigações iniciaram após a equipe de plantão da DHPP receber informações sobre um possível homicídio ocorrido no bairro Serra Dourada, em Várzea Grande, tendo como vítima uma adolescente de 12 anos. A menor, Olga Beatriz Santos da Silva, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Verdão, em Cuiabá, já sem vida e apresentando diversas lesões decorrentes de agressões físicas.
Diante da gravidade da ocorrência, os policiais civis, sob coordenação do delegado Nilson Farias, se deslocaram imediatamente até a unidade de saúde para apurar os fatos. Em entrevista com a mãe da vítima, ela relatou que foi até a residência do suspeito, pai da adolescente, por volta das 18 horas, para buscá-la.
Segundo a mãe, após insistir por várias vezes no portão da residência, o suspeito saiu do imóvel e afirmou que a filha não estava no local, alegando que ela estaria brincando na casa de uma vizinha. A mulher percebeu que o comportamento do suspeito era incomum e que suas informações não correspondiam à realidade. Em seguida, ele deixou o local correndo e fugiu em direção desconhecida.
Ao entrar na residência, a mãe encontrou a filha caída no chão de um dos quartos, desacordada, com diversas marcas aparentes de agressões pelo corpo e sem sinais vitais. Com ajuda de uma amiga, a mãe levou a adolescente à UPA do Verdão, onde a equipe médica confirmou o óbito.
Paralelamente, os investigadores seguiram para a residência onde ocorreram os fatos, realizaram o isolamento e preservação do local do crime e acionaram a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para os exames periciais e levantamentos necessários.
Durante as diligências, a equipe recebeu a informação de que o suspeito havia se apresentado espontaneamente na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e Vulneráveis 24 Horas de Várzea Grande.
Os policiais se deslocaram até a unidade policial e realizaram a condução do investigado para a sede da DHPP, onde após ser interrogado, foi autuado em flagrante pelo crime de feminicídio, sendo representado ao Judicicário pela conversão da prisão em flagrante em preventiva.
Segundo o delegado responsável pelo flagrante, Nilson Farias, as agressões contra a menor iniciaram após o suspeito pegar uma conversa da filha com um menino em uma rede social, fato que, a príncipio, seria a motivação do crime.
A Polícia Civil segue com as investigações para o completo esclarecimento dos fatos, incluindo a apuração das circunstâncias e da motivação do crime.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.