Mato Grosso

Etapas regionais dos Jogos Abertos Mato-grossenses acontecem em Alta Floresta e Querência

Publicado

As últimas duas etapas regionais dos Jogos Abertos Mato-grossenses 2024 ocorrem simultaneamente nos municípios de Alta Floresta e Querência, de sexta-feira (27.09) a domingo (29.09). A competição, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), reúne atletas da categoria adulta em disputas nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

Em Alta Floresta, a solenidade de abertura da etapa regional Centro Norte/Norte será realizada nesta sexta (27.09), às 19h30, no ginásio de esportes Geraldo Ramos “Pezão”.

No mesmo horário, o ginásio municipal Carlos Bezerra sedia a abertura oficial da etapa regional Leste/Nordeste, em Querência (a 765 km da capital).

Até domingo (29), as seleções dos municípios participantes disputam as vagas para a etapa estadual, que será realizada em outubro e definirá as campeãs mato-grossenses em cada modalidade e gênero (masculino e feminino).

Etapa regional Centro Norte/Norte

Ao todo, 59 seleções competem na fase regional Centro Norte/Norte, representando os municípios de Alta Floresta, Carlinda, Colíder, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Sinop, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte e Nova Mutum.

Leia mais:  SES promove o 1º Fórum Estadual de Doenças Eliminadas no Brasil

Os jogos serão realizados em diferentes espaços esportivos de Alta Floresta. No ginásio Pezão e na quadra da Escola Estadual Jaime Verissimo de Campos, acontecem as partidas de futsal, no ginásio Chico da Brahma, as de basquetebol, no ginásio da Casa Pinardi, os duelos de handebol. O voleibol será disputado no ginásio Amoribi e na quadra da Escola Estadual Cecília Meireles.

Etapa regional Leste/Nordeste

A fase regional Leste/Nordeste dos Jogos Abertos contará com 30 seleções representando os municípios de Água Boa, Barra do Garças, Canarana, Novo São Joaquim, Gaúcha do Norte, Porto Alegre do Norte, Querência e Nova Xavantina.

Em Querência, o ginásio municipal Nilo Perim recebe as partidas de basquetebol e o voleibol; e o ginásio municipal Carlos Bezerra, os jogos de futsal e handebol.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Prefeita de Pedra Preta denuncia vereador por violência política de gênero e pede cassação de mandato

Publicado

Representação apresentada por Iraci Ferreira de Souza acusa parlamentar de ataques pessoais, quebra de decoro e uso do mandato para desqualificar a gestora

A prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira de Souza, apresentou uma representação disciplinar contra o vereador Carlos Fernando Pereira de Oliveira, o “Fernando do Galvileiro”, sob acusação de violência política de gênero e quebra de decoro parlamentar.

A denúncia foi encaminhada à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal e, posteriormente, remetida à Presidência do Legislativo para análise e adoção das providências cabíveis. No documento de encaminhamento, a própria Procuradoria ressalta que não possui natureza investigativa ou poder para aplicar sanções, cabendo aos órgãos competentes da Câmara analisar o caso.

Segundo a representação, os episódios teriam ocorrido durante fiscalizações e manifestações públicas realizadas pelo vereador nos meses de junho, julho e agosto de 2026. A prefeita sustenta que as críticas ultrapassaram o debate administrativo e passaram a conter ataques pessoais e expressões consideradas ofensivas.

Entre os episódios citados está uma fiscalização realizada no Distrito Industrial, em junho, quando o parlamentar fez críticas à administração municipal. Outro fato apontado ocorreu às margens da Rodovia 459, em julho. A representação também relata um episódio ocorrido em 11 de agosto, na Farmácia Municipal, quando o vereador realizou uma transmissão ao vivo e questionou a falta de medicamentos. A defesa da prefeita afirma que, durante essas manifestações, foram utilizadas expressões como “incompetente”, “omissa” e “mentirosa”.

Leia mais:  3º Encontro de Coordenadores de Defesa Civil reforça integração na gestão de riscos e desastres

Na representação, Iraci argumenta que não pretende impedir a fiscalização do Legislativo ou críticas à administração, mas sustenta que houve uma sequência de manifestações direcionadas à sua pessoa e à sua condição de mulher ocupante do cargo de chefe do Executivo.

O documento fundamenta a denúncia na legislação que trata da violência política contra a mulher e também defende que a imunidade parlamentar não serviria para proteger eventuais ofensas pessoais sem relação direta com o exercício legítimo do mandato.

Ao final, a prefeita solicita o recebimento da representação, a análise preliminar dos fatos e o encaminhamento do caso à Mesa Diretora e à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Pedra Preta. Entre as medidas requeridas está a abertura de processo disciplinar que poderá, caso as acusações sejam comprovadas e observados o contraditório e a ampla defesa, resultar inclusive na cassação do mandato do vereador.

Iraci também pede o envio de cópia dos autos ao Ministério Público de Mato Grosso, para análise de eventuais ilícitos funcionais e crimes contra a honra. A representação foi protocolada na Câmara Municipal de Pedra Preta no dia 20 de agosto de 2026.

Leia mais:  Sesp cria grupo de trabalho para ampliar segurança a motoristas de aplicativo

Até esta etapa, trata-se de uma representação com acusações formuladas pela prefeita, e não de uma decisão definitiva contra o parlamentar. Caberá aos órgãos competentes da Câmara avaliar o prosseguimento do caso e assegurar ao vereador o direito de defesa.

Veja a Representação

Fonte: Política

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana