Mato Grosso

Evento cultural marca início das atividades cívico-militares na Escola Estadual Hélio Palma de Arruda nesta terça-feira (19)

Publicado

A Escola Estadual Dr. Hélio Palma de Arruda realiza, a partir das 17h30 desta terça-feira (19.11), a cerimônia de início ao Programa Cívico-Militar. A unidade fica no bairro Planalto, em Cuiabá.

A escola, que tem 1.041 estudantes matriculados, é uma das 30 da Rede Estadual de Ensino que passaram da modalidade regular para cívico-militar neste ano.

O evento contará com a participação da Banda Municipal de Poconé, que executará o Hino Nacional, e uma apresentação do grupo folclórico Mascarados de Poconé.

Para o diretor da escola, o professor José Antônio Moreira, o evento será um marco histórico para a instituição e para a comunidade escolar, já que trará uma nova abordagem de gestão e organização com o objetivo de oferecer melhores condições de ensino e aprendizagem aos estudantes.

Outro ponto destacado é a humanização do espaço que terás portas abertas à comunidade. “Considero importante que os pais vivenciem as práticas e valores cívicos-militares, que buscam criar um ambiente de maior disciplina e respeito, sem violência e proporcionando um espaço mais seguro para o aprendizado”, comenta.

Leia mais:  Polícia Civil cumpre mandados em investigação contra pornografia infantil em Chapada dos Guimarães

O diretor salienta que a gestão pedagógica, liderada por professores efetivos da educação básica, em conjunto com a gestão das atividades cívico-militares, coordenada por militares da reserva, vai contribuir com a melhora do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Essa colaboração entre a educação pública e a esfera militar busca otimizar os processos educacionais e a disciplina dentro da escola. É isso que vamos mostrar aos pais, além de proporcionar a eles um momento de lazer com música e dança regional”, finaliza.

Início das atividades cívico-militares na EE Hélio Palma de Arruda
Local: Avenida Governador Dante Martins de Oliveira, bairro Planalto
Horário: Nesta terça-feira (19.11), a partir das 17h30

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros apresenta proposta de programa para ampliar regularização de empresas em Mato Grosso

Publicado

Com foco na desburocratização e no fortalecimento do ambiente de negócios em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) apresentou ao Sebrae-MT uma proposta de parceria para ampliar a regularização de empresas de baixo risco. A iniciativa foi discutida em reunião realizada no Quartel do Comando-Geral, em Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (19.6).

A iniciativa faz parte do Programa Empresa Segura MT, desenvolvido pelo CBMMT para ampliar o alcance das orientações sobre segurança contra incêndio e pânico e facilitar o acesso dos empreendedores ao processo de regularização junto à corporação.

Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a proposta busca unir esforços para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização e fortalecer a segurança das empresas em Mato Grosso.

“O nosso objetivo é aproximar ainda mais o Corpo de Bombeiros dos empreendedores mato-grossenses. Muitas vezes, a falta de informação acaba sendo um obstáculo para a regularização, mesmo quando o processo é simples, digital e de baixo custo. Com essa iniciativa, queremos ampliar o acesso às orientações, facilitar a regularização das empresas e, consequentemente, aumentar a segurança das edificações e da população. Quando promovemos a prevenção, ganham os empresários, ganham os municípios e ganha toda a sociedade”, destacou.

Leia mais:  Seduc realiza 2º Encontro dos Grêmios Estudantis em Cuiabá nesta segunda-feira (25)

Durante o encontro, representantes das duas instituições discutiram formas de cooperação para levar informações sobre regularização empresarial a um número maior de municípios. Entre as ações previstas estão a capacitação de agentes do Sebrae para orientar empreendedores, a produção de materiais educativos e a realização de campanhas informativas.

A proposta também prevê a utilização da rede de atendimento do Sebrae como apoio na disseminação de informações sobre o licenciamento simplificado, modelo voltado às atividades classificadas como de baixo risco. A medida busca facilitar o acesso dos empresários às orientações necessárias para a regularização de seus estabelecimentos.

Para o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae-MT, Sandro Rossi, a proposta apresentada pelo CBMMT está alinhada ao trabalho desenvolvido pela instituição junto aos pequenos negócios e pode contribuir para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização.

“A orientação aos empreendedores faz parte da missão do Sebrae. Temos uma rede de atendimento presente em praticamente todo o Estado e entendemos que a informação é fundamental para que o empresário consiga tomar decisões e cumprir suas obrigações com mais segurança”, afirmou.

Leia mais:  Onda de calor se estende até sábado (04) e deve atingir 45 municípios de Mato Grosso

Além de contribuir para a segurança das edificações, a iniciativa pretende incentivar a conformidade das atividades empresariais e fortalecer o ambiente de negócios no Estado.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana