Mato Grosso

Expo Favela promove oportunidades econômicas e culturais para empreendedores das comunidades com apoio do Governo de MT

Publicado

A Expo Favela Innovation MT reunirá talentos do setor de economia criativa local e nacional nesta sexta-feira (24.10) e sábado (25.10), a partir das 10h no espaço de eventos do Shopping de Várzea Grande. Com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o evento retorna ainda maior em 2025, reafirmando seu papel como vitrine do empreendedorismo das favelas e comunidades de Mato Grosso.

“Mais uma vez, o Governo de Mato Grosso é parceiro desse importante evento, que promove oportunidades econômicas e culturais aos empreendedores das favelas. É mais um exemplo do comprometimento da gestão estadual em fomentar o desenvolvimento e a geração de renda em vários setores do Estado. Acima de tudo, é a valorização da potência e do talento que existe em nossas comunidades”, destaca o secretário David Moura.

Além da feira de negócios, o evento conta com palestras, workshops, mentorias, rodadas de negócios, exposições e apresentações culturais. A entrada é gratuita, mediante cadastro prévio na plataforma Facepass (link aqui).

Leia mais:  Corpo de Bombeiros Militar realiza simulado operacional em shopping de Cuiabá

Na lista de expositores estão os mais variados negócios inovadores, incluindo projetos sociais, startups, culinária, arte, cultura, ciência e educação.

Para as atividades de formação, está confirmada a participação de um dos maiores símbolos do empreendedorismo popular no país, o escritor e empresário Rick Chesther, e da fundadora da maior rede brasileira especializada em cabelos crespos, cacheados e ondulados, Zica Assis.

Outra presença confirmada é o jornalista Manoel Soares, que é hoje um dos principais porta-vozes da representatividade e da inovação social no Brasil. Com mais de 20 anos de trajetória na televisão, Manoel atualmente tem se dedicado a projetos voltados à inclusão e ao desenvolvimento de famílias atípicas.

Entre os palestrantes estarão ainda representantes da Secel, que trazem experiências e dicas sobre a gestão pública relacionada a negócios criativos nos setores de cultura, esporte e lazer. A superintendente de Desenvolvimento de Economia Criativa, Keiko Okamura, fala na sexta-feira (24), às 15h, e o gestor governamental, Paulo Moura, às 18h do mesmo dia. A palestra do secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, será no sábado (25), às 16h.

Leia mais:  Inscrições para projetos sociais do Corpo de Bombeiros encerram nesta quinta-feira (27)

A programação completa e atualizada pode ser conferida no site mt.expofavela.com.br.

Etapa regional

Realizada pela Central Única das Favelas de Mato Grosso (Cufa-MT), a Expo Favela Innovation MT é uma das etapas regionais do evento nacional. O objetivo da programação é dar visibilidade às iniciativas e, assim, proporcionar um palco para o encontro com investidores que possam acelerar os empreendimentos e gerar negócios.

Durante o evento em Mato Grosso, uma curadoria especializada irá selecionar os melhores projetos e empreendedores locais, para a participação na etapa nacional da Expo Favela Innovation, que ocorrerá em São Paulo, no final de 2025.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Prefeita de Pedra Preta denuncia vereador por violência política de gênero e pede cassação de mandato

Publicado

Representação apresentada por Iraci Ferreira de Souza acusa parlamentar de ataques pessoais, quebra de decoro e uso do mandato para desqualificar a gestora

A prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira de Souza, apresentou uma representação disciplinar contra o vereador Carlos Fernando Pereira de Oliveira, o “Fernando do Galvileiro”, sob acusação de violência política de gênero e quebra de decoro parlamentar.

A denúncia foi encaminhada à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal e, posteriormente, remetida à Presidência do Legislativo para análise e adoção das providências cabíveis. No documento de encaminhamento, a própria Procuradoria ressalta que não possui natureza investigativa ou poder para aplicar sanções, cabendo aos órgãos competentes da Câmara analisar o caso.

Segundo a representação, os episódios teriam ocorrido durante fiscalizações e manifestações públicas realizadas pelo vereador nos meses de junho, julho e agosto de 2026. A prefeita sustenta que as críticas ultrapassaram o debate administrativo e passaram a conter ataques pessoais e expressões consideradas ofensivas.

Entre os episódios citados está uma fiscalização realizada no Distrito Industrial, em junho, quando o parlamentar fez críticas à administração municipal. Outro fato apontado ocorreu às margens da Rodovia 459, em julho. A representação também relata um episódio ocorrido em 11 de agosto, na Farmácia Municipal, quando o vereador realizou uma transmissão ao vivo e questionou a falta de medicamentos. A defesa da prefeita afirma que, durante essas manifestações, foram utilizadas expressões como “incompetente”, “omissa” e “mentirosa”.

Leia mais:  9 motoristas são detidos em flagrante por embriaguez e falta de habilitação em Várzea Grande

Na representação, Iraci argumenta que não pretende impedir a fiscalização do Legislativo ou críticas à administração, mas sustenta que houve uma sequência de manifestações direcionadas à sua pessoa e à sua condição de mulher ocupante do cargo de chefe do Executivo.

O documento fundamenta a denúncia na legislação que trata da violência política contra a mulher e também defende que a imunidade parlamentar não serviria para proteger eventuais ofensas pessoais sem relação direta com o exercício legítimo do mandato.

Ao final, a prefeita solicita o recebimento da representação, a análise preliminar dos fatos e o encaminhamento do caso à Mesa Diretora e à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Pedra Preta. Entre as medidas requeridas está a abertura de processo disciplinar que poderá, caso as acusações sejam comprovadas e observados o contraditório e a ampla defesa, resultar inclusive na cassação do mandato do vereador.

Iraci também pede o envio de cópia dos autos ao Ministério Público de Mato Grosso, para análise de eventuais ilícitos funcionais e crimes contra a honra. A representação foi protocolada na Câmara Municipal de Pedra Preta no dia 20 de agosto de 2026.

Leia mais:  "Ter uma casa própria é a realização de um sonho para mim e meu filho", afirma beneficiária do programa

Até esta etapa, trata-se de uma representação com acusações formuladas pela prefeita, e não de uma decisão definitiva contra o parlamentar. Caberá aos órgãos competentes da Câmara avaliar o prosseguimento do caso e assegurar ao vereador o direito de defesa.

Veja a Representação

Fonte: Política

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana