Cuiabá

Feira da Agricultura Familiar movimenta a Praça Alencastro nesta segunda

Publicado

Expositores de Cuiabá e da Baixada Cuiabana se reúnem nesta segunda-feira (14) para mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar e Solidária. Esta será a 8ª edição do ano, que ocorre tradicionalmente na Praça Alencastro, no centro da capital mato-grossense.

A feira tem início oficial às 10h e segue até as 20h, reunindo agricultores, artesãos e pequenos produtores da região. No entanto, alguns participantes costumam chegar mais cedo para garantir a montagem das barracas e atrair os primeiros clientes do dia.

O evento é uma vitrine para a produção local, oferecendo produtos frescos, alimentos orgânicos, artesanato e itens produzidos de forma sustentável. Além de fomentar a economia da agricultura familiar, a feira promove o consumo consciente e o fortalecimento das comunidades rurais.

A Praça Alencastro, ponto central de grande circulação, se transforma durante o dia em um espaço de valorização da cultura e da produção regional, atraindo moradores, turistas e trabalhadores do entorno.

“Mais uma oportunidade para as pessoas que já são clientes e também para aquelas que estarão vindo para o centro da cidade conferir as promoções do Liquida Centro conhecerem a variedade e o potencial dos nossos produtores”, frisou o secretário municipal de Agricultura e Trabalho, Vicente Falcão.

Leia mais:  Curso de Condução de Pesca avança para etapa prática às margens do Rio Cuiabá

A feira acontece toda segunda semana do mês na Praça Alencastro, às segundas-feiras. E, nos últimos dois meses, o evento ganhou outro espaço, sendo realizado nas primeiras segundas-feiras do mês, na Praça da República.

#PraCegoVer

A foto mostra uma banca com variedades de produtos do campo e uma cliente sendo atendida.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeitura reforça rede de acompanhamento a adolescentes em medidas socioeducativas

Publicado

A integração entre os serviços da assistência social e o fortalecimento das ações voltadas aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas foram os principais temas debatidos durante a Reunião Ampliada “Adolescência: um Compromisso de Todos, Avanços e Desafios da PSC”, promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão. O encontro ocorreu na quarta-feira (3), no auditório da pasta, reunindo profissionais que atuam diretamente na execução da Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).

A atividade reuniu representantes dos dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), dos 14 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e demais profissionais da rede socioassistencial para discutir estratégias de atendimento, alinhar procedimentos e compartilhar experiências relacionadas ao acompanhamento de adolescentes encaminhados pela Justiça para o cumprimento de medidas em meio aberto.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou que o município mantém uma atuação articulada entre as políticas de assistência social, saúde e educação para garantir acompanhamento aos adolescentes e suas famílias.

“As medidas socioeducativas são acompanhadas pelas equipes técnicas dos CREAS, que desenvolvem um trabalho contínuo de orientação, apoio e fortalecimento de vínculos”, disse, ressaltando a busca por parcerias voltadas à qualificação profissional e à inserção no mercado de trabalho, incluindo ações do Programa Acessuas Trabalho, que oferece oficinas e orientações relacionadas ao mundo do trabalho.

Leia mais:  Secretaria da Mulher de Cuiabá oferece cursos gratuitos de unhas de gel e confeitaria

A palestrante e gerente do CREAS Norte, Vera Lúcia Martins Pereira, explicou que a reunião ampliada teve com

De acordo com ela, além dos 14 CRAS, o município conta atualmente com quatro Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), que atuam como unidades executoras da Prestação de Serviços à Comunidade. O alinhamento entre os profissionais busca garantir que os adolescentes cumpram as medidas determinadas pela Justiça de forma adequada e com acompanhamento técnico qualificado.o principal objetivo aproximar as equipes da Proteção Social Especial e da Proteção Social Básica, fortalecendo a atuação conjunta entre CREAS e CRAS.

Durante a apresentação, Vera detalhou o fluxo de atendimento realizado pela rede. Após a determinação judicial, o adolescente é encaminhado ao CREAS, onde uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social, pedagogo e orientador social elabora, juntamente com o jovem e sua família, o Plano Individual de Atendimento (PIA). Quando a medida aplicada é a Prestação de Serviços à Comunidade, o adolescente passa a desenvolver atividades supervisionadas em unidades do CRAS de seu território.

A psicóloga e gerente do CRAS Centro, Dariane Melo, ressaltou que o serviço de medidas socioeducativas conta com uma equipe técnica exclusiva responsável pelo atendimento dos adolescentes e de seus familiares. Ela explicou que, além do acompanhamento psicossocial, são realizados encaminhamentos para áreas como saúde, educação e qualificação profissional, em articulação com a rede de proteção e o Poder Judiciário.

Leia mais:  Paula Calil promove caminhada em prol da saúde mental materna neste sábado

Para Dariane, momentos de capacitação são fundamentais para a qualificação do serviço. “A assistência social não trabalha sozinha, trabalha com todos, e estar ali junto faz parte do processo de trabalho”, afirmou, ao destacar a importância da troca de experiências entre os profissionais que atuam diretamente no atendimento.

A perspectiva prática do trabalho desenvolvido nos territórios também foi abordada pelos participantes. O orientador social Marcelo Lima Martins, do CRAS Doutor Fábio, destacou que o acolhimento é um dos pilares do atendimento aos adolescentes. Segundo ele, compreender as particularidades de cada jovem e respeitar seu tempo são fatores essenciais para transformar o período de cumprimento da medida em uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento.

Na mesma linha, o gerente do CRAS Pedregal, João Vítor Souza dos Santos, afirmou que o maior desafio das equipes é conquistar a confiança dos adolescentes durante o primeiro contato. Ele destacou que o trabalho desenvolvido pelos profissionais busca identificar potencialidades e estimular habilidades que contribuam para a ressocialização e a construção de novas perspectivas de vida.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana