Turismo

Feirão do Salão do Turismo concretiza sonhos e negócios no Brasil

Publicado

O 9º Salão do Turismo – a maior vitrine do setor do Brasil – chega ao terceiro e último dia (23.08) movimentando sonhos e negócios no Distrito Anhembi, em São Paulo. Um dos espaços mais buscados pelos visitantes é o Feirão do Turismo, a “Black Friday” do turismo nacional, que oferece ao público uma série de promoções exclusivas e descontos de até 30%.

O Feirão é a oportunidade perfeita de conhecer destinos, atrativos, experiências e serviços turísticos do Basil inteiro com condições inéditas, criadas especialmente para o Salão do Turismo. Entre os participantes estão operadoras, agências de viagem, redes hoteleiras e empresas que movem o turismo nacional de ponta a ponta. Instituições financeiras, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, também proporcionam linhas de crédito e financiamentos especiais, facilitando a realização de viagens.

A iniciativa oferece passagens aéreas, hospedagens, transporte, experiências e serviços turísticos diversos, que enriquecem os mais diversos perfis de viajantes: ecoturismo, luxo, aventura, passeios de helicóptero, navegação, roteiros com pets, trem em família e destinos de compras. A flexibilidade dos pacotes é um grande atrativo para atender aos diferentes tipos de viajantes e condições.

Leia mais:  Turismo comunitário valoriza sabedoria ancestral e promove bem-estar na Amazônia

“O Feirão do Turismo é uma iniciativa estratégica do governo federal para fomentar a economia, conectando empresas, instituições e consumidores através de pacotes nacionais acessíveis. A iniciativa fortalece o setor, estimula a geração de emprego e renda e impulsiona o desenvolvimento econômico, social e cultural do Brasil, sobretudo nas pequenas cidades. O Feirão apresenta uma série de descontos extraordinários para todos os destinos do Brasil”, ressalta o ministro do Turismo, Celso Sabino.

As promoções da “Black Friday” do turismo, com a participação de mais de 100 empresas turísticas (55 delas presencialmente no Distrito do Anhembi), seguem no formato virtual até o dia 27 de agosto de 2025. Aproveite esta oportunidade de conhecer mais o Brasil por menos!

PARCERIA – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios.

Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento é organizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC, SENAC e do Sebrae Nacional, além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Leia mais:  Setor de viagens corporativas fatura mais de R$ 1 bilhão no Brasil em setembro e projeta recorde de faturamento anual

Por Zaqueu Rodrigues
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
publicidade

Turismo

Brasil bate recorde e registra mais de 42 milhões de passageiros em voos domésticos de janeiro a maio

Publicado

O Brasil registrou no mês passado mais um recorde na movimentação de passageiros domésticos. De janeiro a maio, 42 milhões de pessoas voaram pelo país. O número é 6% maior que os 39,8 milhões de passageiros registrados no mesmo período do ano passado. É a primeira vez na história que o Brasil ultrapassa a marca de 42 milhões de passageiros no período.

O resultado de maio também foi positivo e recorde. No mês, 8,31 milhões de passageiros voaram pelo Brasil – número 2% maior que os 8,16 milhões contabilizados em maio de 2025. A movimentação de maio de 2026 é a maior desde o início da série histórica, em 2000.

Os dados compilados pelo Ministério do Turismo foram divulgados nesta segunda-feira (22) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, comemorou mais um recorde no setor.

“Os números refletem o excelente momento que o turismo brasileiro vive atualmente. Significa que o brasileiro está com mais confiança, mais renda e mais desejo de conhecer as belezas do seu próprio país. Cada avião cheio representa hotéis movimentados, restaurantes trabalhando a pleno vapor, o comércio local aquecido e, o mais importante, geração de emprego e renda, desde as grandes capitais até os pequenos municípios turísticos”, disse.

Leia mais:  Turismo cria 77 mil postos de trabalho em um ano e atinge o maior número de empregos da história

Ele afirmou ainda que os recordes são fruto de um trabalho sério de estruturação dos destinos brasileiros, de promoção das rotas nacionais e de parcerias para tornar as viagens mais acessíveis.

“O turismo é a força motriz do novo Brasil: um setor sustentável, vibrante e que orgulha a todos nós. Vamos continuar trabalhando para que ainda mais brasileiros possam viajar, descobrir nossas riquezas e fortalecer a nossa economia”, emendou.

No acumulado do ano, o número de passageiros internacionais também registrou aumento. Nos cinco primeiros meses de 2026 foram registrados 12,8 milhões de passageiros, número 10% maior que os 11,6 milhões contabilizados no mesmo período de 2025.

Analisando apenas o mês de maio, o número de turistas internacionais registrou aumento de 5% na movimentação, com 2,23 milhões em 2026 e 2,13 milhões em 2025.

Os números de passageiros internacionais de 2026 são os maiores já registrados – tanto no acumulado do ano (de janeiro a maio) quanto no mês de maio.

Por João Alberto Pedrini, Marco Guimarães e Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Leia mais:  Os almoços expressos mais saborosos de São Paulo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana