Mato Grosso

Festival Paralímpico será realizado em cinco municípios de MT neste sábado (21)

Publicado

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), organiza o Festival Paralímpico neste sábado (21.09), em Cuiabá. Com o apoio da Secretaria, o evento será realizado também nos municípios de Barra do Garças, Cáceres, Canarana, Paranatinga e Várzea Grande, durante a manhã.

O propósito do festival é oferecer vivências em modalidades paralímpicas a crianças e jovens de 7 a 17 anos, em celebração ao o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21.09) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22.09).

“É um evento maravilhoso que realizamos há alguns anos, em parceria com o CPB, para apresentar o esporte a crianças e jovens com deficiência. Nesse contato, elas podem se apaixonar e entender que o esporte pode ser algo transformador em suas vidas. Estamos felizes por Mato Grosso estar presente no festival de forma consistente”, destaca o secretário David Moura.

A programação na capital mato-grossense começa às 8h e prossegue até às 12h nas dependências esportivas da Escola Arena, com acesso pelo portão principal do setor Leste na Arena Pantanal. As inscrições estão abertas até esta quinta (19.09) pelo site www.secel.mt.gov.br/eventos-esportivos

Leia mais:  Operação Lei Seca prende dois motoristas por embriaguez e remove 34 veículos em Cuiabá

Em Barra do Garças, a vivência lúdica e recreativa de modalidades paralímpicas acontece na Escola Interativa Coopema; em Canarana, será realizada no Rancho Rafaely, que fica na 3ª Agrovila; e, em Paranatinga, na Escola Estadual Apolônio Bouret de Melo.

Em Cáceres, o evento ocorre no Centro de Iniciação Esportiva, localizado na Vila Mariana; e em Várzea Grande, no ginásio poliesportivo Fiotão, no centro. Nos dois municípios, as atividades são oferecidas pelos Centros de Referência Paralímpicos, que já promovem um programa de iniciação paradesportiva em parceria com o CPB.

Cada núcleo do Festival irá oferecer um conjunto de modalidades paralímpicas diferentes. Dentre as atividades estão atletismo, basquete em cadeira de rodas, badminton, vôlei sentado, tênis de mesa, ciclismo e tiro com arco (arco e flecha) e outras.

Direcionada ao público com deficiência, a experimentação paradesportiva pode ser feita também por crianças e jovens sem deficiência, podendo chegar a 20% dos participantes.

Serviço | Festival Paralímpico em Mato Grosso

Barra do Garças
Local: Escola Interativa Coopema
Informações: (64) 9 9918-4073 / instagram@festivalparalimpico_bg

Leia mais:  Veja como será o funcionamento dos órgãos públicos estaduais no feriado de Carnaval

Cáceres
Local: Centro de Iniciação Esportiva
Informações: 65 99661-9635 / instagram @crpb.unemat

Cuiabá
Local: Arena Pantanal
Informações: www.secel.mt.gov.br/eventos-esportivos

Paranatinga
Local: E.E. Apolônio Bouret de Melo
Informações: 66 98414-6360 (Associação Desportiva Paranatinga)

Várzea Grande
Local: Ginásio Fiotão
Informações: 41 99799-0803 (Altemir Trapp)

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Sema conclui capacitação para manejo de animais silvestres em eventos climáticos extremos

Publicado

Terminou nesta sexta-feira (12.6) a programação da capacitação para Manejo e Contenção de Animais Silvestres em Eventos Climáticos Extremos promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Na última aula prática, os cursistas fizeram o manejo de jacarés na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em meio a uma simulação de eventos de desastre com animais. O objetivo foi demonstrar os desafios enfrentados pela fauna silvestre durante emergências ambientais decorrentes das mudanças climáticas, como estiagem prolongada e incêndios de grandes proporções.

Os profissionais contaram com agentes do Grupo de Resgate Técnico Animal do Pantanal (GRETAP-MS), capacitados em operações de risco, para instruí-los na execução dos aprendizados. As simulações ocorreram em três tardes de aulas de campo. No primeiro dia (10), foram ensinadas as técnicas de contenção, transporte e manutenção em mamíferos e serpentes. Já no segundo (11), foi a vez de grandes animais e aves e, por fim, o manejo de jacarés.

Segundo a médica veterinária e analista ambiental da Sema, Danny Moraes, a capacitação contínua da Sema para os profissionais que vão atuar em ambientes extremos possui relevância para proporcionar uma abordagem técnica de resgate que assegure a sobrevivência da fauna silvestre em ameaça.

“Essa é uma oportunidade ímpar de ampliar a quantidade de pessoas capacitadas para que os animais tenham atendimento da melhor forma possível e, assim, tenham maior chance de sobrevida e de retorno ao ambiente natural”, afirma a veterinária.

Leia mais:  Primeira-dama de MT será homenageada como "Amiga do Esporte" em premiação dos destaques esportivos do Estado

Além disso, a atividade é uma oportunidade para trocar experiências com outros profissionais que atuam na linha de frente dos resgates, tanto em municípios de Mato Grosso quanto de outros estados.

Para a médica veterinária do Instituto Urihi, Luciana Guimarães, a importância da capacitação está na segurança adquirida pelo conhecimento teórico e aplicação de maneira responsável. “Tudo o que foi ensinado vai ser de extrema importância caso a gente precise aplicar, pois será agora de uma maneira aprimorada, mais responsável e segura, tanto para a equipe quanto para os animais”.

O coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros, Éder Toledo, destaca que o curso inaugura o plano de atividades do órgão ambiental, desenvolvido anualmente, para atendimentos aos animais silvestres no Estado de Mato Grosso, principalmente voltados às unidades de conservação.

Já as entidades participantes do encontro se tornam equipes que realizarão trabalhos in loco a partir da semana que vem, com o intuito de garantir a conscientização dos moradores de locais comumente atingidos. “Apesar de não termos focos de incêndio ou situações que envolvam animais, já vamos a campo para fazer reconhecimento de área, levantamento da situação e informar as pessoas, primordialmente na região da Transpantaneira e de Barão de Melgaço, além de fazer a distribuição de panfletos com o número de telefone para contato caso haja situações envolvendo animais silvestres naquela área”, relata o coordenador.

Leia mais:  Escola de Governo oferta cursos sobre autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e noções de administração do trabalho

Capacitação

A terceira edição do simpósio também promoveu conteúdo programático durante os cinco dias de encontros (de 8 a 12.06), relacionados à gestão do fogo, biossegurança, resgate técnico animal, discussão de casos, estabilização clínica na sobrevivência da fauna silvestre, manejo, contenção, transporte e manutenção de grandes animais.

Na parte prática também foi aplicada uma espécie de simulado integrado, que cria eventos de desastre com animais de grande e pequeno porte, como forma de demonstrar os desafios enfrentados na vida real pela fauna silvestre.

A ação contou com o apoio do Instituto Urihi para Preservação Ambiental, Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MT) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Mato Grosso (Ibama).

Participaram do evento: servidores da Sema-MT, Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap-MS), CRMV-MT, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), Corpo de Bombeiros, Ibama e profissionais autônomos.

*Sob supervisão de Renata Prata

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana