Mato Grosso

Força Tática conduz quatro membros de facção criminosa e apreende drogas e munições

Publicado

Policiais militares da Força Tática do 3º Comando Regional prenderam dois homens, de 23 e 25 anos, e apreenderam duas adolescentes, de 15 anos, por tráfico ilícito de drogas, na noite desta quinta-feira (12.12), em Sorriso. Com a quadrilha, três pedras de pasta base, 142 pinos de cocaína, munições e R$ 1.413,00 foram apreendidos.

Em patrulhamento pela Operação Vitae e Tolerância Zero, os policiais receberam denúncias de populares de que membros de uma facção criminosa estavam comercializando drogas nos bairros São Mateus e Vila Bela. A denúncia também dizia que os suspeitos estariam envolvidos em homicídios de membros da facção rival, na cidade.

Os policiais se deslocaram até o local e visualizaram três pessoas em movimentação suspeita, sendo que uma delas, ao ver a viatura da polícia, jogou uma sacola no chão e tentou fugir para o interior da residência.

Os suspeitos foram abordados, onde foi localizada a sacola contendo 142 pinos de substância análoga à cocaína. Para os policiais, eles relataram que são membros de uma facção criminosa, e então receberam voz de prisão.

Leia mais:  Sesp realiza curso de Inteligência em Segurança Orgânica para forças de segurança de 4 Estados

Em seguida, os militares se deslocaram ao segundo endereço e flagraram um indivíduo, que tentou fuga ao ver a viatura. Na abordagem, foi verificado com ele três pedaços grandes de pasta base de cocaína, uma porção de maconha, 21 munições de calibre .38, uma balança de precisão e uma quantia em dinheiro de R$ 1.413,00.

Diante dos fatos, todos foram detidos e encaminhados à delegacia, junto com o material apreendido, para as providências cabíveis.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

*Sob supervisão de Hallef Oliveira

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Sedec leva potencial do agro mato-grossense à Febrasem, feira nacional do setor de sementes

Publicado

A força do agronegócio mato-grossense começa na semente. Responsável por dar origem às lavouras que colocam o Estado na liderança nacional da produção de grãos, a cadeia sementeira está no centro dos debates da 5ª Feira Brasileira de Sementes (Febrasem), que começou nesta quarta-feira (17.6), em Rondonópolis. O evento reúne mais de 600 participantes, 52 parceiros e algumas das principais lideranças, pesquisadores e empresas do setor no país.

Neste ano, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) participa da feira com um estande próprio pela primeira vez. No espaço, produtores e empresários podem obter informações sobre incentivos fiscais, linhas de financiamento por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), Plano ABC+ e outros programas voltados ao fortalecimento da atividade produtiva.

Na cerimônia de abertura, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mayran Beckman, destacou que o Governo de Mato Grosso reconhece a importância estratégica do setor e busca ampliar o diálogo com os produtores e empresas que atuam na cadeia de sementes.

“O Governo de Mato Grosso é parceiro do setor produtivo e sabe da importância do trabalho desenvolvido pelos sementeiros para a produção de alimentos e para a competitividade do agro brasileiro. Eventos como a Febrasem fortalecem essa aproximação entre o poder público e a iniciativa privada, permitindo identificar desafios, construir soluções e ampliar resultados para todo o setor”, afirmou.

Leia mais:  Batalhão de Emergências Ambientais tem novo comandante em MT

Com o tema “A Semente é o Elo”, a feira ocorre em um momento desafiador para o agronegócio. Custos elevados de produção, juros altos e oscilações de mercado estão entre os temas que permeiam as discussões do encontro. O presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Nelson Croda destacou que a inovação e a evolução tecnológica foram determinantes para os ganhos de produtividade registrados nas últimas décadas.

“Há cerca de 30 anos, colhíamos em média 35 sacas por hectare. Hoje encontramos áreas produzindo entre 70 e 100 sacas por hectare. Isso mostra a evolução da agricultura brasileira e o papel da tecnologia, da pesquisa e das sementes nesse processo. A Febrasem reúne lideranças de todo o país para discutir caminhos que permitam transformar os desafios atuais em oportunidades para o futuro”, disse.

Mato Grosso produz aproximadamente 12 milhões de sacas de sementes por ano, consolidando-se como um dos principais polos do segmento no Brasil. Ainda assim, a demanda do mercado faz com que parte do volume utilizado pelos produtores seja adquirida em outros estados.

Leia mais:  Indea alerta para sinais da vassoura-de-bruxa em plantações de mandioca e reforça importância da notificação imediata

Para o presidente do Fórum Agro MT e do Sistema OCB/MT, Nelson Piccoli, a feira oferece aos participantes uma oportunidade de acesso a informações estratégicas para a tomada de decisões em um cenário de transformações constantes no setor.

“Aqui temos a oportunidade de ouvir especialistas, ter acesso a informações de alto nível, e lideranças que ajudam a compreender as mudanças que estão acontecendo no agro e no mundo. O setor de sementes está na origem da produção de alimentos e, consequentemente, de grande parte da riqueza gerada nos municípios e no Estado”, afirmou.

A programação da Febrasem segue até quinta-feira (18) com palestras e painéis sobre segurança alimentar global, biotecnologia, propriedade intelectual, genética, comercialização de sementes, liderança, tributação e perspectivas para o agronegócio mundial.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana