Mato Grosso

Governador destaca melhoria no trânsito para mais de 100 mil moradores de Cuiabá e VG

Publicado

O governador Mauro Mendes afirmou que a Ponte do Atalaia, entregue nesta sexta-feira (24/4), vai melhorar o trânsito para mais de 100 mil moradores de Cuiabá e Várzea Grande que passam pela região.

A ponte, que recebe o nome de Sarita Baracat (personalidade histórica da política de Mato Grosso), liga a região do Parque Atalaia, em Cuiabá, com o Parque do Lago, em Várzea Grande.

Com 392 metros, a estrutura também recebeu 3,92 quilômetros de acesso asfaltado, além de todo o trajeto iluminado por lâmpadas de LED.

“Essa ponte custou mais de R$ 70 milhões, investimento feito com o dinheiro do cidadão, que nós do Governo de Mato Grosso aplicamos com muita seriedade. Essa é mais uma entrega aqui na baixada cuiabana para melhorar a qualidade de vida das pessoas, porque o trânsito impacta diretamente na vida, no dia a dia, no tempo. no trabalho, e em tudo aquilo que é fundamental para que o cidadão possa viver bem”, relatou.

Leia mais:  Perícia ambiental da Politec auxilia na solução de crimes e na responsabilização de infratores

Mauro citou que, com a ponte ligando as duas cidades, a região ganha uma nova rota de tráfego urbano, desafogando o trânsito nas demais vias e agilizando a vida dos moradores e trabalhadores locais.

“Todo mundo que passa por aqui, e é muita gente, vai deixar de passar ali pela Avenida Beira Rio, pela Sergio Mota, pela Fernando Correa, pela Avenida da FEB. Isso vai criar um novo eixo dessa parte de Várzea Grande com toda a grande região sul, não só aqui do Parque Atalaia, do Parque Cuiabá, mas de toda a região do próprio Distrito Municipal e do Pedra 90”, exemplificou.

Também prestigiaram a cerimônia: o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini; a prefeita de Várzea Grande, Flavia Moretti; o senador Jayme Campos; os deputados estaduais Julio Campos, Hugo Garcia, Elizeu Nascimento, Fabio Tardin e Paulo Araújo; os secretários de Estado Fabio Garcia (Casa Civil), Marcelo de Oliveira (Infraestrutura), Laice Souza (Comunicação), Cesar Roveri (Segurança), Allan Kardec (Ciência e Tecnologia) e Leonardo Oliveira (Escritório de Representação); o filho de Sarita Baracat, Fernando Baracat; o ex-prefeito de Várzea Grande e neto de Sarita Baracat, Kalil Baracat; além de outras autoridades locais.

Leia mais:  Turismo de MT ganha reforço com cinco novas estruturas entregues em 2025 e obras em ritmo avançado

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em Cuiabá.

O curso foi realizado entre os dias 22 e 26 de junho, na Escola Superior de Contas do Estado (TCE-MT), e reuniu 41 profissionais das forças de segurança pública, entre representantes do CBMMT, Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

A capacitação foi realizada com foco no aperfeiçoamento do atendimento prestado às mulheres em situação de violência e no fortalecimento da atuação integrada das instituições que compõem a rede de proteção às vítimas.

Durante o curso, os participantes acompanharam palestras e debates sobre direitos das mulheres, Lei Maria da Penha, questões de gênero, atendimento não revitimizador, avaliação de risco e atuação dos órgãos que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

A coordenadora do curso, tenente-coronel BM Karina Matos, destacou que a capacitação integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Estado de Mato Grosso para fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher e qualificar o atendimento prestado pelos órgãos públicos.

Leia mais:  Mato Grosso investe em Infraestrutura para fortalecer o agronegócio

“O Estado de Mato Grosso vem desenvolvendo políticas públicas e ações entre as várias secretarias, que são conduzidas, articuladas e monitoradas pelo Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Essa capacitação é mais uma dessas ações e faz parte das estratégias para que a gente possa diminuir os índices de violência e fortalecer a prevenção”, afirmou.

A oficial destacou ainda que, sob a gestão do comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a corporação tem intensificado as ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, incluindo a capacitação dos militares para o acolhimento e a orientação das vítimas durante os atendimentos de emergência.

“Muitas vezes, o Corpo de Bombeiros é o primeiro a prestar atendimento. Além de salvaguardar a vida da mulher, nosso objetivo é que o militar consiga identificar situações de violência, acolher essa vítima e orientá-la sobre os serviços disponíveis. Dependendo desse primeiro atendimento, essa mulher entra na rede de proteção e passa a receber todo o suporte que o Estado oferece para que ela possa sair do ciclo de violência”, ressaltou.

De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Michele Gonçalves dos Ramos, a capacitação é essencial para melhorar a resposta do Estado diante dos casos de violência doméstica e que o curso proporciona aos participantes habilidades e conhecimentos necessários para lidar com as vítimas de violência doméstica de forma sensível, empática e eficaz.

Leia mais:  Com apoio da Sedec, evento esportivo de aventura leva mais de 1 mil atletas a Primavera do Leste

“Isso inclui a sensibilização dos agentes de segurança e a aplicação adequada das normas vigentes. Assim, nossos profissionais também estarão mais preparados para o encaminhamento aos serviços de apoio e proteção, fortalecendo a atuação em rede dos diferentes órgãos envolvidos na agenda de proteção de mulheres vítimas de violência”, disse.

Participante do curso, a soldado BM Eleni Nunes, que atua no atendimento pré-hospitalar, destacou que a capacitação contribui para qualificar ainda mais o atendimento realizado pelos profissionais que estão na linha de frente das ocorrências.

“Esse curso foi fundamental porque nos mostra detalhes que fazem diferença no atendimento. Muitas vezes, somos os primeiros a ter contato com a vítima e precisamos estar preparados para acolher, identificar sinais de violência e realizar os encaminhamentos necessários. Às vezes, a ferida não está no físico, mas no emocional, e esse acolhimento faz toda a diferença para que a mulher receba o apoio necessário”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana