Mato Grosso

Governo de Mato Grosso divulga calendário de pagamentos dos salários e 13º de 2026

Publicado

O Governo de Mato Grosso divulgou o calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais para 2026. Os salários continuarão sendo pagos dentro do mês trabalhado, mantendo o compromisso do Executivo com a regularidade da folha.

O primeiro pagamento do ano será realizado em 30 de janeiro. O cronograma contempla servidores ativos, inativos, pensionistas e empregados das empresas públicas do Poder Executivo.

O 13º salário dos servidores efetivos será pago em duas parcelas, sendo a primeira em 30 de julho e a segunda em 18 de dezembro. Para os servidores comissionados, o benefício será pago em parcela única, no dia 18 de dezembro.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Motoristas afetados com interdição da BR-174 devem ficar atentos ao horário de liberação da Serra de Nova Lacerda
publicidade

Mato Grosso

Conselho do Desenvolve Floresta aprova projetos de restauração e educação ambiental

Publicado

A 10ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Desenvolve Floresta, presidido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), foi realizada nesta terça-feira (16.6) e aprovou dois projetos voltados à conservação ambiental e à educação sustentável em Barra do Garças. Durante o encontro, os conselheiros também consolidaram o Plano de Desenvolvimento Florestal de Mato Grosso e instituíram uma Câmara Técnica para acompanhar a execução das ações previstas para o setor.

Entre as iniciativas aprovadas está o Projeto de Restauração Ecológica e Manejo Integrado do Fogo no assentamento Serra Verde, em Barra do Garças, que receberá investimento de R$ 499,8 mil. A proposta prevê a restauração de 10 hectares de áreas degradadas, a estruturação de brigadas comunitárias de manejo integrado do fogo, ações de capacitação e medidas de fortalecimento socioeconômico das comunidades envolvidas.

Também foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Educação Ambiental em Escolas Públicas de Barra do Garças, com investimento de R$ 185,9 mil. A iniciativa atenderá aproximadamente 250 estudantes de cinco escolas do município, promovendo atividades voltadas à educação ambiental, agroecologia e práticas sustentáveis.

Leia mais:  Ager terá 14 trabalhos técnicos apresentados no XIV Congresso Brasileiro de Regulação

Para a secretária adjunta de Agronegócio, Crédito e Energia da Sedec, Linacis Lisboa Vogel, os projetos aprovados contribuem tanto para a preservação ambiental quanto para a formação de uma cultura de sustentabilidade entre as novas gerações.

“Os dois projetos refletem o compromisso do Desenvolve Floresta com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Além de promover a recuperação de áreas degradadas e o fortalecimento das comunidades locais, as iniciativas ampliam as ações de educação ambiental, atendendo ao que prevê a legislação”, afirmou.

Além da aprovação dos projetos, foi apresentado ao Conselho o Plano de Desenvolvimento Florestal de Mato Grosso com horizonte até 2040. A estratégia estabelece diretrizes de longo prazo para fortalecer a bioeconomia, ampliar o manejo florestal sustentável e integrar as cadeias de produção e industrialização no Estado.

Como parte das medidas para garantir a implementação das ações previstas, foi aprovada a criação de uma Câmara Técnica responsável pelo acompanhamento permanente das metas e iniciativas do plano. O grupo terá a função de monitorar a execução das ações e propor encaminhamentos para assegurar o alcance dos objetivos estabelecidos.

Leia mais:  Alunos participam de palestra sobre cidadania fiscal e oficina de produção de vídeos do projeto Estudante - Cidadão do Futuro

A composição da Câmara Técnica contará com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana