Mato Grosso

Governo de MT deflagra 291 operações e aplica R$ 2,7 bilhões em multas contra crimes ambientais

Publicado

O Governo de Mato Grosso aplicou R$ 2,7 bilhões em multas contra desmatamento ilegal e crimes ambientais em 2025. Deste montante, 21,2% foram aplicadas de forma remota e 78,8% in loco durante operações.

A maior parte das multas foi emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), somando mais de R$ 1,3 bilhão. O Batalhão e as Companhias Independentes de Polícia Militar de Proteção Ambiental foram responsáveis por R$ 1,1 bilhão. O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), do Corpo de Bombeiros, também aplicou R$ 312 milhões em multas.

Neste período, a Sema deflagrou 291 operações contra desmatamento ilegal e atendeu a 3.749 alertas de desmatamento. A maior parte das operações foi deflagrada pela Coordenadoria de Fiscalização de Fauna.

“Somos reconhecidos pelo MapBiomas e pelo programa Brasil Mais, do Ministério da Justiça, como o estado brasileiro com melhor performance no combate ao desmatamento ilegal. Investimos fortemente em tecnologia. Nosso monitoramento por satélite é diário, e nossas equipes atuam com planejamento. Essas estratégias, somadas a um licenciamento mais eficiente, têm mudado nossa trajetória”, destacou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

A área autuada foi de 197 mil hectares, sendo 79 mil hectares por desmate ilegal, 72 mil hectares por descumprimento de embargo, 35,7 mil hectares por exploração ilegal, 10,3 mil hectares por uso ilegal de fogo e 1 mil hectares por exploração ilegal de minério.

Leia mais:  Governo segue monitorando 38 municípios devido às chuvas em MT

Foram emitidos 3.682 autos de infração, 2.300 notificações, 2.379 termos de embargo, 5.723 autos de inspeção, 916 termos de apreensão e 516 termos de depósito.

“Mato Grosso continua em uma redução de desmatamento significativa, quando comparado com a média histórica. Em 2025, foi registrada uma redução de 8% na média dos últimos 10 anos. Com relação ao pico do desmatamento, em 2004, essa redução é de mais de 86%”, afirmou o secretário executivo de Meio Ambiente, Alex Marega.

Planejamento das operações

As fiscalizações da Operação Amazônia são planejadas a partir do monitoramento constante das alterações na cobertura da vegetação nativa do Estado de Mato Grosso. A Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento, da Sema, planeja a ação remota ou em campo depois de receber os dados, traçar as prioridades, analisar os alertas e identificar as regiões de maior pressão de desmatamento para direcionar as equipes de campo.

O monitoramento é realizado com o uso da plataforma de imagens Planet e do sistema automatizado de geração de alertas de desmatamento, que é atualizado e disponibilizado semanalmente. Com esses avisos, as equipes entram em contato, por meio de e-mail**,** com o proprietário da área para que cesse imediatamente o desmatamento, uma vez que ele pode ser responsabilizado de forma administrativa, civil e criminal pelo dano.

Leia mais:  Polícia Civil e Ibama intensificam combate ao desmatamento ilegal em Comodoro

A plataforma permite celeridade de resposta, facilita a responsabilização e possibilita o embargo da área de forma imediata. As máquinas de porte médio e pesado, além de outros acessórios rurais flagrados na prática de crimes ambientais, são removidos do local, efetivando a responsabilização, já que a apreensão de bens promove a descapitalização do infrator.

As operações de combate a crimes contra a flora ocorrem com equipes formadas por servidores da Superintendência de Fiscalização da Sema ou das Diretorias de Unidades Desconcentradas (DUDs), com apoio da Segurança Pública, especialmente da Polícia Militar (PM) e do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA).

Denúncia

Crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelos números 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp), pelo e-mail [email protected]
, pelo aplicativo MT Cidadão ou Fale Cidadão da CGE, ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Parque Novo Mato Grosso recebe o maior Congresso Nacional de Segurança Viária

Publicado

O Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, recebe, a partir desta terça-feira (24.6), o 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), considerado o maior evento do país voltado à discussão sobre segurança no trânsito e atendimento a emergências.

Serão debatidas estratégias de prevenção de acidentes, redução da mortalidade nas vias e os impactos dos acidentes de trânsito sobre a rede de saúde e os serviços de emergência. Também estarão em pauta medidas para aprimorar o atendimento às vítimas.

Em Mato Grosso, os acidentes de trânsito seguem entre as principais ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT). Em 2025, foram registrados 15.304 atendimentos relacionados a esses casos. Apenas entre janeiro e maio de 2026, foram contabilizadas 7.633 ocorrências, volume 23,4% maior que o registrado no mesmo período de 2025.

Diante desse cenário, o Conesv reunirá bombeiros militares, profissionais da saúde, empresas especializadas em resgate e salvamento, concessionárias de rodovias, representantes da indústria e do comércio, além de pessoas impactadas direta ou indiretamente pelos acidentes de trânsito. Participam desta edição profissionais de 23 estados e do Distrito Federal.

A programação contará ainda com palestrantes do Brasil, Portugal, Argentina, Peru e Costa Rica, que irão compartilhar experiências, apresentar inovações e discutir boas práticas em salvamento veicular e atendimento ao trauma. Os temas dos painéis a serem abordados estão listados abaixo.

Leia mais:  Duas edições da Operação Lei Seca resultam em 13 prisões e 26 veículos removidos em Cuiabá

Além das palestras e debates, o congresso oferecerá os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados ao ensino de técnicas de controle de hemorragias em situações de emergência. Já na parte prática, será realizado o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, competição técnica que reunirá equipes de bombeiros militares de 16 estados brasileiros.

O evento também sediará reuniões da Comissão Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar e da Comissão Nacional de Salvamento Veicular. A programação inclui ainda o Holmatro Experience, treinamento prático de salvamento veicular focado em ocorrências com veículos pesados, como caminhões e ônibus.

Temas abordados nas palestras:

Painel 1 – Rodovias mais seguras: integração operacional e novas estratégias para redução de sinistros

O painel vai debater estratégias integradas entre órgãos reguladores, concessionárias e forças de resposta para reduzir acidentes e aprimorar a atuação operacional nas rodovias brasileiras. Participam ANTT, AGER-MT, Polícia Rodoviária Federal (PRF), concessionárias, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar.

Painel 2 – Veículos inteligentes e novas tecnologias: desafios da legislação e da resposta às emergências

A discussão abordará os impactos das novas tecnologias automotivas — como veículos elétricos, híbridos, sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) e automação — na legislação, na fiscalização, nas telecomunicações e na atuação das equipes de emergência. Participam ANFAVEA, ABVE, ABEIFA, CONTRAN, Corpos de Bombeiros Militares, Comitê de Salvamento Veicular, Comitê de Segurança Contra Incêndio da LIGABOM, ANATEL, parlamentares e o CBMMT.

Leia mais:  Sema e Seaf firmam acordo de cooperação para a regularização ambiental de pequenos produtores

Painel 3 – Panorama da mortalidade no trânsito brasileiro: dados, tendências e desafios epidemiológicos

O painel apresenta indicadores nacionais de mortalidade e morbidade no trânsito, com análise de tendências, fatores críticos e impactos na saúde pública. Participam o Observatório Nacional de Segurança Viária, DETRAN-MT, Ministério da Saúde e CBMMT.

Painel 4 – Integração institucional e governança: caminhos para o cumprimento das metas da PNATRANS

O debate trata de modelos de integração entre os setores de segurança pública, saúde, trânsito, justiça e iniciativa privada, com foco no fortalecimento das metas nacionais de segurança viária. Participam o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Saúde, Corpos de Bombeiros, Comitê de Salvamento Veicular, ANFAVEA, ABVE, ABEIFA, Observatório Nacional de Segurança Viária, ABSEV, DETRANs, Ministério Público, Poder Judiciário, prefeituras, secretarias municipais de trânsito, CONSEGs e os níveis estadual e federal da PNATRANS.

Para mais informações sobre o Conesv, acesse: https://conesv.ligabom.com.br.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana