Mato Grosso

Governo de MT doa caminhões-pipa a três municípios para fortalecer combate aos incêndios

Publicado

O Governo de Mato Grosso realizou, nesta terça-feira (14.10), a entrega de três caminhões-pipa aos municípios de Cáceres, Campos de Júlio e Boa Esperança do Norte, na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá. Com investimentos de R$ 1,7 milhão, a doação foi efetivada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

“Esta ação é extremamente estratégica para o combate aos incêndios florestais e também para o fortalecimento da atuação dos municípios na agenda ambiental. É o Governo do Estado atuando de forma cooperada e integrada com os municípios para entregar ao cidadão resultados mais eficientes”, afirmou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

O prefeito do município de Boa Esperança do Norte, Calebe Francio, elogiou a visão do governo em fortalecer a atuação dos municípios. “Com a ajuda desse equipamento, nós vamos evitar muitas queimadas e realizar o cascalhamento das estradas do município e dos distritos. É uma bela iniciativa da Sema que vai engrandecer todo esse serviço que é realizado”, destacou.

Leia mais:  Batalhão Ambiental da PM apreende mais de 174 m³ de madeira ilegal durante fiscalização em Marcelândia

O secretário municipal de Assuntos Estratégicos do município de Cáceres, Rubens Macedo, lembrou que o município tem uma extensão territorial de mais de 24 mil quilômetros quadrados e abrange boa parte do Pantanal. “Temos grandes desafios e uma serra que pega fogo todos os anos. Esse caminhão pode até não subir a serra, mas será essencial para levar a água para a manutenção do trabalho de combate aos incêndios”, observou.

O prefeito de Campos de Júlio, Irineu Marcos Parmeggiani, enfatizou que a importância da entrega vai além do enfrentamento aos incêndios. “Esse caminhão-pipa também será fundamental para molhar as ruas da cidade no período da seca e manter as nossas pavimentações”, disse.

Zero-quilômetro, os três caminhões são equipados com tanque pipa de no mínimo 15 mil litros, com sistema de caixa bomba, canhão para combate a incêndios instalado na parte superior do tanque, com alcance mínimo de 25 metros.

A solenidade de entrega dos veículos aos municípios contou com a participação do deputado estadual Valmir Moretto; do chefe do Escritório de Representação do Estado de Mato Grosso (ERMAT), Leonardo Ribeiro Albuquerque; do secretário adjunto de Administração Sistêmica da Sema, Valdinei Valério da Silva; do assessor especial na Vice-Governadoria, Edu Pascoski; e da superintendente de Gestão da Desconcentração e Descentralização da Sema, Helen Farias Ferreira.

Leia mais:  SES promove webinar sobre meningite nesta quarta-feira (10)

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Pacote de R$ 1,9 bilhão garantiu casas para 1,4 mil famílias e asfalto novo em estradas em Sinop

Publicado

Com mais de R$ 1,9 bilhão em investimentos, o Governo de Mato Grosso impulsionou, nos últimos sete anos, o desenvolvimento urbano e econômico de Sinop por meio de diversas obras, ações e programas.

Só na área da habitação, por exemplo, os investimentos ultrapassam R$ 108 milhões e garantiram um lar para 1.440 famílias no Residencial Nico Baracat, etapas 1, 2, 3, 4 e 6, por meio do programa SER Família Habitação.

Em infraestrutura, o Estado executa importantes obras de asfaltamento e recuperação rodoviária. Entre elas, estão o asfaltamento da MT-329, além das estradas municipais Nanci, Ângela, Adalgisa e Silvana, com investimento de R$ 87,1 milhões. Também está em andamento a construção de asfalto novo de 55,9 quilômetros da MT-222, entre a MT-010 e o Rio Teles Pires, em Sorriso, com investimento de R$ 58,4 milhões.

Além disso, foram destinados R$ 39,8 milhões para a restauração da MT-423 e R$ 17,5 milhões para a transferência de 30.846 luminárias de LED ao município, fortalecendo a iluminação pública e a segurança urbana.

Leia mais:  Imagens de câmeras do Vigia Mais levam à prisão de suspeito de homicídio em Alto Paraguai

Os investimentos na saúde incluem a aquisição de 663 equipamentos hospitalares para o Hospital Regional de Sinop, no valor de R$ 5,1 milhões, além da reforma da unidade, com aporte de R$ 3,5 milhões. O Estado também entregou duas ambulâncias para reforçar o atendimento à população, em um investimento de R$ 398,2 mil.

Na educação, os recursos aplicados contemplam a construção de três Colégios Estaduais Integrados (CEIs) nos bairros Santa Cecília, Jardim das Oliveiras e Dauri Riva, com investimento de R$ 62,7 milhões. As obras dessas unidades devem começar em breve.

Também foram destinados R$ 6,6 milhões para a construção da Escola Estadual Djalma Guilherme da Silva e R$ 15 milhões para a reforma das escolas estaduais Ênio Pepino e Paulo Freire. Para fortalecer o transporte escolar, o município recebeu 13 ônibus, em um investimento superior a R$ 5,2 milhões.

As ações de assistência social também têm alcançado milhares de famílias sinopenses. Por meio do programa SER Família, foram entregues 9.500 cestas básicas e 3.720 cobertores. Além disso, trabalhadores do município foram beneficiados com cursos de qualificação profissional pelo programa SER Família Capacita.

Leia mais:  Mais de 10 mil pessoas foram sorteadas pelo Nota MT em 2025

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana