Mato Grosso

Governo de MT investe R$ 140,7 milhões em novas creches, máquinas e apoio para a agricultura familiar

Publicado

O Governo de Mato Grosso garantiu, nesta sexta-feira (14.11), o retorno de R$ 140,7 milhões em recursos públicos para a população, com a entrega de máquinas para a agricultura familiar e repasse para que 30 prefeituras iniciem ou retomem a construção de creches municipais.

“O Estado faz uma grande entrega para a nossa agricultura familiar e para as nossas crianças, fazendo com que o dinheiro público, que é pago por todos nós por meio dos impostos, voltem para o cidadão em forma de bens e serviços. É, por isso, que estamos comprando máquinas e entregando para a agricultura familiar, além de ajudar as prefeituras a construir as creches, para que os pequenos produtores possam produzir melhor e a educação de Mato Grosso se torne a melhor do país”, afirmou o governador Mauro Mendes.

O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, destacou que o repasse de recursos para a construção das creches resolve uma dívida histórica do Estado para com a educação infantil, além de apontar que as entregas das máquinas reforçam o compromisso do Estado com os pequenos produtores.

“O governo, mesmo que não seja sua atribuição, está colocando recursos para que as prefeituras possam terminar essas creches. Hoje, Mato Grosso é o Estado que mais investe no Brasil, que tem o maior pacote de obras de infraestrutura, construindo seis grandes hospitais, colocando a educação entre as melhores do Brasil e até assumindo obrigações do Governo Federal, como a estadualização da BR-174. É um momento de muita prosperidade para cada mato-grossense”, pontuou.

O senador Jayme Campos apontou que as entregas e os recursos irão fazer a diferença no futuro de muitas crianças e dos pequenos produtores do Estado.

“Esse é um ato extremamente importante para Mato Grosso. É através da educação das crianças a base de uma sociedade organizada. Fico extremamente feliz de ver as entregas dessas máquinas para a nossa agricultura familiar, que vai ajudar atender as demandas dos nossos produtores. O Estado tem conduzido uma política diferenciada, sem questão ideológica ou partidária. Esse é o caminho que buscamos: um Estado mais próspero, desenvolvido e, acima de tudo, com mais justiça social”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Max Russi, ressaltou que a atual gestão tem se destacado pelas entregas.

Leia mais:  MT Hemocentro alerta para estoque de sangue em nível crítico

“Em oito anos de mandato, nunca participei de tantas entregas do Estado e, por isso, virou rotina. Hoje, temos condições, através de emendas parlamentares, de recursos diretos do Estado e repasses do Governo Federal, chegar nos 142 municípios. Isso é muito bom porque mostra que o nosso Estado está crescendo e avançando em entregar qualidade de vida para o nosso povo”, disse.

Construção de creches

Durante a solenidade, o governador Mauro Mendes formalizou o repasse de R$ 80,9 milhões para a construção de 23 novas creches e retomada de obras de 7 unidades. O recurso é oriundo do Fundo Estadual de Apoio à Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Estado de Mato Grosso.


Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O secretário de Estado de Educação, Alan porto, destacou que o Governo do Estado tem feitos investimentos significativos na educação, tanto para melhorar a infraestrutura quanto para valorizar os profissionais da Rede Estadual, e ressaltou que o repasse para a construção e retomada de obras de creches nos municípios vai garantir mais de cinco mil novas vagas.

“O Governo do Estado tem sido parceiros do município, e esse é um dia muito importante para as crianças do nosso Estado. A creche é a porta para o desenvolvimento infantil e é onde a gente começa a trabalhar a alfabetização, e investir em creche é investir em desenvolvimento econômico também, porque dá garantia para os pais e mães trabalharem enquanto deixam seus filhos em um local adequado”, observou.

O conselheiro Antonio Joaquim, do Tribunal de Contas do Estado, ressaltou que Mato Grosso é um dos cinco estados do país que têm recursos reservados para as creches no Estado, garantindo apoio aos municípios.

“Tenho certeza que, com esse nível de investimento, vamos zerar a demanda, e o Estado não terá nenhuma criança sem creche para atendê-la. A primeira infância é o investimento mais importante da administração pública. Quando se faz este investimento, você diminui a criminalidade, a gravidez na adolescência, impacta na qualidade de vida do país”, disse.

Agricultura familiar

Para fortalecer a agricultura familiar nos municípios, o Governo do Estado entregou 70 tratores, 34 caminhões e 17 veículos, em um investimento que soma R$ 38,4 milhões.

Leia mais:  Sesp desenvolve plano integrado de segurança para a 56ª Expoagro


Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Também foram entregues 3.589 cartões do Fundo de Apoio à Agricultura Familiar, o Fundaaf, na modalidade “inclusão rural”, que tem parceria com a agência de fomento do Estado, a Desenvolve MT, e busca oferecer apoio financeiro e técnico para que os pequenos produtores em situação de vulnerabilidade social possam desenvolver suas atividades no campo.

Esse auxílio, que totaliza R$ 21,4 milhões, é destinado àqueles inscritos no Cadúnico Rural, com renda per capita de até meio salário mínimo, e com prioridade para idosos, mulheres, jovens, indígenas, quilombolas e assentados.


Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, observou que os recursos vão fortalecer o setor, promovendo o desenvolvimento sustentável dos pequenos produtores.

“Não estamos entregando somente máquinas e dinheiro. Estamos entregando autonomia e dignidade aos municípios e aos produtores. Esse recurso do Fundaaf Inclusão Rural vai pegar as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e vai trazê-las de volta para participar da economia local. Este é um governo que acredita no produtor rural, que caminha junto e que vai ver esse produtor crescer junto”, enfatizou.

O presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, Suelme Fernandes destacou que as entregas vão beneficiar diretamente os pequenos produtores.

“Este é um governo que olha para os pequenos e para os mais pobres, que entrega e leva renda para as comunidades rurais. Nunca se investiu tanto para desenvolver a agricultura familiar, e, principalmente, para ajudar os mais vulneráveis”, afirmou.

Solenidade

Participaram do evento o deputado federal Juarez Costa e os deputados estaduais Júlio Campos, Diego Guimarães, Carlos Avallone, Eduardo Botelho, Beto Dois a Um, Chico Guarnieri, Dilmar Dal’Bosco, Paulo Araújo, Juca do Guaraná, Dr. Eugênio, Eduardo Botelho, Fábio Tardin, Dr. João, Wilson Santos e Thiago Silva.

Também acompanharam a solenidade os secretários estaduais César Miranda (Desenvolvimento Econômico), Jordan Espíndola (Gabinete da Governadoria), Laice Souza (Comunicação), a presidente da Desenvolve MT, Mayran Beckman, o presidente da MT Par, Wener Santos, presidente da MT Gás, Aécio Rodrigues, e diversos prefeitos

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma

Publicado

O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), consagrou as equipes Rescue Team São Paulo e a CBMSC Mafra como as campeãs gerais da competição, que foi encerrada nessa sexta-feira (26.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

A Rescue Team São Paulo, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), conquistou o primeiro lugar no Desafio de Salvamento Veicular. Já a CBMSC Mafra, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foi a vencedora do Desafio de Trauma. Os resultados refletiram o melhor desempenho técnico entre os participantes, considerando os critérios de avaliação aplicados ao longo das provas, que simularam ocorrências reais de acidentes.

Para além da disputa entre equipes, o desafio foi reconhecido como uma das principais ferramentas de capacitação prática para bombeiros e profissionais de emergência. Durante três dias, 46 equipes de 16 estados e do Distrito Federal enfrentaram cenários realísticos com vítimas presas às ferragens e múltiplos traumas. Em cada prova, os participantes precisaram tomar decisões rápidas, atuar de forma integrada e aplicar protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar e resgate, sob avaliação de árbitros especializados.

O comandante da Rescue Team São Paulo, tenente BM Mateus Felipe de Almeida Pelico, atribuiu a conquista ao trabalho contínuo desenvolvido pela equipe ao longo dos últimos anos na busca pelo melhor desempenho técnico e profissional.

Leia mais:  Polícia Civil cumpre três mandados de busca na Operação Transação Segura

“Nossa equipe participa desse processo desde 2015. Ao longo dos anos, passamos por diferentes formações. Há quase dois anos estamos nessa configuração e, no ano passado, conquistamos o quarto lugar no campeonato nacional. Neste ano, alcançamos o título. Estou muito feliz com esse resultado”, afirmou.

Durante o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, as equipes foram avaliadas em critérios como comando da ocorrência, atendimento pré-hospitalar (APH), atuação da equipe técnica e desenvolvimento da operação em cenários que simulavam acidentes reais. Em todas as provas, os participantes receberam pontuações de acordo com a qualidade técnica, a segurança dos procedimentos e a eficiência no atendimento às vítimas.

Na modalidade de trauma, por exemplo, as equipes tiveram apenas 15 minutos para avaliar a cena, identificar as lesões e concluir todo o atendimento da vítima conforme protocolos internacionais. Os cenários permaneceram em sigilo até o início das provas e foram montados com veículos, vegetação e vítimas caracterizadas por especialistas em maquiagem realística para reproduzir, com fidelidade, as condições encontradas em acidentes reais.

Já na modalidade de salvamento veicular, as equipes tiveram 25 minutos para realizar o resgate da vítima em uma simulação de acidente de trânsito, cumprindo cerca de 150 critérios de avaliação, que abrangeram desde o atendimento médico e a liderança até a técnica operacional.

Leia mais:  Nova Escola Estadual Waldemon Moraes Coelho é elogiada por estudantes: "Mais estrutura para aprender"

Para o tenente Mateus, comandante da Rescue Team São Paulo, o principal diferencial foi a experiência da equipe em atuar em conjunto.

“Esse resultado foi fruto da sintonia da equipe. Precisamos estar preparados técnica, operacional e psicologicamente. Como estivemos juntos há bastante tempo, acabamos nos tornando uma família. Isso fortaleceu a comunicação e a tomada de decisões durante as provas”, concluiu.

Participaram dos desafios equipes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

2° Conesv

O 2º Conesv, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), reuniu bombeiros militares, especialistas e profissionais de diversas áreas do Brasil e do exterior para debater avanços, desafios e boas práticas voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências no trânsito.

Além do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, a programação incluiu painéis, reuniões estratégicas, atividades práticas como o Holmatro Experience e os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.

Confira os vencedores do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma:

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana