O Governo de Mato Grosso entregou, nesta sexta-feira (31.10), 35 veículos destinados ao fortalecimento das políticas públicas de assistência social em 34 municípios do estado. A solenidade ocorreu na sede da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em Cuiabá.
Dos veículos entregues, 34 serão destinados aos Conselhos Tutelares municipais, reforçando o trabalho de proteção e acompanhamento de crianças e adolescentes. O investimento total ultrapassa R$ 3,8 milhões, em emendas do senador Jayme Campos, evidenciando o apoio do Governo às prefeituras na execução de ações voltadas às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT
Durante o evento, o governador Mauro Mendes reafirmou o compromisso do Governo de Mato Grosso com o fortalecimento das políticas públicas e o desenvolvimento social, destacando o trabalho realizado para melhorar a infraestrutura e a qualidade dos serviços em todo o Estado.
“Estamos construindo 33 novas escolas completas, com piscina, quadra e ginásio de esportes, e licitando outras 70 quadras para que todas as escolas estaduais contem com esse espaço. No social não é diferente. Temos avançado muito graças às parcerias e ao apoio constante de líderes comprometidos com Mato Grosso. Sempre que o Estado precisou, o senador Jayme Campos esteve presente, apoiando e contribuindo para que nossos projetos se tornassem realidade. Seguiremos juntos, trabalhando pelo bem do nosso Estado”, declarou.
Entre os municípios contemplados estão: Acorizal, Apiacás, Araputanga, Boa Esperança do Norte, Campo Novo do Parecis, Canabrava do Norte, Cocalinho, Colíder, Curvelândia, Guarantã do Norte, Juara, Lambari D’Oeste, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Xavantina, Novo Horizonte do Norte, Novo São Joaquim, Planalto da Serra, Porto dos Gaúchos, Poxoréu, Ribeirãozinho, Rio Branco, Santa Rita do Trivelato, Santa Terezinha, Santo Antônio de Leverger, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Terra Nova do Norte, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destacou que a entrega é resultado do compromisso do Governo com o fortalecimento das políticas públicas sociais em Mato Grosso.
“Essa entrega é fruto de uma importante parceria entre o Governo do Estado e o senador Jayme Campos, que tem sido um grande aliado da assistência social. Quando o Estado e os representantes federais trabalham juntos, os resultados chegam mais rápido aos municípios e às famílias que mais precisam”, afirmou o secretário.
O município de Boa Esperança do Norte foi beneficiado com dois veículos, já que, na entrega anterior — realizada em abril deste ano —, não recebeu o automóvel por estar em processo de emancipação. Além disso, o município foi contemplado com um investimento de R$ 800 mil para a construção do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT
A prefeita de Santo Antônio de Leverger, Francieli Magalhães, ressaltou a importância da entrega para o fortalecimento das ações do Conselho Tutelar no município.
“É um momento de muita alegria, porque esse veículo vai fazer toda diferença no trabalho do Conselho Tutelar, tanto na sede quanto nas comunidades do interior. Agradeço ao governador Mauro Mendes, ao senador Jayme Campos e à equipe da Setasc por essa ação que fortalece as políticas públicas e garante mais proteção às nossas crianças e adolescentes”, disse.
O senador Jayme Campos reafirmou o compromisso de continuar apoiando ações que fortalecem as políticas públicas, em parceria com o Governo do Estado.
“Quero dizer aos prefeitos e gestores municipais que podem continuar contando comigo. Meu trabalho é pautado pelo compromisso com Mato Grosso, acima de qualquer questão ideológica ou partidária. Sempre busquei somar esforços com o Governo do Estado, porque acredito que, quando trabalhamos juntos, os resultados chegam para quem mais precisa. Essa entrega de veículos é um exemplo de como a união entre o Governo e o Senado pode transformar realidades e fortalecer a rede de proteção social. Reafirmo aqui ao governador Mauro Mendes e à equipe da Setasc que seguiremos juntos, buscando novos investimentos e recursos para beneficiar ainda mais municípios mato-grossenses”, concluiu.
Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT
O prefeito de Nova Canaã do Norte, Vinicius Oliveira, também destacou o impacto positivo da nova aquisição.
“Esse veículo chega em boa hora. Há alguns anos, em uma gestão anterior, recebemos um modelo antigo, que acabou se envolvendo em um acidente e teve perda total. Desde então, o Conselho Tutelar estava sem veículo. Nosso município tem quase dois mil quilômetros de estradas, então esse carro vai facilitar muito o trabalho das conselheiras, garantindo um atendimento mais rápido e eficiente à população”, afirmou.
A entrega reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com a proteção social, a garantia de direitos e o fortalecimento da rede socioassistencial, aproximando o Estado das demandas dos municípios e das famílias mato-grossenses.
Também participaram da solenidade o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia; o deputado estadual Júlio Campos, representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso; além de demais autoridades estaduais e municipais.
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, divulga o calendário de coletas para maio. A unidade está com o estoque em estado de alerta para os tipos sanguíneos O-, B-, A-, AB-, O+ e B+.
A unidade vai realizar campanhas de doação de sangue nas cidades de Nova Mutum, São José do Rio Claro, Sapezal e Várzea Grande.
O diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, convida a população dessas cidades e de Cuiabá para realizarem a doação.
“As campanhas realizadas no interior do Estado são pensadas para chegar em cada doador. Por isso, eu gostaria de convidar as pessoas dessas cidades e de Cuiabá para realizarem a doação e nos ajudar a salvar vidas”, destacou.
Confira a data e os locais de coleta em maio:
Sapezal 5 a 7/5 – Coleta externa na Av. Curimba, 1.950 SW, bairro Jardim Ipê, no Centro de Especialidades Médicas;
Cuiabá 4 a 29/5 – Coleta interna do “Comemore MT Hemocentro: Aniversário do Pedro”; 5 a 6/5 – Coleta externa no bloco de saúde coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso; 7/5 – Coleta externa na Sotreq, localizada na rua Rodovia do Imigrantes, 2.367, km 2,5, no bairro Distrito Industrial; 9/5 – Coleta externa no Multiação, que será realizado no Sesi Papa localizado na Av. Oátomo Canavarros no bairro Morada do Ouro; 11 a 12/5 – Coleta externa no Fórum de Cuiabá, localizado na Av. Des. Milton Ferreira Mendes, no Centro Político Administrativo, das 13h às 17h; 14/5 – Coleta externa no Complexo dos Juizados Especiais, localizado no Centro Político Administrativo, das 13h às 17h; 15/5 – Coleta externa no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, localizado no Centro Político Administrativo, das 13h às 17h; 16/5 – Coleta interna do “Dia do Jovem Presbiteriano”; 21/5 – Coleta externa no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, localizado no Centro Político Administrativo, das 13h às 17h; 15/4 a 30/6 – Coleta interna do Instituto Federal de Mato Grosso; 30/3 a 30/5 – Coleta interna da Campanha Junho Vermelho “Juizados Especiais – Mobilizando Vidas”.
Várzea Grande 13/5 – Coleta externa no Fórum de Várzea Grande, localizado na Av. Chapéu do Sol, no bairro Guarita 2, das 13h às 17h; 26 a 28/5 – Coleta externa no Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), localizado na Av. Dom Orlando Chaves, bairro Cristo Rei.
Nova Mutum 19 a 21/5 – Coleta externa e Cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, local a ser definido. São José do Rio Claro 26 a 28/5 – Coleta externa na Av. Uruguai, 173, no “Centro Cem”.
Quem pode doar?
O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. Recomenda-se que o doador esteja bem alimentado para efetuar a doação.
Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou do responsável legal para fazer a doação.
Em um período de 12 meses, homens podem doar até quatro vezes, já as mulheres até três vezes. São coletados cerca de 450 ml de sangue por doação e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.
Serviço
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.
O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.