Várzea Grande

Homens participam da primeira etapa do mutirão de voltado à vasectomia

Publicado

As atividades tiveram como objetivo esclarecer dúvidas e orientar sobre o planejamento familiar e o processo de vasectomia, promovendo diálogo e conscientização sobre o tema

A prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no Centro de Especialidades Médicas (Postão), a primeira etapa do mutirão de planejamento familiar voltado aos homens interessados em realizar a vasectomia. A ação, do último dia 11, dá continuidade ao mutirão iniciado no mês de setembro, que contemplou as mulheres interessadas na laqueadura tubária e homens pela vasectomia.

Durante o encontro, realizado nos períodos da manhã e da tarde, 10 homens participaram das palestras orientativas, conduzidas por uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. As atividades tiveram como objetivo esclarecer dúvidas e orientar sobre o planejamento familiar e o processo de vasectomia, promovendo diálogo e conscientização sobre o tema.

Conforme preconiza o Ministério da Saúde, após a palestra é necessário um período de reflexão de cerca de 60 dias, para que os participantes possam confirmar, reavaliar, ou até mesmo, desistir do procedimento.

Leia mais:  Incêndio atinge prédio locado pela Prefeitura de Várzea Grande onde funcionava depósito de três secretarias

“O planejamento familiar é um direito de todos e deve ser exercido com responsabilidade e informação. A participação dos homens reforça o compromisso da Secretaria em promover a igualdade nas decisões e o cuidado compartilhado dentro das famílias”, destacou Jéssica Leite Baltas, responsável técnica Postão.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

Postão recebe equipamento moderno para exames de endoscopia e colonoscopia

Publicado

Mais tecnologia, mais precisão nos diagnósticos e mais segurança para os pacientes. O Centro Especializado em Saúde (CES), conhecido como Postão, passa a contar com um novo equipamento de endoscopia e colonoscopia de alta definição, que permitirá a retomada dos exames com recursos tecnológicos mais avançados e maior qualidade na assistência.

Além da instalação do aparelho, a equipe de enfermagem participou de um treinamento técnico para aprender o manuseio correto do equipamento e os protocolos de apoio aos médicos durante os procedimentos. A previsão é que os exames sejam retomados já na próxima semana.

Segundo o engenheiro da B&F Brasil, empresa responsável pela locação dos equipamentos médicos, Gabriel Nathan Gomes, o novo sistema oferece imagens em alta definição (HD), tecnologia totalmente digital e recursos que aumentam a precisão dos diagnósticos.

“O equipamento permite visualizar com mais detalhes alterações no trato digestivo, tanto no estômago quanto no intestino grosso. Além disso, possui recursos de cromoscopia, que modificam a iluminação para destacar vasos sanguíneos e pequenas lesões que poderiam passar despercebidas em equipamentos convencionais”, explica.

Ele destaca ainda que, durante os exames, também é possível realizar biópsias e retirar pólipos quando houver indicação médica, agilizando o diagnóstico e contribuindo para a identificação precoce de doenças, incluindo diferentes tipos de câncer.

Leia mais:  Prefeita acompanha megaoperação tapa-buraco em Várzea Grande

Para a secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, a modernização dos equipamentos representa mais um avanço na qualificação da assistência oferecida à população de Várzea Grande.

“Estamos investindo não apenas em equipamentos mais modernos, mas também na capacitação dos nossos profissionais. Tecnologia e equipes preparadas caminham juntas para oferecer um atendimento mais seguro, exames com maior precisão e diagnósticos mais rápidos. Quem ganha com isso é a população, que passa a contar com um serviço cada vez mais qualificado dentro da rede municipal de saúde.”

Para a responsável técnica do Centro Especializado em Saúde, Letícia Maria Marques, investir na capacitação da equipe é tão importante quanto a aquisição da nova tecnologia.

“Nosso objetivo é retomar os exames já na próxima semana. Como se trata de um equipamento altamente tecnológico, é fundamental que toda a equipe de enfermagem esteja preparada para auxiliar os médicos e oferecer segurança e qualidade durante todo o atendimento ao paciente”, afirma.

Entre as profissionais que participaram do treinamento está a técnica de enfermagem Cleunice Aparecida Neuburger, que destacou a importância da atualização profissional.

Leia mais:  Moradores aprovam Acelera Mais Várzea Grande e destacam facilidade de acesso aos serviços públicos

“Todo treinamento agrega conhecimento. Gostei muito da capacitação e acredito que esse aprendizado melhora ainda mais o atendimento prestado aos pacientes.”

Quem também aprovou a iniciativa foi a técnica de enfermagem Dilene Viana de Araújo. Antes atuando na triagem e na recuperação pós-anestésica (RPA), ela vê na oportunidade uma forma de ampliar seus conhecimentos.

“É uma experiência muito boa. Equipamentos novos trazem novos aprendizados e isso é sempre bem-vindo. A explicação foi excelente e estou pronta para aprender cada vez mais.”

Com a chegada do novo equipamento e a qualificação das equipes, o Centro Especializado em Saúde reforça a oferta de exames especializados no município, proporcionando diagnósticos mais precisos, maior agilidade na identificação de doenças e mais qualidade no atendimento à população de Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana