Mato Grosso

Hospital Metropolitano promove mutirão de cirurgias neste sábado (25)

Publicado

O Hospital Metropolitano, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), promove neste sábado (25) um mutirão de cirurgias. Os procedimentos serão destinados a pacientes já avaliados em consultas e exames pré-operatórios e ocorrerão por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Serão realizadas 22 cirurgias de diversas especialidades, como colecistectomia (retirada de vesícula) e colecistectomia videolaparoscópica (retirada de vesícula por pequenas incisões e com auxílio de uma câmera), hernioplastia (cirurgia de hérnia) e exérese de cisto (remoção de cisto).

Além disso, serão realizadas cirurgias de hernioplastia incisional (correção de hérnia), epigástrica (abdominal), inguinal (na virilha) e umbilical (no umbigo).

Neste mutirão serão atendimentos pacientes dos municípios de Arenápolis, Barra do Garças, Barra do Bugres, Campo Verde, Chapa dos Guimarães, Cuiabá, Juara, Nova Maringá, Planalto da Serra, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leverger, São José dos Quatro Marcos, Torixoréu, Várzea Grande e Vila Rica.

“Para a gestão da Saúde Pública, esses mutirões promovidos pelo Governo do Estado são estratégicos para otimizar o atendimento ao cidadão que aguarda pela cirurgia e, mais do que isso, para dar mais celeridade aos atendimentos futuros”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros atende acidente envolvendo carro e carreta

A diretora da unidade, Cristiane Oliveira, ressalta que os mutirões do Hospital Metropolitano envolvem ferramentas e tecnologia de ponta, para melhor atender aos pacientes.

“Os mutirões são realizados uma vez ao mês para dar mais celeridade na realização de procedimentos de baixa, média e alta complexidade. Dessa forma, podemos proporcionar mais qualidade de vida para os pacientes do Estado com procedimentos modernos e menos invasivos, garantindo menos desconforto e uma rápida recuperação”, afirmou.

A diretora destaca que os pacientes que aguardam por procedimentos devem manter o cadastro atualizado no SUS.

“É importante que os pacientes de Mato Grosso mantenham seus dados e contatos atualizados no cadastro do SUS para que, quando comtemplados, possam ser contatados”, destacou.

O mutirão terá uma equipe composta por cinco médicos cirurgiões e cinco médicos residentes, quatro anestesistas, dez técnicos de enfermagem e dois enfermeiros.

Os usuários do interior têm o apoio logístico das prefeituras para o transporte até o hospital e, em caso de necessidade, para hospedagem em casa de apoio.

Leia mais:  Polícia Civil realiza evento em comemoração aos 18 anos da Lei Maria da Penha

Saiba mais sobre o hospital

O Hospital Metropolitano possui 239 leitos operacionais, sendo 178 leitos de enfermaria, 50 leitos de UTI, cinco leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e seis leitos de estabilização, além de cinco salas cirúrgicas e 14 consultórios.

A unidade tem perfil cirúrgico e é referência em ortopedia, traumatologia, cirurgia bariátrica, neurocirurgia, urologia, vascular e cirurgia-geral.

*Sob a supervisão de Ana Lazarini

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Prefeita de Pedra Preta denuncia vereador por violência política de gênero e pede cassação de mandato

Publicado

Representação apresentada por Iraci Ferreira de Souza acusa parlamentar de ataques pessoais, quebra de decoro e uso do mandato para desqualificar a gestora

A prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira de Souza, apresentou uma representação disciplinar contra o vereador Carlos Fernando Pereira de Oliveira, o “Fernando do Galvileiro”, sob acusação de violência política de gênero e quebra de decoro parlamentar.

A denúncia foi encaminhada à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal e, posteriormente, remetida à Presidência do Legislativo para análise e adoção das providências cabíveis. No documento de encaminhamento, a própria Procuradoria ressalta que não possui natureza investigativa ou poder para aplicar sanções, cabendo aos órgãos competentes da Câmara analisar o caso.

Segundo a representação, os episódios teriam ocorrido durante fiscalizações e manifestações públicas realizadas pelo vereador nos meses de junho, julho e agosto de 2026. A prefeita sustenta que as críticas ultrapassaram o debate administrativo e passaram a conter ataques pessoais e expressões consideradas ofensivas.

Entre os episódios citados está uma fiscalização realizada no Distrito Industrial, em junho, quando o parlamentar fez críticas à administração municipal. Outro fato apontado ocorreu às margens da Rodovia 459, em julho. A representação também relata um episódio ocorrido em 11 de agosto, na Farmácia Municipal, quando o vereador realizou uma transmissão ao vivo e questionou a falta de medicamentos. A defesa da prefeita afirma que, durante essas manifestações, foram utilizadas expressões como “incompetente”, “omissa” e “mentirosa”.

Leia mais:  Polícia Civil realiza evento em comemoração aos 18 anos da Lei Maria da Penha

Na representação, Iraci argumenta que não pretende impedir a fiscalização do Legislativo ou críticas à administração, mas sustenta que houve uma sequência de manifestações direcionadas à sua pessoa e à sua condição de mulher ocupante do cargo de chefe do Executivo.

O documento fundamenta a denúncia na legislação que trata da violência política contra a mulher e também defende que a imunidade parlamentar não serviria para proteger eventuais ofensas pessoais sem relação direta com o exercício legítimo do mandato.

Ao final, a prefeita solicita o recebimento da representação, a análise preliminar dos fatos e o encaminhamento do caso à Mesa Diretora e à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Pedra Preta. Entre as medidas requeridas está a abertura de processo disciplinar que poderá, caso as acusações sejam comprovadas e observados o contraditório e a ampla defesa, resultar inclusive na cassação do mandato do vereador.

Iraci também pede o envio de cópia dos autos ao Ministério Público de Mato Grosso, para análise de eventuais ilícitos funcionais e crimes contra a honra. A representação foi protocolada na Câmara Municipal de Pedra Preta no dia 20 de agosto de 2026.

Leia mais:  Governo investe R$ 64 milhões em construção e melhorias de praças no Estado

Até esta etapa, trata-se de uma representação com acusações formuladas pela prefeita, e não de uma decisão definitiva contra o parlamentar. Caberá aos órgãos competentes da Câmara avaliar o prosseguimento do caso e assegurar ao vereador o direito de defesa.

Veja a Representação

Fonte: Política

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana