O Hospital Regional de Sorriso realizou, nesta quarta-feira (14.08), um encontro para promover o aleitamento materno, reunindo cerca de 46 participantes, entre gestantes, puérperas, acompanhantes, além de profissionais de saúde.
A ação faz parte da programação do Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a amamentação, e é organizada pelo Núcleo de Educação Permanente da unidade. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras, participar de rodas de conversa e esclarecer dúvidas com profissionais da enfermagem e nutrição, além de uma advogada.
Durante o mês, o Hospital Regional tem promovido uma série de atividades, incluindo rodas de conversa, aulas sobre técnicas para lidar com engasgos, cuidados com o umbigo e orientações sobre amamentação para recém-nascidos.
Além disso, as refeições entregues às gestantes e puérperas internadas na maternidade e Unidade Intensiva Neonatal receberam materiais informativos sobre alimentação e amamentação.
Para a gestante Karina Sanches, o evento foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas e entender a importância da amamentação. “Foram abordadas informações importantes, eu mesma que já sou mãe deixei de amamentar antes por falta de instrução e conhecimento, mesmo sendo da área da saúde. Posso dizer que aprendi muito, muito mesmo, tenho certeza que o compartilhamento de hoje fará uma enorme diferença no meu pós-parto, principalmente na fase de amamentação”, avaliou.
A enfermeira e fotógrafa, Pauline Turatti, participou da ação por meio de seu projeto “Memórias do Nascer”, que tem o objetivo de registrar o vínculo entre mães e filhos.
“Iniciar o meu projeto social de fotografia de parto no Hospital Regional de Sorriso durante a campanha Agosto Dourado foi uma experiência bem significativa, que me permitiu estar ainda mais conectada com o propósito de valorizar e eternizar os primeiros momentos da vida e o vínculo único entre mãe e filho. Foi um momento cheio de histórias e troca de experiências”, contou.
Ao longo do mês, diversas atividades estão sendo realizadas por todo o Estado de Mato Grosso com o objetivo de promover e estimular a amamentação. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, a amamentação é recomendada por dois anos ou mais e, de forma exclusiva, até os 6 meses.
Agosto Dourado em Mato Grosso
Para celebrar o Agosto Dourado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, oferta a Agenda Única, um espaço virtual para organizar as atividades em diversas cidades de Mato Grosso.
Até o dia 31 de agosto, a Agenda Única estará aberta para receber inscrições de novas ações. Todas as cidades que informaram a organização de eventos podem ser acessadas pelo mapa interativo.
Representação apresentada por Iraci Ferreira de Souza acusa parlamentar de ataques pessoais, quebra de decoro e uso do mandato para desqualificar a gestora
A prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira de Souza, apresentou uma representação disciplinar contra o vereador Carlos Fernando Pereira de Oliveira, o “Fernando do Galvileiro”, sob acusação de violência política de gênero e quebra de decoro parlamentar.
A denúncia foi encaminhada à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal e, posteriormente, remetida à Presidência do Legislativo para análise e adoção das providências cabíveis. No documento de encaminhamento, a própria Procuradoria ressalta que não possui natureza investigativa ou poder para aplicar sanções, cabendo aos órgãos competentes da Câmara analisar o caso.
Segundo a representação, os episódios teriam ocorrido durante fiscalizações e manifestações públicas realizadas pelo vereador nos meses de junho, julho e agosto de 2026. A prefeita sustenta que as críticas ultrapassaram o debate administrativo e passaram a conter ataques pessoais e expressões consideradas ofensivas.
Entre os episódios citados está uma fiscalização realizada no Distrito Industrial, em junho, quando o parlamentar fez críticas à administração municipal. Outro fato apontado ocorreu às margens da Rodovia 459, em julho. A representação também relata um episódio ocorrido em 11 de agosto, na Farmácia Municipal, quando o vereador realizou uma transmissão ao vivo e questionou a falta de medicamentos. A defesa da prefeita afirma que, durante essas manifestações, foram utilizadas expressões como “incompetente”, “omissa” e “mentirosa”.
Na representação, Iraci argumenta que não pretende impedir a fiscalização do Legislativo ou críticas à administração, mas sustenta que houve uma sequência de manifestações direcionadas à sua pessoa e à sua condição de mulher ocupante do cargo de chefe do Executivo.
O documento fundamenta a denúncia na legislação que trata da violência política contra a mulher e também defende que a imunidade parlamentar não serviria para proteger eventuais ofensas pessoais sem relação direta com o exercício legítimo do mandato.
Ao final, a prefeita solicita o recebimento da representação, a análise preliminar dos fatos e o encaminhamento do caso à Mesa Diretora e à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Pedra Preta. Entre as medidas requeridas está a abertura de processo disciplinar que poderá, caso as acusações sejam comprovadas e observados o contraditório e a ampla defesa, resultar inclusive na cassação do mandato do vereador.
Iraci também pede o envio de cópia dos autos ao Ministério Público de Mato Grosso, para análise de eventuais ilícitos funcionais e crimes contra a honra. A representação foi protocolada na Câmara Municipal de Pedra Preta no dia 20 de agosto de 2026.
Até esta etapa, trata-se de uma representação com acusações formuladas pela prefeita, e não de uma decisão definitiva contra o parlamentar. Caberá aos órgãos competentes da Câmara avaliar o prosseguimento do caso e assegurar ao vereador o direito de defesa.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.