Política MT

Indicação de Max Russi contempla pequenos produtores de Araguaiana e Gaúcha do Norte

Publicado

Os municípios de Araguaiana e Gaúcha do Norte ganharam um reforço de equipamentos para a agricultura de pequena escala com a entrega de duas motoniveladoras, na última quarta-feira (3), na Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf). A conquista é resultado de indicação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB).

Para Max Russi, investir no pequeno produtor é uma das prioridades de seu mandato. “Precisamos valorizar o trabalho da agricultura familiar. Esses maquinários vão auxiliar no melhor desempenho dessas famílias que vivem do que plantam”, afirmou.

Para incentivar o setor, o deputado também tem apresentado propostas legislativas, como a lei n° 10.638/2017, que estabelece a política estadual para compras governamentais da agricultura familiar e dos empreendimentos familiares rurais no estado.

“Quero agradecer ao governador Mauro Mendes, ao deputado Max Russi e ao deputado federal Juarez Costa. Para nós é uma alegria estar recebendo mais esse equipamento para o nosso município. Vai nos ajudar bastante”, comemorou o prefeito de Araguaiana, José Marra.

Leia mais:  Deputado Valdir Barranco apresenta projeto que cria Fundo Estadual de Saúde Mental

O prefeito de Gaúcha do Norte, Ari do Prado, também celebrou o recebimento da motoniveladora. “Quero agradecer demais ao nosso governador Mauro Mendes, ao nosso deputado Max Russi, que sempre dá uma força para a nossa cidade. É meu primeiro mandato, mas sempre tive uma boa relação com eles e acredito neles, eles fazem as coisas acontecerem”, declarou

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Processos sobre limites municipais iniciados na ALMT avançam para plebiscitos

Publicado

Dois processos de alteração de limites municipais conduzidos pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) avançaram nesta quinta-feira (13), com a aprovação, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), dos plebiscitos que ouvirão eleitores de Primavera do Leste, Poxoréu, Cotriguaçu e Colniza.

A consulta ocorrerá em 25 de outubro, juntamente com o segundo turno das Eleições Gerais de 2026. Poderão participar os eleitores regularmente inscritos nos quatro municípios e aptos a votar nas Eleições Gerais de 2026.

A decisão do TRE-MT dá continuidade aos trabalhos iniciados na ALMT pela Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades, que envolveram análise técnica, elaboração de Estudos de Viabilidade Municipal (EVM) e discussão das propostas. A convocação dos plebiscitos foi formalizada por meio de decretos legislativos publicados em 22 de julho.

Os resultados das consultas populares serão consolidados no âmbito da apuração das Eleições Gerais de 2026 e homologados pela Justiça Eleitoral. Caso as alterações territoriais sejam aprovadas, o processo retornará à Assembleia Legislativa, que deverá analisar projeto de lei para estabelecer os novos limites dos municípios envolvidos.

Leia mais:  ALMT aprova projeto em apoio aos Agentes de Saúde e de Endemias

Orientações – Em Primavera do Leste e Poxoréu, segundo o TRE-MT, a pergunta apresentada aos eleitores será: “Você é favorável ao desmembramento do Distrito de Nova Poxoréu do Município de Poxoréu e à sua incorporação ao Município de Primavera do Leste?”

Já em Cotriguaçu e Colniza, a pergunta será: “Você é favorável ao desmembramento das ‘Ilhas de Ocupação’ do Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu do Município de Colniza e à sua incorporação ao Município de Cotriguaçu?”.

Em ambos os casos, o eleitor poderá votar “sim” ou “não”, sendo os números 1 e 2 definidos por sorteio em sessão do Tribunal. Votos em branco e nulos não serão computados no resultado final.

Assim como nas eleições, a participação é obrigatória para eleitores maiores de 18 e menores de 70 anos e facultativa para analfabetos, pessoas com mais de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos.

Estudos de Viabilidade – Como parte do processo conduzido pela ALMT, foram elaborados os Estudos de Viabilidade Municipal referentes às duas propostas de alteração territorial. Os documentos analisam aspectos econômicos e fiscais, infraestrutura e prestação de serviços públicos, além de questões urbanísticas e sociais.

Leia mais:  Mutirão de cidadania chega à região do Pedra 90 e beneficia centenas de moradores

Os estudos sobre o distrito de Nova Poxoréu e sobre as Ilhas de Ocupação do Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu estão disponíveis para consulta no site da ALMT.

A realização dos plebiscitos segue as regras previstas na Lei Complementar nº 230/2026 e em normas estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana