Mato Grosso

Inscrições abertas para palestra sobre planejamento estratégico em Pontos de Cultura

Publicado

Selecionado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em edital da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), o Pontão de Cultura Lado a Lado está com inscrições abertas para a palestra “Planejamento Estratégico para Pontos de Cultura”, que será realizada na quinta-feira (16.4), às 18h30, com a professora, gestora executiva e mentora Mayara Dal’Berto. O encontro é online e gratuito, mediante inscrição pelo link AQUI.

A atividade integra o programa Trilhas Formativas, que prevê a realização de oito encontros ao longo do ano. O encontro terá formato de workshop prático, voltado a apoiar gestores e agentes culturais na organização de decisões do dia a dia, como priorização de ações, definição de estratégias e melhor direcionamento de esforços.

“O conceito é simples: todo Ponto de Cultura já faz escolhas o tempo todo, e isso já é planejamento. O desafio é evitar a dispersão e garantir mais impacto. A proposta é trazer clareza e direção para essas decisões”, explica Mayara.

A atividade busca contribuir para que os participantes desenvolvam um primeiro registro estruturado de planejamento, capaz de orientar ações e ampliar o impacto das iniciativas culturais em seus territórios.

Leia mais:  Bombeiros combatem incêndio em barracão em Várzea Grande

Mayara Dal’Berto é diretora de Gestão Estratégica do Instituto InRede, com mais de 16 anos de atuação em gestão, planejamento estratégico e desenvolvimento institucional. Ao longo de sua trajetória, atuou em instituições como Sesi Mato Grosso e Sesc Pantanal, liderando áreas estratégicas e projetos de grande porte.

Pontão de Cultura

O Pontão “Lado a Lado – Conexões que Transformam” é uma iniciativa do Instituto Inrede, que foi selecionado pela Secel para acompanhar e articular as atividades dos demais Pontos de Cultura de Mato Grosso.

O projeto oferece apoio jurídico, administrativo e contábil, além de trilhas formativas que contribuem para a estruturação e continuidade das ações culturais. As atividades contam com recursos de acessibilidade, incluindo intérprete de Libras.

Ao todo, o edital Pontão de Cultura contou com recursos de R$ 1,46 milhão da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), contemplando três instituições.

Serviço

Palestra “Planejamento Estratégico para Pontos de Cultura”
Data: quarta-feira (16.4)
Horário: 18h30 (MT)
Formato: online
Informações: (65) 99983-0571
Inscrições: neste link

Leia mais:  SES realiza simpósio sobre mortalidade materna em Rondonópolis

(Com informações da Assessoria)

Fonte: Governo MT – MT

publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate quatro incêndios florestais nesta terça-feira (13)

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combate, nesta terça-feira (13.10), quatro incêndios florestais registrados nos municípios de Água Boa, Nova Xavantina, Nossa Senhora do Livramento e Juruena.

Em todas as ocorrências, os bombeiros atuam de forma estratégica para conter o avanço das chamas, extinguir os incêndios, monitorar as áreas atingidas e proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente.

As operações contam, conforme a necessidade de cada ocorrência, com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil Estadual, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Militar. A atuação integrada das forças amplia a capacidade de resposta e fortalece o combate aos incêndios florestais em Mato Grosso.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 59 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme a última checagem realizada às 17h no Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde). Desse total, 39 focos foram registrados na Amazônia, 18 focos no Cerrado, e dois focos no Pantanal.

Em Terras Indígenas, foram identificados seis focos de calor, sendo quatro focos na Terra Indigena Parque do Xingu, em Querência, e dois focos na Terra Indigena Parabubure, em Campinápolis.

Leia mais:  SES realiza simpósio sobre mortalidade materna em Rondonópolis

É importante destacar que um foco de calor, isoladamente, não caracteriza um incêndio florestal. O foco de calor é um indicativo de uma área com temperatura elevada, detectada por satélites, que pode ou não estar associada à ocorrência de fogo. Já um incêndio florestal, em geral, é identificado pelo conjunto de diversos focos de calor concentrados em uma mesma área. No caso das terras indígenas, o combate aos incêndios deve ser realizado por órgãos do Governo Federal, uma vez que o Estado não possui autorização para atuar.

Fiscalização – Operação Infravermelho

O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento do uso irregular do fogo no âmbito da Operação Infravermelho. Esse monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Com o apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar, de forma antecipada, áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou na extinção de incêndios nos municípios de Água Boa, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Garças, Boa Esperança do Norte, Bom Jesus do Araguaia, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Colíder, Colniza, Dom Aquino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Guiratinga, Juara, Lambari D’Oeste, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Nazaré, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, União do Sul e Vila Rica.

Leia mais:  Polícia Civil recupera notebooks e prende autor de furto a empresa em Confresa

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, entre 1º de julho e 30 de novembro de 2026. Nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

O uso irregular do fogo pode configurar crime ambiental e está sujeito às penalidades previstas em lei. Além de ser proibida, a prática representa riscos à segurança pública, à saúde da população e ao meio ambiente. Casos de uso irregular do fogo, inclusive em áreas urbanas, devem ser denunciados pelos números 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 190 (Polícia Militar).

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana