Mato Grosso

Inscrições para Curso de Direção Defensiva do Detran-MT podem ser feitas a partir desta segunda-feira (7)

Publicado

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), por meio da Escola Pública de Trânsito, abriu o período de inscrições para o Curso de Direção Defensiva. Interessados têm de 07 a 13 de abril para se candidatar a uma vaga. Essa será a primeira turma do ano de 2025. O curso já está em sua 13ª edição.

A capacitação será gratuita e é destinada aos condutores de veículos habilitados. Serão disponibilizadas 200 vagas, sendo 160 vagas para condutores em geral e servidores públicos com autorização para condução de veículos oficiais; e 40 vagas para profissionais intérpretes de Libras.

A carga horária do curso é de 16 horas/aula para condutores em geral e profissionais intérpretes de libras e 20 horas/aula para servidores públicos com autorização para condução de veículos oficiais, e será realizado no período de 01 a 31 de maio, na modalidade de Ensino a Distância, pela plataforma virtual da escola: www.escola.detran.mt.gov.br.

Serão abordados temas como: educação no trânsito e direção defensiva; convívio social no trânsito; requisitos necessários ao condutor; condições de trânsito e vias de circulação; adversidades ambientais e prevenção de sinistros no trânsito.

Leia mais:  Projeto contemplado em edital da Secel digitaliza acervo de cineasta Xavante e preserva memória indígena em MT

Conforme a coordenadora da Escola Pública de Trânsito, Renata Freitas, o objetivo do curso é oportunizar reflexões sobre o cotidiano vivenciado no trânsito.

“Na perspectiva de que os condutores sejam capazes de adotar comportamentos seguros e responsáveis, por meio da prática de direção defensiva, de modo a contribuir para a promoção da segurança viária e para a redução do número de mortes e lesões no trânsito”, disse.

A inscrição pode ser feita através do link CLIQUE AQUI. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected]

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

Leia mais:  "Há 11 anos lutamos para sair do aluguel, agora vamos construir nossa família", afirma moradora de Nova Mutum

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Leia mais:  Governador anuncia delegada para chefiar Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana