Turismo

Interior de São Paulo terá maior tirolesa do mundo

Publicado

Interior de São Paulo terá maior tirolesa do mundo
DA REDAÇÃO

Interior de São Paulo terá maior tirolesa do mundo

Em 2025, Socorro , no interior de São Paulo , deve ganhar a maior tirolesa do mundo, com 3,4 km de extensão. A chamada Mega Tirolesa será instalada no Pico da Cascavel , a 1.230 metros acima do nível do mar, e irá lançar os visitantes a uma velocidade de 120 km/h em um percurso de três minutos.

A tirolesa terá um complexo de lazer e entretenimento nos pontos de partida e chegada. A estrutura inclui espaços gastronômico, kids e pet; lojas; balanço infinito; anfiteatro ao ar livre; e mirantes.

Pico da Cascavel, Socorro, São Paulo
O Pico da Cascavel é buscado para saltos de asa-delta e paraglider Astur Socorro/Divulgação

Um dos responsáveis pelo empreendimento é Cristiano Souza, do Mega Park Turismo de Aventura , que opera passeios de quadriciclo com parada em uma cachoeira no Parque de Aventura Monjolinho .

A empresa MSV Adventure também idealiza a tirolesa. Trata-se da mesma companhia que está por trás da segunda maior tirolesa do mundo, a Happy Valen , que cruza a cidade de Feliz , no Rio Grande do Sul , com 2,5 km.

Leia mais:  Setor de viagens corporativas fatura mais de R$ 1 bilhão no Brasil em setembro e projeta recorde de faturamento anual

Atualmente, o posto de maior tirolesa do mundo é de Jais Flight , nos Emirados Árabes . Com 2,8 km de extensão e e voos de 160 km/h, a atração sobrevoa o Golfo Árabe e picos montanhosos a partir do pico de Jebel Jais, o ponto mais alto do país.

Continua após a publicidade

Maior balanço do Brasil

Socorro já possui o maior balanço do Brasil, o Swing Rock , uma estrutura com 15 metros de altura, no Parque Pedra Bela Vista , em um precipício a 150 metros de altura. Até três pessoas podem embarcar por vez na atração com vista para o vale da Serra da Mantiqueira .

A cidade de Socorro

Localizada a cerca de 130 km da capital paulista, a cidade faz parte do Circuito das Águas Paulista e é conhecida por suas atividades de aventura. Em Socorro , é possível realizar rafting, boia cross, canoagem e stand up paddle, tirolesa, rapel, escalada, circuito de arvorismo…

Leia mais:  História e curiosidades sobre as Galeries Lafayette, em Paris

Leia tudo sobre São Paulo

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

  • Reserve hospedagem no Booking

  • Reserve seu voo

  • Reserve hospedagem no Airbnb

  • Ache um passeio na Civitatis

  • Alugue um carro

Publicidade

Fonte: Turismo

Comentários Facebook
publicidade

Turismo

Nova Ficha Digital de Hóspedes agiliza o check-in em mais 3.700 meios de hospedagem de todo o Brasil

Publicado

A nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato 100% digital já é uma realidade para os clientes de 3.773 meios de hospedagem de todo o Brasil, que passaram a ter de adotar integralmente o sistema a partir dessa segunda-feira (20/4).

Muito similar ao sistema usado no check-in de voos no país, a FNRH Digital, desenvolvida pelo Ministério do Turismo em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), permite o preenchimento antecipado e online de dados via Gov.Br.

Todo o processo em hotéis, pousadas, resorts e outros meios de hospedagem – que vem sendo implementado gradativamente desde novembro de 2025 – pode ser rapidamente concluído a partir da leitura de um QR Code, link compartilhado ou dispositivo oferecido pelo estabelecimento.

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, reforça benefícios da utilização do sistema eletrônico.

“A nova Ficha Digital de Hóspedes foca especialmente o hóspede, evitando filas desnecessárias no check-in e garantindo mais conforto e segurança. Além do grande avanço tecnológico e sim, isso significa eliminar o uso de papel, o que reforça ações do governo Lula voltadas à sustentabilidade. É mais um avanço para aumentar a contribuição do turismo ao desenvolvimento econômico e social do país, onde, com uma hotelaria mais moderna, mais pessoas vão ter chance de emprego e renda por meio do crescimento do setor”, apontou o ministro.

Leia mais:  Greve geral: 36 voos entre o Brasil e Argentina são cancelados

“Com a migração definitiva do setor, que está sendo amplamente orientada pelo Ministério do Turismo, estamos transformando a experiência tanto para o viajante quanto para o hoteleiro, que pode reduzir custos e aprimorar a gestão do seu negócio. Menos papel, mais agilidade e um turismo muito mais profissional”, acrescentou Gustavo Feliciano.

A adaptação do segmento à ferramenta avança principalmente nos estados de São Paulo (744), Minas Gerais (351), Rio de Janeiro (351), Santa Catarina (332) e Rio Grande do Sul (281).

Na região Nordeste, destaque para Bahia (242) e Ceará (212). Já no Centro-Oeste, Goiás já atinge 111 meios de hospedagem adequados, número que chega a 104 no Mato Grosso.

No Norte do país, por sua vez, a liderança é do Pará, com 70 adesões, e o Amazonas (60) ocupar em segundo lugar de empresas do ramo já enviam fichas em formato digital.

A transição para a FNRH Digital – que, no caso de hóspedes estrangeiros, não exigirá a necessidade de uma conta Gov.Br – é prevista na nova Lei Geral do Turismo, sancionada em 2024 pelo presidente Lula, e cumpre rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando que o tratamento de informações seja feito em ambiente criptografado e controlado.

ACOMPANHAMENTO – O Ministério do Turismo reitera que a modernização exige adaptações por parte dos 19.231 meios de hospedagem de todo o país regularmente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), independentemente de usarem sistemas de gestão próprios.

Leia mais:  COP30: Projeto inédito de embarcação movida a hidrogênio é apresentado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino

A pasta acompanha a adoção do modelo pelo setor, tendo inclusive ampliado o prazo de adesão de 19 de fevereiro último para esta segunda-feira.

Empreendimentos não adequados ainda poderão fazê-lo. Caso contrário, estarão sujeitos a processo administrativo, com direito à ampla defesa, e a penalidades legais previstas, como advertência e multa, conforme a gravidade da infração.

A fiscalização é exercida pelo Ministério do Turismo e também pode ser delegada a estados e municípios. O processo inicia-se com sensibilização e notificação.

A regularidade no envio da FNRH Digital está ligada à manutenção do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos); se o cadastro vencer, o envio é bloqueado, gerando inconformidade imediata e possíveis autos de infração.

ORIENTAÇÕES – O Ministério do Turismo vem orientando o setor quanto à transição para o novo sistema. O órgão tem organizado várias ações educativas, como um vídeo com as etapas do processo. Acesse clicando aqui.

O Ministério também criou uma página eletrônica de perguntas e respostas frequentes, onde é possível tirar dúvidas. Acesse clicando aqui.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana