Agro News

Irrigação Surge como Ferramenta Estratégica para Mitigar Desafios da Citricultura Brasileira em 2025

Publicado

Cenário Desafiador na Citricultura

O ano de 2025 tem se mostrado particularmente desafiador para a citricultura brasileira, segundo avaliação de Wagner Suavinha, especialista agronômico da Netafim, líder global em irrigação por gotejamento. O avanço do HLB (Greening), a oscilação nos preços da laranja e as variações climáticas pressionam a produtividade e a viabilidade econômica dos pomares no principal cinturão citrícola do país.

“Mesmo com a redução nas capturas do psilídeo, o número de plantas infectadas pelo HLB continua crescendo. O produtor precisa tomar decisões técnicas importantes para manter a viabilidade da lavoura”, afirma Suavinha.

Irrigação e Pacote Tecnológico para Pomares Infectados

Para pomares já afetados pelo HLB, a adoção de um pacote tecnológico robusto é essencial. Dentro desse pacote, a irrigação por gotejamento, associada à fertirrigação, atua como ferramenta estratégica para reduzir estresses abióticos, fornecendo água e nutrientes na medida certa e contribuindo para uma menor severidade da doença e maior produtividade.

Renovação de Pomares e Novas Fronteiras Citricultoras

Em áreas que exigem renovação de pomares ou implantação de novas plantações, a irrigação desempenha papel estratégico. Segundo Suavinha:

“Um pomar vigoroso e com desenvolvimento acelerado tem maior resiliência à infecção pelo HLB. Nas novas fronteiras citrícolas, muitas localizadas em regiões com menor índice pluviométrico, a irrigação é uma exigência técnica para o sucesso da cultura.”

Florescimento Precoce e Estresses Hídricos

A antecipação do florescimento em junho, provocada por chuvas fora do padrão, seguida de seca pós-floral, aumenta a importância da irrigação. Ela garante o pegamento dos frutos e ajuda a evitar quedas provocadas por estresses térmicos esperados para setembro e outubro.

Leia mais:  Açúcar recua no mercado interno e externo com início da safra 2026/27; etanol amplia perdas em abril
Mercado Ajustado e Pressão por Eficiência

No mercado, os preços da laranja caíram em relação ao ano anterior, após uma temporada de valores inflacionados. Apesar disso, estoques globais ainda são baixos e a safra atual permanece dentro da média histórica, o que pode levar a alguma recuperação nos preços.

Suavinha destaca que a redução do custo por caixa é diferencial competitivo:

“Com a irrigação, é possível antecipar a primeira colheita, aumentar a produtividade por hectare e diluir os custos de produção.”

Capilaridade Técnica e Suporte ao Produtor

A adoção crescente da irrigação na citricultura também depende da rede de suporte técnico. A Netafim mantém parcerias com distribuidores em todo o território nacional, garantindo atendimento ágil e soluções personalizadas para diferentes realidades de cultivo.

“Essa capilaridade permite levar conhecimento e soluções sob medida para cada produtor”, conclui Suavinha.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

Safra da Lagosta 2026: limite de captura, monitoramento e controle

Publicado

Os Ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA) e Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) publicaram a Portaria Interministerial MPA/MMA 56, DE 30 DE ABRIL DE 2026 que estabelece o limite de captura para a pesca da lagosta vermelha (Panulirus argus) e da lagosta verde (Panulirus laevicauda), e as medidas de monitoramento e controle dessa pesca para o ano de 2026 – além de alterar a Portaria nº 221/2021 da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Fica estabelecido o limite máximo de 6.192 toneladas para a pesca de ambas as espécies citadas acima, em todo o território nacional no ano de 2025 nas modalidades de permissionamento 5.1, 5.2, 5.3 e 5.4 da Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA nº 10/2011.

Atenção: esse limite máximo engloba a soma de captura das duas espécies.

Ainda, o tamanho mínimo para captura da lagosta vermelha é: 13 cm de comprimento da cauda e 7,5 cm de comprimento do cefalotórax, e da lagosta verde: 11 cm de comprimento da cauda e 6,5 cm de comprimento do cefalotórax. As lagostas somente poderão ser armazenadas a bordo, desembarcadas, transportadas e entregues às empresas pesqueiras se estiverem vivas.

Leia mais:  Protocolo Verde consolida padrão para soja amazônica enquanto moratória segue no STF

Monitoramento

O monitoramento do limite máximo de captura das lagostas será realizado por meio da “Declaração de entrada de lagosta em Empresa Pesqueira”, conforme oAnexo I da portaria.

A empresa pesqueira que adquirir lagosta deverá informar o recebimento da produção, por meio da declaração, em até 3 dias úteis, a contar da data constante na nota de produtor, nota fiscal de primeira venda ou da nota de entrada na empresa.

A declaração de entrada de lagosta deverá ser preenchida e enviada por meio de formulário eletrônico disponível no portal eletrônico oficial do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima no endereço https://lagosta.mma.gov.br.

Durante a temporada de pesca de 2025 para a captura das lagostas, será disponibilizado, no portal eletrônico do Ministério da Pesca e Aquicultura em: Menu principal > Assuntos > Pesca > Principais Recursos Pesqueiros > Lagosta, o painel de acompanhamento das capturas.

A captura será encerrada quando for atingido 95% do limite, com divulgação no portal eletrônico e redes sociais do MPA.

 

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Leia mais:  Preços do suíno e da carne registram alta em agosto, aponta Cepea

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana