Tribunal de Justiça de MT

Juci aproxima o cidadão dos Juizados Especiais por meio do atendimento virtual

Publicado

Sem sair de casa e com poucos cliques, o cidadão pode acessar informações e serviços dos Juizados Especiais de Mato Grosso. Isso é possível por meio da assistente virtual Juci, chatbot da Central de Atendimento Unificado do Juizado Especial do TJMT, criada para tornar o atendimento mais ágil, simples e acessível à população.

Disponível no endereço https://servicosjuizados.tjmt.jus.br/, no ícone de conversa localizado no canto inferior direito da tela, a Juci orienta usuários sobre procedimentos, esclarece dúvidas frequentes e permite o acompanhamento de demandas relacionadas aos Juizados Especiais. O atendimento é intuitivo e pensado para facilitar a comunicação, mesmo para quem não tem familiaridade com termos jurídicos.

A ferramenta funciona como um canal oficial de atendimento, oferecendo praticidade e eliminando a necessidade de deslocamento até as unidades judiciais para resolver questões simples. O serviço pode ser acessado a qualquer momento, ampliando o alcance do atendimento e otimizando o tempo do cidadão.

Com a implantação da assistente virtual, o TJMT reforça o compromisso com a modernização do Judiciário e com a ampliação do acesso à Justiça, aproximando os serviços judiciais da sociedade por meio da tecnologia.

Leia mais:  Comitê de Equidade Racial leva mensagem de inclusão e representatividade à Corrida do Judiciário

Autor: Roberta Penha

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Tribunal de Justiça de MT

Judiciário e UFR unem forças em evento para combater a violência nas escolas

Publicado

Arte do evento No próximo dia 18 de junho, das 18h30 às 22h, o Anfiteatro da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) será o ponto de encontro de uma cooperação estratégica para o cenário educacional e jurídico regional. O evento “Diálogos Acadêmicos – Educação Jurídica no Ensino Fundamental e Médio como Instrumento de Prevenção e Enfrentamento da Violência nas Escolas” vai reunir representantes do Judiciário, do curso de Direito da UFR, magistrados(as) do Grupo de Estudos da Magistratura do Estado (Gemam), de órgãos públicos e da sociedade civil para propor soluções imediatas e de impacto real contra a violência nas salas de aula.

Clique neste link para efetuar sua inscrição.

A iniciativa tem como objetivo central identificar, analisar e enfrentar problemas sociais concretos relacionados à violação de direitos na região sul de Mato Grosso, por meio da criação de um espaço qualificado de diálogo institucional e construção de soluções jurídicas efetivas. O encontro adotará a metodologia de Problem-Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas) para estruturar um ambiente de debate resolutivo. Nessa dinâmica, a sociedade civil apresenta as demandas reais das escolas, a magistratura delimita as balizas e os marcos normativos, e a universidade atua propondo soluções práticas construídas por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

Leia mais:  Desligamento de energia elétrica afeta atendimentos de comarcas da região norte

O evento contará com a participação de diversas autoridades, como o desembargador Márcio Vidal (diretor-geral da Esmagis-MT); a coordenadora do Gemam, juíza Alethea Assunção Santos; a responsável pela fundamentação constitucional do evento, juíza Aline Luciane Ribeiro Viana Quinto Bissoni; a reitora da UFR, Analy Castilho Polizel de Souza; Prof. Dr. Anderson Nogueira Oliveira (coordenador de Direito da UFR) e Sophia Baptistella (presidente da LegalTech Jr. e idealizadora do projeto de Lei).


Episódios de violência e déficit de confiança

Para esta edição, os debates serão balizados por dados científicos preocupantes obtidos em uma pesquisa de campo realizada com 724 estudantes de Rondonópolis. O diagnóstico revelou não apenas a recorrência de episódios de violência, como bullying e cyberbullying, mas também um grave déficit de confiança dos alunos em relação aos canais tradicionais de denúncia, como familiares, professores e órgãos públicos.

Na oportunidade, o Curso de Direito da UFR apresentará, durante a programação, o aplicativo Alertia, desenvolvido por docentes e discentes como desdobramento do projeto de extensão “Noções de Direito nas Escolas” — iniciativa que já havia impactado mais de mil estudantes e que inspirou a criação da Lei Municipal nº 14.301/2025.

Leia mais:  Esmagis-MT debaterá Direito Ambiental com especialistas de renome internacional

O dispositivo funcionará como uma plataforma segura de recepção de denúncias escolares, permitindo a coleta estruturada de informações, a produção de elementos probatórios, o encaminhamento rápido às autoridades competentes e a viabilização de mecanismos de mediação extrajudicial de conflitos dentro das próprias unidades de ensino.

O evento tem capacidade para 200 pessoas.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.

Autor: Lígia Saito

Fotografo:

Departamento: Assessoria de Comunicação da Esmagis – MT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana