Casados há cinco anos, o consultor de serviços Jackson William Claudiano dos Santos e a professora Gisele de Souza saíram do aluguel e, após receberem do Governo de Mato Grosso as chaves da casa nova, planejam aumentar a família. Eles estão entre os 75 beneficiados com imóvel no Residencial São Tarcísio, em Juína, pelo programa SER Família Habitação, idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes.
“Eu e minha esposa estamos muito felizes por receber essa casa. Estamos realizando o sonho da casa própria. Com esse incentivo do Governo, a gente teve esse privilégio. Só temos a agradecer. Agora é lutar para aumentar a família”, afirmou Jackson. Casa foi adquirida na modalidade entrada facilitada – Foto: Caroline Rodrigues/MT Par
A moradia foi adquirida na modalidade Entrada Facilitada, em que o Governo do Estado oferece subsídio de até R$ 20 mil para cada família.
Agora, sem ter que pagar aluguel, o casal afirmou que a renda da família vai melhorar e a ideia é fazer uma poupança.
“Estamos realizando o sonho da nossa família”, destacou Gisele.
Até o momento já são mais de 12 mil unidades habitacionais contratadas pelo programa SER Família.
“O programa SER Família Habitação tem sido muito importante para melhorar a qualidade de vida das famílias, proporcionando moradia e esperança. Não há nada mais importante do que ter um lar e esse projeto realizado com muita dedicação está concretizando os sonhos de muita gente. Esse projeto nasceu em meu coração, e sou grata pelo Governo do Estado ter abraçado essa ideia”, afirmou a primeira-dama Virginia Mendes.
O programa
O SER Família Habitação oferece um subsídio para a entrada e facilita significativamente o processo para os beneficiários que muitas vezes não conseguem comprar um imóvel porque não tem o valor da entrada.
Esse valor pode ser complementado com outros subsídios, como os do programa federal Minha Casa, Minha Vida, além de ser potencialmente aumentado com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), conforme os critérios estabelecidos pela Caixa Econômica Federal (CEF).
O programa é direcionado a famílias com renda entre dois salários mínimos e R$ 8 mil, que não possuem imóvel próprio. Atualmente, existem mais de 10 mil unidades habitacionais credenciadas em Mato Grosso nessa categoria.
Interessados devem se cadastrar no Sistema de Habitação do Estado de Mato Grosso (SihabMT), acessível através do site da MT Par. Após o cadastro, o sistema indica os empreendimentos disponíveis na região selecionada, permitindo ao usuário expressar interesse e obter o Comprovante de Cadastro de Interesse (CCI). Com o CCI em mãos, o próximo passo é procurar uma construtora para prosseguir com a compra. O processo inclui quatro etapas essenciais: cadastro no SihabMT, manifestação de interesse, impressão do CCI e contato com a construtora.
O SER Família Habitação é estruturado em quatro faixas de renda: a faixa 0 para famílias sem renda, inscritas no CadÚnico; faixa 1 para renda até R$ 2.640; faixa 2 para rendimentos brutos familiares de R$ 2.640 a R$ 4.4 mil; e faixa 3 para rendas mensais de R$ 4.4 mil a R$ 8 mil. Enquanto as faixas 1, 2 e 3 são elegíveis para a modalidade “Entrada Facilitada”, a faixa 0 é atendida por meio da doação de casas, projeto gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
A Desenvolve MT reuniu as principais dúvidas de empreendedores sobre o processo de solicitação de crédito, documentos exigidos, tipos de garantias e liberação de recursos. A instituição oferece linhas de financiamento para fomentar o desenvolvimento de negócios em todo o Estado e preparou respostas objetivas para facilitar o entendimento de quem busca apoio financeiro.
Durante o processo de solicitação, é importante destacar que a Desenvolve MT não realiza nenhuma cobrança para a análise ou solicitação de crédito. O processo é totalmente digital, sem intermediário, e pode ser solicitado no site – clique aqui para acessar.
Confira as perguntas e respostas a seguir que podem servir de orientação na hora de solicitar o financiamento:
Quais documentos são necessários para solicitar o financiamento?
Para a análise inicial do processo, é exigido o faturamento fiscal da empresa e os documentos pessoais do empresário, conforme listados abaixo. Os demais podem ser apresentados após a aprovação na análise de crédito.
DOCUMENTOS DA EMPRESA:
Documento de constituição da empresa (Contrato social ou similar);
Comprovante de endereço comercial, obrigatoriamente em nome da empresa;
Faturamento fiscal: PGDAS (para optantes pelo Simples Nacional) ou ECF (para não optantes) ou Declaração de Faturamento (Para empresas em implantação ou com menos de 12 meses de atividade);
*Caso sua atividade necessite de alguma licença, a mesma será solicitada após a aprovação do crédito.
DOCUMENTOS DO(S) EMPRESÁRIO(S):
Documento pessoal com foto (RG/CPF), CNH válida ou Carteira de Trabalho;
Comprovante de endereço residencial em nome do sócio ou do cônjuge;
Comprovante de renda: IRPF do último exercício, pró-labore, Holerite (últimos 3 meses) ou declaração de renda (veja modelo de declaração);
Comprovante de estado civil (se for o caso);
Documentos do cônjuge (se for o caso).
*Esses documentos são obrigatórios na etapa final, durante a formalização do contrato.
Como é feita a liberação do financiamento? E o capital de giro?
Nas linhas de crédito da Desenvolve MT, até 30% do valor pode ser liberado como capital de giro, depositado diretamente na conta da empresa. O restante — no mínimo 70% — é destinado para investimentos, com pagamento feito diretamente ao fornecedor mediante apresentação de nota fiscal.
Solicitei meu crédito, como fico sabendo se a minha proposta foi aprovada?
A Desenvolve MT envia uma mensagem no endereço eletrônico cadastrado informando sobre a aprovação do crédito, incluindo valores, condições e próximos passos a serem seguidos.
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