Nacional

Luiz Marinho abre a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho em Minas Gerais

Publicado

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, abre, na próxima terça-feira, 18 de novembro de 2025, em Belo Horizonte (MG), a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT). O evento acontecerá das 8h às 18h, no Auditório do SESC Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046 – Centro), reunindo representantes de trabalhadores, empregadores e governo para discutir os desafios e as perspectivas do mundo do trabalho e elaborar propostas que serão encaminhadas à etapa nacional, prevista para março de 2026, em São Paulo.

A II CNT é um espaço tripartite, paritário e democrático, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que busca construir coletivamente diretrizes voltadas à promoção do trabalho decente e ao fortalecimento do diálogo social em todo o país.

O Diagnóstico do Trabalho Decente em Minas Gerais aponta avanços relevantes nos indicadores do mercado de trabalho. O estado registra taxa de desocupação de 4%, uma das mais baixas do país, e nível de formalização de 63,5% dos trabalhadores ocupados. O rendimento médio é de R$ 3.211, equivalente a 2,1 salários-mínimos, e 68,5% dos trabalhadores contribuem para a Previdência Social. Apesar dos bons resultados, persistem desafios relacionados à desigualdade de gênero e raça, à inserção de jovens e pessoas com deficiência e à eliminação do trabalho infantil e forçado.

Leia mais:  Inscrições abertas para curso gratuito de português para imigrantes em Mato Grosso do Sul

Para o superintendente regional do Trabalho em Minas Gerais, Carlos Calazans, a conferência representa um momento estratégico de escuta e construção coletiva. “Minas Gerais tem indicadores positivos de emprego e formalização, mas ainda há desafios importantes a enfrentar. A II Conferência é uma oportunidade para ampliar o diálogo social e transformar os avanços em políticas públicas que promovam um trabalho mais digno, seguro e inclusivo”, destacou.

Confira aqui o diagnóstico do Trabalho Decente em Minas Gerais

https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/assuntos/conferencia-nacional-do-trabalho/documento-base-e-diagnosticos/relatorio-minas-gerais.pdf

Etapa Minas Gerais II CNT

📅 Data: 18 de novembro de 2025
⏰ Horário: 8h às 18h
📍 Local: Auditório do SESC Palladium – Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro – Belo Horizonte/MG

➡️ Mais informações: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/assuntos/conferencia-nacional-do-trabalho/conferencia-nacional-do-trabalho-cnt

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Marinho recebe nova direção da Confenen para fortalecer diálogo sobre trabalho e qualificação

Publicado

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recebeu nesta quinta-feira (28) representantes da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen) para uma reunião voltada ao fortalecimento do diálogo institucional sobre questões trabalhistas relacionadas ao setor de ensino privado.

Durante o encontro, também foi apresentada a nova gestão da entidade. A presidente da Confenen, Elizabeth Guedes, destacou o interesse da confederação em ampliar a aproximação com o Ministério do Trabalho e Emprego e contribuir na implementação de políticas públicas voltadas à qualificação dos trabalhadores.

O ministro afirmou que o ministério mantém as portas abertas para o debate e para iniciativas que contribuam com a qualificação profissional, a valorização dos trabalhadores e o fortalecimento dos diversos setores da economia.

A reunião reforçou a importância do diálogo entre o governo federal e as entidades representativas de empregadores para a construção de iniciativas que promovam melhores condições de trabalho, qualificação profissional e desenvolvimento do setor educacional no país.

Esteve também presente na reunião, diretor da Confenen, Guilherme Isensee Andrade, a diretora do departamento de Qualificação Social e Profissional, Cristina Kavalkievicz, e o consultor jurídico, Ricardo Panquestor (ambos do MTE).

Leia mais:  MTE celebra o Dia Nacional da Economia Solidária com programação especial nesta segunda-feira (15)

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana