Cuiabá

Mais de 100 idosos do Projeto “Vida Plena” visitam o Aquário Museu do Rio

Publicado

O Complexo Turístico do Aquário Municipal Justino Malheiros e o Museu do Rio Cuiabá, ambos localizados no bairro Porto, receberam nesta semana 100 idosos do projeto “Vida Plena” da Legião da Boa Vontade (LBV), que atende pessoas a partir de 60 anos na capital. As visitas aconteceram na terça-feira (24) e quinta-feira (27), nos períodos matutino e vespertino.

As visitas agendadas no Aquário Municipal são realizadas pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur).

Com entrada gratuita por determinação do prefeito Abilio Brunini, o aquário abriga cerca de dois mil peixes de 22 espécies provenientes dos biomas Amazônia, Pantanal, Cerrado, Nobres e dos afluentes do Rio Cuiabá.

Os idosos também fizeram um tour pelo Museu do Rio, onde observaram o artesanato cuiabano, as peças de arte sacra e a exposições fotográficas que retratam a história de Cuiabá.

Segundo o gestor social da LBV, Júnio Alcântara, a visita ao aquário foi uma escolha dos idosos que integram o projeto voltado para a convivência e o fortalecimento de vínculos, desenvolvido pela instituição em mais de 80 cidades do país. Ele afirmou que os dois grupos do projeto que visitaram o espaço na terça-feira (25) e quinta-feira (27) se sentiram felizes e acolhidos no local.

Leia mais:  Câmara de Cuiabá convoca suplentes após Justiça permitir acesso formal à decisão que afastou vereadores

“Hoje, temos um total de 100 idosos que participam do serviço e, dentro das propostas sociais e educativas que a LBV desenvolve, estamos realizando essa visita ao aquário Municipal. Esta atividade faz parte do projeto de escolha deles neste mês, que é conhecer o território e o ambiente onde vivem. Para a instituição, é muito importante essa parceria com a Secretaria de Turismo e com vários outros parceiros que tornaram esse passeio possível. Senti a alegria de cada um deles ao compartilharem suas histórias”, afirmou Júnio.

Durante a visita ao Museu do Rio, os idosos relembraram a história de Cuiabá ao verem a exposição de fotos, identificando momentos como a chegada de familiares para trabalhar na usina. “Achei maravilhoso, um espaço muito lindo. Muitas lembranças da infância e da vivência aqui em Cuiabá”, disse dona Francinei Correia, de 66 anos.

Para dona Guimar Ferreira, moradora há 35 anos do bairro Carumbé, que não conhecia o local, a experiência ao lado dos amigos foi especial. “Como estou frequentando a LBV e surgiu esse passeio, eu falei: ‘Quero ir para conhecer’. Estou adorando. Eu, que não tenho com quem sair, fiquei muito feliz. Para ir ao banco ou fazer compras, vou sozinha, mas passear sozinha é sem graça. Eu gosto de companhia”, comentou.

Leia mais:  Vereadores plantam ipês e apoiam reflorestamento urbano em Cuiabá

Maria Socorro destacou a experiência como “única e maravilhosa”. Segundo ela, que visitou o espaço há 10 anos, o local está “muito bem cuidado e muito legal” em sua percepção atual.

A assistente social da LBV, Elisene Santos, ressaltou que o projeto evidencia as possibilidades que o território de Cuiabá oferece, como espaços culturais, de lazer e de participação social.

“Trabalhamos com os idosos a formação do pensamento crítico. Então, quando decidimos trazê-los ao aquário, sugerimos que observassem, além da beleza, tudo aquilo que pode contribuir para melhorar a qualidade de vida. Fomos muito bem acolhidos aqui. A equipe de apoio e a gestão do espaço de turismo nos receberam com muita atenção e agradecemos essa receptividade”, concluiu Elisene Santos.

#PraCegoVer

A matéria é ilustrada com uma foto dos idosos pousando na frente do aquário. Abaixo tem uma galeria de fotos mostrando os momentos especais vividos pelo grupo de visitante.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Secretária vistoria UPA Morada do Ouro e inicia planejamento de reforma para ampliar atendimentos

Publicado

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Deisi Bocalon, realizou na manhã desta quarta-feira (22) uma visita técnica à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro, localizada na região Norte da capital. A ação teve como objetivo principal levantar demandas estruturais, alinhar intervenções e iniciar o planejamento de um projeto de reforma na unidade.

Gerenciada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a unidade é vinculada à Secretaria Adjunta de Atenção Secundária e desempenha papel estratégico no atendimento de urgência e emergência da população.

Durante a vistoria, foram avaliados pontos prioritários que deverão ser contemplados no projeto de melhoria, entre eles a reestruturação de banheiros, substituição de portas, pintura geral, reforço na limpeza e instalação de exaustores, visando melhorar as condições de atendimento e o conforto de pacientes e profissionais.

“Estamos aqui para ouvir a equipe, entender de perto as necessidades da unidade e avançar com um projeto de reforma que garanta mais dignidade no atendimento à população e melhores condições de trabalho para os nossos servidores. Sabemos da alta demanda e queremos oferecer uma estrutura cada vez mais adequada”, destacou a secretária Deisi Bocalon.

Leia mais:  Prefeitura alerta para vacinação contra meningite e reforça imunização em 72 USFs

A UPA Morada do Ouro registra, diariamente, uma média de 400 atendimentos. A unidade conta com sete médicos de plantão, sendo dois pediatras e cinco clínicos gerais, além de profissionais que atuam no box de emergência e médicos visitadores, assegurando assistência contínua. A escala segue os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, garantindo cobertura compatível com a demanda.

Além disso, a unidade dispõe de dois dentistas de plantão, ampliando o atendimento em saúde bucal de urgência. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município enfrenta um período de alto fluxo nas unidades, sendo que, nesta data, a UPA Morada do Ouro concentra o maior número de pacientes em atendimento.

O secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonsa, que também acompanhou a visita, reforçou a importância da iniciativa para a qualificação da rede.

“Essa visita técnica é fundamental para que possamos planejar intervenções assertivas. Estamos trabalhando para estruturar melhorias que impactem diretamente na assistência, garantindo mais eficiência no atendimento e melhores condições para as equipes que atuam na linha de frente”, afirmou Odair Mendonsa.

Leia mais:  Prefeitura divulga cronograma de pagamentos da Secretaria Municipal de Saúde

O atendimento na unidade segue o protocolo de classificação de risco, adotado em todas as unidades de urgência e emergência. Pacientes identificados com pulseira amarela são considerados prioritários e atendidos com maior agilidade. Já os casos classificados com pulseira verde são de menor urgência, sem risco imediato de morte, podendo aguardar mais tempo, conforme a gravidade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana