Agro News

Mapa participa de evento vinculado à COP30 sobre governança, cadeias e rastreabilidade na nova economia climática

Publicado

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) marcou presença em um dos eventos vinculados à COP30 que discutiu “Governança, Cadeias e Rastreabilidade: Transparência como Valor na Nova Economia Climática”. O encontro foi realizado na Casa Cubo Elephant Coworking, neste domingo (16), pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), e reuniu representantes do setor público e privado.

O auditor fiscal agropecuário do Mapa, Luís Rangel, apresentou as políticas públicas da Pasta alinhadas à nova economia climática, por meio da contabilidade nacional agregada, com os dados do setor privado. 

Ele citou, por exemplo, o Plano ABC+que incentiva práticas de produção sustentável e tecnologias de baixa emissão de carbono; o Programa Caminho Verde Brasil, que estimula investimentos em iniciativas ambientais e mecanismos de remuneração por serviços ecossistêmicos; e a evolução dos Planos Safra, que têm ampliado linhas de crédito voltadas para sistemas produtivos mais sustentáveis. 

O painel também contou com representantes do setor financeiro, da indústria e de outras instituições, que discutiram a importância da transparência, da governança e da rastreabilidade para o fortalecimento da nova economia climática.

Leia mais:  Rondônia lança hoje a 12ª Rondônia Rural Show Internacional e a 6ª RondoLeite

Informações à imprensa
[email protected]

 

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

Exportações de café do Brasil devem bater recorde em 2026/27, projeta Eisa

Publicado

As exportações brasileiras de café devem atingir um novo recorde na safra 2026/27 (julho a junho), impulsionadas pela expectativa de uma colheita considerada a maior da história do país. A projeção é do diretor comercial da exportadora Eisa, uma das maiores do setor global.

O cenário positivo é sustentado pelo avanço da colheita atual e pela perspectiva de forte disponibilidade de grãos nos próximos meses, o que deve ampliar os embarques e reforçar a posição do Brasil como líder mundial na produção e exportação de café.

Safra recorde deve impulsionar volume exportado

Segundo o diretor comercial da Eisa, Carlos Santana, o país vive um momento de forte otimismo no setor.

“Estamos bastante otimistas. Muito provavelmente o Brasil vai ter a maior safra da história. E isso rapidamente a gente vai começar a ver nos embarques, talvez em julho ou agosto”, afirmou durante o Seminário Internacional do Café, em Santos.

A avaliação é de que o aumento da oferta deve se refletir de forma mais intensa ao longo da safra 2026/27, com potencial de recorde nas exportações brasileiras.

Leia mais:  Rondônia lança hoje a 12ª Rondônia Rural Show Internacional e a 6ª RondoLeite
Colheita avança e já sinaliza safra robusta

O Brasil, maior produtor e exportador global de café, já iniciou a colheita da safra 2026/27, com cerca de 5% da produção colhida até o momento.

O destaque inicial fica para o café canéfora (robusta e conilon), com avanço dos trabalhos principalmente em Rondônia e no Espírito Santo, regiões que tradicionalmente antecipam a colheita em relação ao café arábica.

Estoques globais baixos podem ampliar demanda por café brasileiro

De acordo com o setor exportador, a entrada da nova safra brasileira deve contribuir para a recomposição dos estoques globais, que atualmente se encontram em níveis reduzidos.

Esse movimento tende a favorecer a demanda pelo café brasileiro nos próximos meses, com expectativa de embarques mais fortes especialmente no segundo semestre de 2026.

A combinação entre alta produção, recomposição de estoques e demanda internacional aquecida deve sustentar um cenário positivo para as exportações, com possibilidade de “surpresas positivas” no desempenho do país no mercado global.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Leia mais:  Mercado do trigo em 2025: oferta global amplia pressão sobre preços, diz relatório do Itaú BBA

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana