Educação

MEC anuncia mais investimentos para cursinhos populares

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O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana, anuncia neste sábado, 18 de outubro, a publicação de novo edital da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). O documento, que deve ser publicado em dezembro, prevê o apoio para até 500 cursinhos populares em todo o país em 2026, com investimento estimado de R$ 108 milhões. O anúncio acontece durante aulão de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes de cursinhos populares, em São Bernardo do Campo (SP). 

Com o novo edital, o Ministério da Educação (MEC) pretende expandir a rede e fortalecer a estrutura de apoio técnico, garantindo mais oportunidades para estudantes socialmente desfavorecidos e consolidando a CPOP como política permanente de equidade educacional. A política é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC. 

Instituída pelo Decreto nº 12.410/2025, a CPOP articula-se a outros programas e ações do Governo do Brasil, fortalecendo as trajetórias educacionais do segmento juvenil da população em vulnerabilidade socioeconômica, que hoje tem a oportunidade de receber o Pé-de-Meia para permanência e conclusão do ensino médio, por exemplo. Também estimula a participação em outros programas do MEC, como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é porta de entrada para a educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – no qual se insere a Lei de Cotas –, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), incentivando a inclusão educacional.  

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Em seu primeiro edital, o programa selecionou 384 cursinhos, beneficiando mais de 12,1 mil estudantes em todas as regiões do país, com investimento de R$ 74 milhões. Cada cursinho contemplado recebeu até R$ 163,2 mil para o pagamento de professores, coordenadores e apoio técnico-administrativo, incluindo auxílio-permanência de R$ 200 mensais para até 40 alunos por unidade. 

Aulão Os aulões de cursinhos populares são encontros que reúnem estudantes, educadores, coordenadores e convidados. É uma prática de educação popular que reafirma a indissociabilidade entre a educação escolar e a formação para cidadania como preparação dos alunos para acesso à universidade. Em geral, sua realização ocorre aos sábados, tendo em vista que o público é majoritariamente composto de estudantes trabalhadores, e em espaços de universidades públicas. As atividades integram debates aos componentes curriculares do Enem. 

O evento deste sábado (18) será composto por duas aulas, de física e redação, ministradas pela professora Sônia Guimarães, primeira mulher negra doutora em Física a lecionar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); e pela professora Lívia Eduarda, do cursinho popular Professora Clarice, em Salvador; além de intervenções conduzidas por autoridades do Governo do Brasil. 

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CPOP A Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) tem como propósito oferecer suporte técnico e financeiro para a preparação de estudantes da rede pública socialmente desfavorecidos que buscam ingressar na educação superior por meio do Enem. Para isso, o programa atua no fortalecimento dos cursinhos pré-vestibulares populares e comunitários, fornecendo orientações específicas para o Enem, auxiliando na estruturação e implementação de ações de formação. O objetivo é ampliar as chances de acesso dos estudantes à educação superior e estimular o interesse dos jovens pelo exame, contribuindo para a ocupação de vagas em cursos de graduação. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi 

Fonte: Ministério da Educação

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Educação

Lançados cursos de trilha formativa do ensino médio

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O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta sexta-feira, 17 de outubro, quatro cursos que compõem a trilha formativa da Política Nacional de Ensino Médio (Pnaem), disponíveis na plataforma Avamec: Mais Matemática e suas Tecnologias; Mais Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Mais Linguagens e suas Tecnologias; e Mais Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Estruturado para docentes, técnicos, gestores e futuros professores, os cursos fundamentam-se na autonomia e na laicidade do ensino, no pluralismo de ideias e na superação de preconceitos e desigualdades de ordem social, étnico-racial, de gênero, sexualidade, deficiência, linguagem ou religião.

O primeiro curso da trilha formativa da Pnaem, nomeado Mais Ensino Médio e lançado em julho, traz um desenho de currículo em espiral como estratégia para a formação continuada, evitando repetições exaustivas de conteúdos já conhecidos pelos docentes e privilegiando a atualização e o aprofundamento crítico, a partir de metodologias de reconhecimento, intervenção produtiva e estudos de caso.

Nos dias 21 e 22 de outubro, às 10h, o MEC finalizará uma série de três webinários de divulgação e fortalecimento da adesão aos cursos. Especialistas e gestores da Secretaria de Educação Básica (SEB) apresentarão os cursos, oferecendo orientações práticas para professores, coordenadores e gestores educacionais. Os webinários serão transmitidos no canal do MEC do YouTube.

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Expo Rieh – O anúncio foi realizado em Maceió, durante o encerramento da 2ª Expo Rieh, evento da Rede de Inovação para Educação Híbrida (Rieh) que aconteceu em paralelo com o 1º Encontro Presencial da Rede de Apoio à Implementação da Política Nacional de Ensino Médio nos territórios (REM). As iniciativas, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), buscam promover a implementação de estratégias de educação híbrida no ensino médio pelas redes de ensino do país.

Representantes da Secretaria de Educação Básica do MEC (SEB), da Ufal e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação participaram da mesa de encerramento do evento. A diretora de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, Rita Esther Luna, destacou ainda “o papel fundamental do regime de colaboração entre os entes no processo sistêmico de formação continuada dos professores de ensino médio”.

A coordenadora-geral de Ensino Médio, Valdirene Alves, lembrou que, para ajudar estados e municípios, a pasta elaborou também o Caderno de Orientações para Implementação dos Itinerários Formativos de Aprofundamento (IFA), em parceria com o Conselho Nacional de Educação (CNE). O Caderno, publicado em outubro de 2025, visa oferecer apoio técnico à implementação dos itinerários formativos de aprofundamento e à construção dos currículos em cada território escolar, por meio de materiais de apoio, exemplos práticos e referências técnicas.

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Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB

Fonte: Ministério da Educação

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