Educação

MEC lança Mulheres Mil: o documentário

Publicado

O Ministério da Educação (MEC) apresentou, nesta quarta-feira, 25 de março, no evento Educação pelo Fim da Violência, em Brasília (DF), a produção audiovisual Mulheres Mil: o documentário. O filme, realizado em parceria com o Instituto Federal Baiano, retrata o impacto do programa Mulheres Mil, do Governo do Brasil, na vida de cinco mulheres, de suas famílias e da comunidade. Está disponível no canal do MEC no YouTube e estreia no Canal Educação, a TV do MEC, nesta sexta-feira, 27 de março, às 19h30.

“O Mulheres Mil não é apenas um investimento, ele conta com a determinação e a insistência de levar esse programa à frente, com estratégias de convencimento e insistência por parte dos institutos federais. Quando assistimos a esse documentário, vemos que todo esse trabalho vale a pena, porque vocês [mulheres que fizeram os cursos] valem a pena”, afirmou o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli. 

Roteiro – O filme, com duração de 26 minutos, reúne histórias reais de superação feminina e contempla histórias de mulheres que foram capacitadas em cursos de qualificação profissional do Mulheres Mil nas seguintes instituições: Instituto Federal Catarinense, Instituto Federal de Goiás, Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba, Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional do Espírito Santo e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas. 

Leia mais:  UFF é destaque global em prêmio internacional de sustentabilidade

Uma das personagens retratadas no documentário, Tuany Leão, que concluiu o curso de educadora infantil em território capixaba, garante que a formação profissional gratuita ofertada pelo Estado lhe permitiu ter sonhos maiores e alçar voos mais altos. “Eu já trabalhava na área de gastronomia, mas não era formada ainda, essa conquista era só um sonho. No Mulheres Mil concluí a formação de cuidadora infantil, depois me especializei no cuidado com crianças especiais. Hoje eu estou fazendo uma pós-graduação em alimentação escolar e tenho planos de ir além, acredito que no futuro vou atuar como educadora social”, disse a egressa. 

A produção evidencia o papel da educação como ferramenta de transformação e reforça a importância de ampliar o debate sobre autonomia, oportunidades e direitos das mulheres, apresentando trajetórias de vulnerabilidade e reconstrução de vidas por meio da educação profissional. 

Mais do que apresentar uma política pública, o documentário mergulha nas histórias pessoais dessas mulheres, revelando percursos marcados por dificuldades, enfrentamento à violência e mudanças de trajetórias profissionais. Os relatos mostram como oportunidades de formação podem se tornar caminhos concretos de autonomia e transformação social. 

Documentário – A produção foi realizada pelo diretor e roteirista Vinícius Almeida, pela jornalista e documentarista Cristina Mascarenhas e pelo diretor de fotografia e colorista Glauco Neves. A equipe de profissionais do Instituto Federal Baiano assina direção, roteiro, fotografia, montagem e videografismo do projeto, que tem a produção executiva do jornalista Felipe De Angelis e da professora Marcela Paes, ambos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.  

Leia mais:  PNLD assegura distribuição de livros em braille para alunos cegos

Mulheres Mil – O programa Mulheres Mil é uma iniciativa do MEC que visa garantir o direito à educação profissional e tecnológica para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica que tiveram negado o acesso à escola, ao conhecimento e à tecnologia ao longo de suas vidas. Utilizando uma metodologia de ensino diferenciada, o programa alia educação, cidadania e desenvolvimento sustentável.  

De 2023 a 2025, o Mulheres Mil já investiu, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), R$ 216,1 milhões do MEC e ofertou mais de 127 mil vagas em mais de 520 municípios brasileiros. 

Serviço: 

Mulheres Mil
Estreia: sexta-feira (27/3), às 19h30; 
Reprises: 
Sexta (27/3), às 22h;
Madrugada de sexta para sábado (27 para 28/3), 01h;
Domingo (29/3), 17h30;
Segunda (30/3), 13h15 e 20h45;
Quarta (1/4), 12h30. 

Onde assistir: sintonizando na TV, pelo Canal Educação no YouTube ou pelo canal do MEC no YouTube

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do IF Baiano 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
publicidade

Educação

Jordânia é o 75º país a aderir ao Programa de Estudantes-Convênio

Publicado

O Ministério da Educação (MEC) recebeu, na quinta-feira, 16 de abril, a visita do embaixador da Jordânia no Brasil, Maen Masadeh em um encontro que formalizou a intenção do país em participar do Programa de Estudantes-Convênio (PEC) e expandir a parceria bilateral nas áreas de educação e no desenvolvimento científico com o Brasil. 

Com o pedido, a Jordânia passa a ser 75º país a aderir ao programa de intercâmbio, um dos mais antigos e importantes instrumentos de política externa e de apoio à internacionalização das instituições de educação superior brasileiras. Agora, o MEC irá adequar seus sistemas para permitir o cadastro desses alunos. 

A medida aconteceu no âmbito do Acordo de Cooperação em Educação entre os dois países, vigente desde 2008, e possibilita o acesso de estudantes jordanianos às vagas gratuitas em cursos de graduação e pós-graduação brasileiros. 

O aumento do intercâmbio acadêmico entre os dois países poderá estimular novas parcerias entre universidades, a exemplo do Memorando de Entendimento existente entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Yarmouk University (YU), que prevê a mobilidade de estudantes e professores e a realização de projetos conjuntos. 

A representação jordaniana destacou ainda o interesse em promover iniciativas educacionais conjuntas nos temas de mudanças climáticas, ciências da saúde, inteligência artificial e agricultura para regiões áridas e semiáridas, nas quais o Brasil possui reconhecida expertise. 

Leia mais:  Instituto Rio Branco se torna Escola de Governo

Programa de Estudantes-Convênio – O programa, que completou 60 anos de sua modalidade para a graduação (PEC-G), também contempla alunos de pós-graduação (PEC-PG) e de português como língua estrangeira (PEC-PLE). A iniciativa facilita o acesso das instituições participantes a candidatos estrangeiros ao oferecer a rede de postos do MRE no exterior como ponto de divulgação, de contato e de coleta da documentação dos estudantes interessados. A Portaria Interministerial nº 7/2024 modernizou o programa, a fim de atrair mais estudantes estrangeiros para o Brasil. 

O programa teve quase 20 mil alunos beneficiados nos últimos 25 anos. Entre os ex-alunos de maior notoriedade, está o atual presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, que estudou administração na Fundação Getúlio Vargas (FGV) nos anos 1980. As inscrições para a edição de 2027 do PEC-G e do PEC-PLE, que selecionará até 1,4 mil candidatos, estão abertas até 9 de maio. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria de Assuntos Internacionais (AI) 

Fonte: Ministério da Educação

Leia mais:  MEC investe R$ 942,1 milhões em infraestrutura da educação básica no Paraná

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana