Turismo

Ministra do Turismo afirma que pasta é importante para o combate à intolerância religiosa

Publicado

Ana Carla Lopes é secretária executiva do Ministério do Turismo
Linkedin

Ana Carla Lopes é secretária executiva do Ministério do Turismo

A ministra do Turismo em exercício, Ana Carla Lopes, participou nesta terça-feira (21) de um evento pelo Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Na ocasião, ela utilizou o tempo de fala para reforçar o papel do turismo no enfrentamento à discriminação religiosa e na promoção do respeito no Brasil. 

A declaração foi feita na roda de conversa “O Papel da Religião para a Promoção da Paz”, realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB).

Ana ressaltou que o turismo pode atuar como ferramenta de inclusão e diversidade, contribuindo para a valorização das pluralidades culturais e religiosas do país. “A gente consegue combater, sim, a intolerância, quando a gente vê, quando a gente conhece, quando a gente sente. Nós somos todos, aqui, atores de conhecimento, de promoção e de reverberação”, disse a ministra.

Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, também destacou a importância da colaboração entre os setores. “Esses diálogos com o setor do Turismo são essenciais para tratarmos da laicidade do Estado e do respeito às diferentes religiões e crenças. O Brasil quer ser um país laico, plural, que acolha a todos com o mesmo respeito”, afirmou, apontando a necessidade de construir ambientes de convivência baseados na paz.

Leia mais:  Air Europa permite dividir pagamento de passagens; entenda

O evento abordou políticas públicas e ações para promover liberdade religiosa e cultura de paz, além de apresentar iniciativas do governo, como o programa Rotas Negras. Esse projeto, que envolve vários ministérios, valoriza a cultura afrodescendente e combate o preconceito, promovendo o afroturismo no escopo do Projeto Experiências do Brasil Original.

Ana Carla também enfatizou que iniciativas turísticas devem ir além do lazer, permitindo que brasileiros e estrangeiros conheçam melhor suas raízes. “Promovemos rotas, experiências, produtos, e nada é mais significativo do que promover espaços de diálogo. Precisamos que turistas conheçam suas crenças e ancestralidades”, acrescentou.

A roda de conversa, que ocorre até a próxima quarta-feira (22) no campus Asa Norte do IFB, em Brasília, conta com painéis temáticos, apresentações culturais e grupos de trabalho. O objetivo dos debates é conseguir contribuir para a elaboração de uma declaração final com propostas que servirão de base para políticas públicas voltadas à inclusão e diversidade religiosa.

Fonte: Turismo

Comentários Facebook
publicidade

Turismo

Ministro do Turismo prestigia a 63ª Equipotel e a 9ª edição do Congresso Nacional de Hotéis

Publicado

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, prestigia nesta terça-feira (15) a partir das 17h30 a 63ª edição da Equipotel, uma das principais feiras de hospitalidade da América Latina.

O evento será realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, e reúne profissionais, empresas e especialistas para apresentar lançamentos, produtos, tendências e serviços voltados ao setor.

O ministro Gustavo Feliciano poderá atender a imprensa no local após a participação na programação do evento.

Com mais de 500 marcas nacionais e internacionais, a Equipotel é referência para os segmentos de hotelaria, turismo, alimentação, bem-estar, bares, restaurantes e fitness, promovendo um ambiente de geração de negócios, networking e troca de conhecimento.

Paralelamente à programação da feira, será realizado o Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), que vai reunir empresários, executivos, especialistas e lideranças da hotelaria brasileira.

O Conotel é promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) e chega à 9ª edição em parceria com a Equipotel, com uma programação concentrada em temas como investimentos, gestão, hotelaria de luxo, tecnologia, segurança digital e cenário econômico.

Leia mais:  Foz do Iguaçu: como é o passeio no Parque das Aves

Serviço

– Eventos: 63ª Equipotel e Congresso Nacional de Hotéis (Conotel) 2026
– Data: 15 de setembro de 2026
– Horário: O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, estará no evento e poderá atender a imprensa a partir das 17h30
– Local: Expo Center Norte
– Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo

Por Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana