Agro News

Ministro Fávaro ressalta que novo escritório da ApexBrasil em Mato Grosso vai impulsionar oportunidades e fortalecer o comércio exterior

Publicado

Nesta segunda-feira (24), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, inauguraram oficialmente o Escritório da ApexBrasil em Cuiabá (MT). O evento contou ainda com a presença dos adidos agrícolas brasileiros, responsáveis por apoiar a manutenção e expansão de mercados internacionais para o agronegócio brasileiro.

A nova unidade funcionará na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e terá como missão ampliar a capacidade de atração de investimentos estrangeiros e apoiar empresas e produtores locais na diversificação de mercados. Entre 2023 e 2025, o esforço conjunto entre ApexBrasil, Mapa e Ministério das Relações Exteriores (MRE) resultou em mais de 170 ações internacionais em 42 países, alcançando US$ 18 bilhões em negócios projetados e atendendo mais de 3 mil empresas brasileiras.

O ministro Carlos Fávaro ressaltou que a instalação do escritório em Mato Grosso reforça o protagonismo do estado. “O maior produtor de alimentos do Brasil, que é o maior do mundo, não tinha um escritório da Apex. Vamos abrir um escritório da Apex para ajudar os mato-grossenses a exportar mais e prosperar. Mato Grosso vai ganhar, os mato-grossenses vão ganhar”.

O ministro também destacou a importância da iniciativa para novas oportunidades. “A parceria construída no governo do presidente Lula entre a Apex, o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Agricultura e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços abre novas possibilidades de negócios. São quase 500 novos mercados da agropecuária brasileira ampliados nos últimos três anos”, afirmou.

Ele ainda destacou a produção brasileira. “Vocês sabem qual é o maior consumidor dos produtos da agropecuária brasileira? É o Brasil. Setenta por cento do que produzimos fica aqui. Fico feliz com o que ouvi aqui, com uma posição isenta, equilibrada, que elogia o que tem que ser elogiado e critica o que tem que ser criticado”, completou.

Fávaro também ressaltou o papel estratégico da ApexBrasil e dos adidos agrícolas na promoção comercial.
“A Apex tem a vocação de aproximar o empresário brasileiro do comprador internacional. E o adido agrícola, ao ser demandado por uma empresa, identifica o importador no país de destino e promove esse encontro. Além disso, orienta sobre todo o procedimento exportador, documentação, tarifas, questões sanitárias. É um apoio completo, que leva o negócio até acontecer”, disse.

Leia mais:  Mercado de açúcar registra recorde na Bolsa de Atlanta: 1 milhão de toneladas

O ministro finalizou ressaltando a relevância da nova unidade:
“Ter uma Apex aqui em Cuiabá, dentro da casa do produtor rural, na Famato, é a certeza de que vamos continuar estimulando o crescimento da economia do estado, que é o maior produtor de grãos, fibras e carnes do Brasil.”

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, apresentou a expansão da rede internacional da Agência, que passou de nove para quinze escritórios no exterior.

“Estamos estruturando escritórios ao redor do mundo para representar quem exporta no Brasil e também para atrair investimentos. Ter agora um escritório em Cuiabá significa reconhecer que este estado tem um enorme peso no comércio exterior brasileiro. Um terço do superávit comercial do país, cerca de 60 bilhões de dólares, vem de Mato Grosso. É um estado que exporta muito e importa pouco. Trazer um escritório para cá é investir no potencial de ampliar ainda mais esses resultados”, afirmou.

O presidente da Famato, Vilmondes Tomain, destacou que a presença da ApexBrasil dentro da sede da Federação fortalecerá o setor agropecuário e abrirá novas oportunidades. “A abertura deste escritório vai atrair mais investimentos e ampliar as exportações. É uma conquista importante não só para a economia, mas para o comércio e para o futuro do estado. Vai beneficiar especialmente pequenos empresários e produtores, que agora terão orientação para inserir seus produtos no mercado internacional”, afirmou.

Representando os adidos agrícolas, Alessandra Cruvinel, atual adida no México, destacou o fortalecimento e a crescente visibilidade do trabalho desenvolvido pela rede de adidos brasileiros no exterior. Segundo ela, a cooperação internacional é um dos pilares dessa atuação.

“Grande parte do nosso trabalho é voltada à cooperação. Atuamos para construir pontes, esclarecer percepções e mostrar que o Brasil é um parceiro comprometido, que busca soluções conjuntas e relações equilibradas. Trabalhamos tanto para promover investimentos de empresas brasileiras no exterior quanto para atrair investimentos dos países onde estamos lotados para o Brasil.”

Ela também ressaltou a importância de Mato Grosso para o setor agropecuário brasileiro e para o trabalho dos adidos na área. “É uma honra estar aqui em Mato Grosso, reconhecido por todos os postos como uma referência mundial em agricultura. Lá fora, não fazemos nada sozinhos: atuamos em parceria com associações, empresas e instituições brasileiras. A abertura deste escritório da ApexBrasil amplia ainda mais as possibilidades de cooperação, apoio e integração. Nosso trabalho ganha cada vez mais projeção e reconhecimento”, afirmou.

Leia mais:  Agro brasileiro supera R$ 1 trilhão em crédito e impulsiona inovação financeira no campo

ATOS ASSINADOS

Durante a cerimônia, a ApexBrasil firmou convênios estratégicos, que resultaram em mais de 42 milhões de reais em investimentos, para fortalecer a promoção comercial e a qualificação exportadora em Mato Grosso:

  • Qualifica Exportação: consultoria especializada para 50 empresas com maior maturidade exportadora.
  • PEIEX (com o Sebrae-MT): capacitação gratuita para 100 micro e pequenas empresas iniciarem sua trajetória internacional.
  • Convênio com a UNEM: promoção global do etanol e do farelo de milho brasileiros.
  • Convênio com o IBRAFE: fortalecimento da presença internacional do feijão, pulses, gergelim e colheitas especiais.
  • Convênio com a ABRAPA: promoção do algodão brasileiro no exterior e avanço das certificações socioambientais.

As iniciativas, que serão implementadas entre 2026 e 2028, preparam 150 empresas mato-grossenses para competir com mais força nos mercados internacionais.

ESCRITÓRIO DA APEXBRASIL EM MATO GROSSO (EA-MT)

A abertura do EA-MT integra a estratégia de descentralização da ApexBrasil e reforça o trabalho conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para ampliar a presença internacional do agro brasileiro. Com a unidade em Cuiabá, produtores e empresas passam a ter acesso direto aos serviços de promoção comercial, inteligência de mercado e atração de investimentos estrangeiros diretos (IED).

A iniciativa se soma ao trabalho do Mapa no estado, que mantém uma agenda ativa de articulação com o setor produtivo e com a rede de adidos agrícolas. Esses representantes técnicos atuam nas embaixadas brasileiras, identificando oportunidades, monitorando requisitos sanitários e fitossanitários e abrindo caminhos para novos mercados.

Com o escritório da ApexBrasil em Mato Grosso, essa atuação ganha mais capilaridade, fortalecendo a preparação das empresas locais e conectando de forma mais eficiente produtores, diplomacia agrícola e compradores internacionais.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

Brasil reforça compromisso com pesca e aquicultura sustentáveis e segurança alimentar na FAO

Publicado

O Brasil reforçou o compromisso com a pesca sustentável, a aquicultura responsável e a segurança alimentar durante a 37ª Sessão do Comitê de Pesca da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, na Itália. A participação ministerial marca o retorno do Brasil ao principal fórum internacional de discussão sobre pesca e aquicultura após 14 anos.


Em seu discurso inaugural, o ministro da Pesca e Aquicultura, Edipo Araujo, destacou a recriação do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em 2023, e a importância do setor para a segurança alimentar e nutricional. O ministro também ressaltou que o Brasil deixou o Mapa da Fome da FAO em 2025.

 

“Temos a convicção de que a pesca e a aquicultura são fundamentais para sistemas alimentares mais sustentáveis, resilientes e diversificados”, afirmou.


Ciência e sustentabilidade

 

Entre os avanços apresentados está a reconstrução da série histórica da pesca marinha brasileira, de 1950 a 2025, e o desenvolvimento de uma plataforma para ampliar o acesso e a transparência dos dados pesqueiros. O Brasil também restabeleceu o Grupo Técnico Interministerial para prevenção e combate à pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (INDNR) e vem preparando suas equipes para a implementação do Acordo sobre Medidas do Estado do Porto. Com cerca de 1,7 milhão de pescadores e pescadoras, o país defende uma gestão pesqueira baseada em ciência e evidências, aliada à conservação dos ecossistemas aquáticos.

Leia mais:  Alemanha ultrapassa EUA e lidera compras do café brasileiro em setembro; exportações caem 18%, mas receita sobe 11%

Aquicultura e mudanças climáticas

 

Na aquicultura, o Brasil está construindo o Plano Nacional da Aquicultura, com diretrizes para os próximos dez anos e foco em investimentos, inovação, sustentabilidade e agregação de valor. O país também trabalha para ampliar a resiliência das comunidades pesqueiras e aquícolas diante das mudanças climáticas, por meio do Plano Clima, além de fortalecer a assistência técnica, a extensão e o acesso ao crédito. Outra prioridade é ampliar o consumo de pescado e sua presença nos programas de alimentação escolar, contribuindo para a segurança alimentar e fortalecendo a cadeia produtiva.

Valorização da pesca artesanal

O ministro destacou ainda a realização da Cúpula da Pesca de Pequena Escala, realizada em Roma, e reforçou a importância da participação dos pescadores na construção das políticas públicas. No Brasil, esse compromisso está refletido na construção do Plano Nacional da Pesca Artesanal, voltado ao fortalecimento do setor e ao reconhecimento de sua importância para a segurança alimentar, a geração de renda e as economias locais. No cenário internacional, o Brasil também destacou a presença dos alimentos aquáticos nas discussões do G20, dos BRICS e da COP30 e COP15 da CMS.

Leia mais:  FPA contesta Moratória da Soja e acusa governo de interferir em pacto privado


Ao concluir, o ministro reafirmou que pesca sustentável, aquicultura responsável, segurança alimentar, geração de renda e conservação dos recursos aquáticos são agendas inseparáveis.“O Brasil reafirma seu compromisso com a cooperação internacional e com uma gestão pesqueira baseada na ciência, em dados de qualidade e na participação dos pescadores.”

ASCOM

Ministério da Pesca e Aquicultura

[email protected] 

 

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana