Nacional

MME aciona Senacon para avaliar possível prática abusiva em leilões de GLP

Publicado

O Ministério de Minas e Energia (MME) solicitou à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a avaliação de possíveis práticas abusivas na comercialização de gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha, no mercado brasileiro. A solicitação foi formalizada em ofício enviado nesta quinta-feira (2/4).

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que o governo está atento ao cenário internacional e às possíveis repercussões no mercado brasileiro. “O mundo vive um momento de tensão no Oriente Médio, que pressiona o preço do petróleo e exige nossa atenção. No Brasil, não vamos admitir que instabilidades externas sejam usadas como justificativa para práticas abusivas que prejudiquem o consumidor, especialmente quando se trata de um item essencial como o gás de cozinha”, afirmou.

O pedido foi realizado após registros de comercialização do produto por meio de leilões em áreas de elevada demanda, com ágios que superam 100% em relação aos preços normalmente praticados em contratos de fornecimento. Essa dinâmica pode provocar encarecimento do combustível e gerar impactos ao consumidor.

Leia mais:  MJSP publica portaria que obriga plataformas de transporte e delivery a detalhar composição de preços ao consumidor

O tema ganha ainda mais relevância diante da criação do programa Gás do Povo, instituído pela Lei nº 15.348/2026, que busca ampliar o acesso ao gás de cozinha para cerca de 15 milhões de famílias de baixa renda, combatendo a pobreza energética no país.

A iniciativa também ocorre em um cenário de forte volatilidade no mercado internacional de petróleo, impulsionada por tensões geopolíticas no Oriente Médio. Nesse contexto, o Governo do Brasil tem reforçado o monitoramento da cadeia de abastecimento de combustíveis para ampliar a transparência na formação de preços e coibir práticas abusivas no setor.

Recentemente, foi publicada a Medida Provisória nº 1.340, de 12 de março de 2026, que tipificou, por meio de inclusão de novas infrações administrativas na Lei nº 9.847/1999, a prática de preços abusivos e a recuso no fornecimento de produtos. Essas novas infrações dialogam diretamente com os conceitos de “abusividade de preços”, constante da legislação consumerista, e de “infração à ordem econômica”, oriundo da legislação antitruste, ambas sob a guarda temática do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Leia mais:  Governo Federal conclui roadshow do leilão do Aeroporto do Galeão com seis empresas interessadas

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Ministro Luiz Marinho cumpre agenda em Franca (SP) nesta sexta-feira (21)

Publicado

Pela manhã, haverá um encontro com entidades e representantes sindicais do setor calçadista.

À tarde, está prevista visita à Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Franca (SP).

Serviço:

Luiz Marinho cumpre agenda em Franca (SP)

Data: 21 de agosto (sexta-feira)

10h – Encontro com entidades e representantes sindicais do setor calçadista
Local: Sindicato da Indústria de Calçados de Franca – Rua Dr. Cecim Miguel, 2.760, Parque Moema

15h – Visita à Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Franca (SP)
Local:
Rua Voluntários da Franca, 1.186, Centro – Franca (SP)

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
Leia mais:  Governo Federal conclui roadshow do leilão do Aeroporto do Galeão com seis empresas interessadas
Continue lendo

Mais Lidas da Semana