Ministério Público MT

MPMT doa veículo para auxiliar na recuperação de dependentes químicos

Publicado

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) realizou, nesta terça-feira (23), a doação de uma caminhonete Volkswagen Amarok à Associação Resgatando Cidadania, localizada em Nossa Senhora do Livramento. Com aproximadamente 106 mil quilômetros rodados, o veículo será utilizado para atender as demandas da instituição, que acolhe e auxilia na recuperação de dependentes de álcool e outras drogas em situação de vulnerabilidade social.A entrega foi oficializada pelo procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, ao padre Pedro Canísio, responsável pela entidade. Participaram do ato o secretário-geral do MPMT, procurador de Justiça Adriano Augusto Streicher de Souza, e o procurador de Justiça titular da Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, Paulo Roberto Jorge do Prado. A caminhonete será utilizada no transporte dos internos para atendimentos de saúde, atividades externas e demais demandas necessárias ao processo de recuperação.Emocionado, o padre Pedro Canísio destacou a importância da doação para a continuidade do trabalho desenvolvido pela instituição. “O veículo será utilizado no Sítio Anchieta, nossa comunidade terapêutica, para garantir a mobilidade dos internos, especialmente nos deslocamentos para consultas e serviços da rede de assistência. Atendemos cerca de 20 pessoas e, há mais de 20 anos, realizamos esse trabalho com muito empenho. Agradeço ao Ministério Público por essa importante colaboração”, afirmou.O sacerdote também ressaltou que a entidade depende da solidariedade das pessoas para manter suas atividades. “Não temos recursos próprios e contamos com doações para custear o funcionamento da instituição. Toda ajuda faz diferença para a continuidade desse trabalho”, acrescentou. Quem se interessar em ajudar por fazer a doação por meio da chave pix 11.072.427/0001-11 (CNPJ). Durante a entrega, o procurador-geral de Justiça enfatizou o impacto social da iniciativa. “É uma satisfação para o MPMT poder contribuir com uma instituição que realiza um trabalho tão relevante na recuperação e reinserção social de pessoas em situação de vulnerabilidade. Sabemos das dificuldades enfrentadas pela entidade e temos certeza de que esse veículo auxiliará no atendimento aos acolhidos. Esperamos futuramente pode firmar novas parcerias e ajudar ainda mais a entidade”, destacou Rodrigo Fonseca Costa.O procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, responsável por articular a doação, lembrou sua relação de longa data com a instituição e explicou como surgiu a iniciativa. “Conheço o trabalho do padre Pedro há mais de 30 anos. Quando soubemos da necessidade de um novo veículo, buscamos uma alternativa junto ao Ministério Público e identificamos esta caminhonete, que está em boas condições e certamente fortalecerá as atividades da associação”, afirmou.A Associação Resgatando Cidadania mantém uma comunidade terapêutica destinada ao acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social e dependência química, oferecendo acompanhamento e oportunidades de reinserção social por meio de um programa de recuperação desenvolvido há mais de duas décadas.

Leia mais:  Reconstruindo Sonhos seleciona multiplicadores voluntários em MT

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Ministério Público MT

MPMT prestigia capacitação promovida pelo TCE para conselheiros de saúde

Publicado

A subprocuradora-geral de Justiça Administrativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), Januária Dorilêo, participou, nesta terça-feira (23), da cerimônia de abertura da Capacitação para o Fortalecimento do Controle na Saúde: Governança e Monitoramento dos Planos. A iniciativa é promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), em Cuiabá.Realizado pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas) do TCE-MT, o evento reúne conselheiros municipais de saúde dos 142 municípios mato-grossenses com o objetivo de fortalecer o controle social, ampliar a qualificação dos participantes e contribuir para o acompanhamento mais efetivo das políticas públicas de saúde.Durante a abertura, Januária Dorilêo destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da participação social e para a melhoria das políticas públicas de saúde. Segundo ela, a trajetória dos conselhos municipais de saúde demonstra a importância desses colegiados para a construção e fiscalização das ações voltadas à população. A subprocuradora também ressaltou que a capacitação terá reflexos diretos nos municípios, fortalecendo a atuação dos conselheiros e aprimorando o controle social.“É uma honra estar aqui representando o Ministério Público nesse evento que consideramos de extrema importância. Sem sombra de dúvidas, essa capacitação irá refletir, brevemente, lá na ponta, trazendo resultados efetivos ao cidadão mato-grossense. Conselheiros treinados e capacitados certamente contribuirão para esse controle social, que é tão necessário para todos nós”, afirmou.A subprocuradora lembrou ainda que o Ministério Público está presente nas 79 comarcas do estado e atua como parceiro da população na defesa dos direitos coletivos. Ela destacou que o aperfeiçoamento dos conselheiros municipais contribuirá para fornecer subsídios que fortaleçam a efetividade das políticas públicas de saúde e ampliem a transparência na aplicação dos recursos públicos.Na abertura, o coordenador-geral do encontro, presidente da Copspas e corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, destacou a importância da participação dos conselheiros municipais de saúde nas etapas de planejamento, monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Saúde. Segundo ele, esses instrumentos devem refletir as necessidades locais e garantir maior transparência na aplicação dos recursos públicos.A capacitação integra as ações desenvolvidas pelo Tribunal de Contas para o aperfeiçoamento da governança pública e o fortalecimento dos mecanismos de fiscalização e controle social. Durante os três dias de programação, os participantes terão acesso a palestras e módulos temáticos voltados ao planejamento, acompanhamento e monitoramento das políticas de saúde.(Com informações do TCE-MT)Fotos: Alair Ribeiro|TCE-MT

Fonte: Ministério Público MT – MT

Leia mais:  Recuperandos concluem curso de eletricista predial em Juara

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana