Saúde

MS realiza webinário sobre cenário, manejo clínico e aspectos ambientais da febre maculosa

Publicado

O Ministério da Saúde (MS) realizou, na quarta-feira (15), o webinário “Febre maculosa em foco: cenário, manejo clínico e aspectos ambientais”. O objetivo foi discutir as principais questões clínicas, epidemiológicas e do meio ambiente relacionadas à doença, contribuindo para o aprimoramento das ações de vigilância e controle no Brasil. Mais de 300 pessoas assistiram à transmissão ao vivo. 

Organizado pelo Departamento de Doenças Transmissíveis do MS, o evento on-line foi destinado a profissionais de saúde, pesquisadores e gestores das áreas de vigilância epidemiológica, clínica e ambiental. A abertura foi conduzida pela coordenadora-geral substituta de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial, Silene Santos. A moderação, por sua vez, foi realizada pela consultora técnica Lidsy Fonseca. 

Silene Santos explicou que a febre maculosa é uma doença grave transmitida por carrapatos infectados com agentes etiológicos, que são bactérias causadoras da enfermidade. “Nos últimos anos temos observado um aumento das notificações e, também, das confirmações de casos, principalmente na região Sudeste, que é onde está concentrada a maioria dos casos, com 80% de confirmações. Fatos como esse nos levam a realizar treinamentos, pois precisamos de diagnóstico e início rápido do tratamento, conforme as normativas do Ministério da Saúde”, disse. 

Leia mais:  Ministério da Saúde inicia maior edição do Vivências no SUS com participação de 9 mil estudantes

A programação abrangeu a participação de especialistas que abordaram diferentes dimensões do tema. A consultora técnica Ana Carolina Faria apresentou e contextualizou dados sobre a situação epidemiológica da doença no Brasil, com destaque para tendências, sazonalidade e recomendações atuais para manejo da doença. O infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (SP), Marcos Vinícius da Silva, abordou o diagnóstico, tratamento e acompanhamento laboratorial da febre maculosa e apresentou diversos casos já tratados e suas especificidades. A professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, Patrícia Hermes Stocco, por sua vez, tratou dos aspectos ambientais, diferentes cenários e desafios. 

A doença 

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável, que pode ocasionar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. É causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato. No Brasil, duas espécies estão associadas a quadros clínicos da febre maculosa: Rickettsia rickettsii – que leva ao quadro de febre maculosa brasileira (FMB), considerada a doença grave, com altas taxas de mortalidade, registrada no norte do estado do Paraná e nos estados da Região Sudeste; e a Rickettisia parkeri (FMRP), registrada na Região Sul e parte da Região Nordeste do País, especialmente em localidades que possuem fragmentos de Mata Atlântica, produzindo quadros clínicos de menor gravidade e sem óbito relacionado. 

Leia mais:  Gestantes já podem se vacinar contra a bronquiolite

Os principais sintomas incluem febre de início súbito, dor de cabeça intensa e dor no corpo, que podem evoluir para náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e manchas vermelhas na pele, principalmente nas mãos e nos pés. O ideal é que, se frequentar ambientes de mata com a presença de cães, capivaras ou cavalos, ou locais que tenham carrapatos, e iniciar algum destes sintomas em até 15 dias, procurar imediatamente uma unidade de saúde, relatar os sinais e sintomas ao médico, para que seja iniciado o tratamento. O tratamento oportuno é essencial para evitar a evolução da doença e até mesmo a morte.

Suellen Siqueira
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
publicidade

Saúde

Ministério da Saúde amplia investimentos em Santa Catarina com maternidade e novos veículos para transporte de pacientes

Publicado

O Ministério da Saúde anunciou, neste sábado (27), uma série de medidas para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina (SC). As ações incluem a emissão da ordem de serviço para uma maternidade, a entrega de veículos para transporte de pacientes, unidades odontológicas móveis, ambulâncias e equipamentos odontológicos. As iniciativas contam com investimento de mais de R$ 119,3 milhões do programa Agora Tem Especialistas e do Novo PAC Saúde, que ampliam o acesso da população a consultas, exames e tratamentos especializados, além de fortalecer a infraestrutura da rede pública de saúde.

“Hoje é um dia importante para a saúde em Santa Catarina. Os investimentos somam R$ 169 milhões. Entre as entregas estão 18 veículos destinados ao transporte de pacientes que realizam procedimentos eletivos, tratamento oncológico, hemodiálise, além de consultas e exames especializados. Isso garante um cuidado com mais segurança e conforto no SUS”, disse o secretário-executivo, Adriano Massuda.

Em Itajaí, o secretário também assinou, de forma simbólica, a autorização para o início das obras da Maternidade Municipal do município catarinense. Com investimento de R$ 103 milhões, a obra integra os esforços de expansão da rede de atenção especializada à saúde e ampliará a capacidade de atendimento materno-infantil no estado.

Entrega de veículos e equipamentos fortalece acesso à saúde especializada

Leia mais:  Gestantes já podem se vacinar contra a bronquiolite

Durante a agenda, foram entregues 18 micro-ônibus do programa Agora Tem Especialistas — Caminhos da Saúde, uma ambulância tipo A, 10 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) e três ambulâncias do SAMU 192. Somado a isso, foram destinados 109 equipamentos odontológicos para estruturar a Atenção Primária no estado. Os veículos e estruturas vão fortalecer o transporte de pacientes que precisam de tratamento fora de seus municípios, além de ampliar o acesso à saúde bucal e reforçar o atendimento de urgência e emergência em diferentes municípios catarinenses.

Os micro-ônibus entregues pelo Ministério da Saúde vão ampliar o transporte de pacientes para consultas, exames, tratamentos oncológicos, radioterapia e hemodiálise em municípios de diferentes regiões do estado. A iniciativa representa um avanço histórico para a saúde especializada no SUS, facilitando o acesso da população aos serviços especializados e garantindo que barreiras geográficas não impeçam a continuidade de tratamentos. Complementando a frota do Caminhos da Saúde, o município de Balneário Camboriú recebeu uma ambulância tipo A.

Já as Unidades Odontológicas Móveis vão ampliar o acesso aos serviços de saúde bucal em localidades com maior dificuldade de deslocamento da população até as unidades de saúde. As estruturas serão destinadas aos municípios de Abson Batista, Cerro Negro, Coronel Freitas, Correia Pinto, Laurentino, Major Gercino, Nova Itaberaba, Nova Trento, Santa Rosa de Lima e Turvo.

Leia mais:  Ministério da Saúde inicia maior edição do Vivências no SUS com participação de 9 mil estudantes

Além disso, três novas ambulâncias do SAMU 192 serão entregues para os municípios de Concórdia, Navegantes e São Lourenço do Oeste, totalizando R$ 1,3 milhão em investimentos, o que reforça a rede de urgência e emergência e contribui para a renovação e ampliação da capacidade de atendimento pré-hospitalar no estado.

Por fim, a entrega dos 109 equipamentos odontológicos fortalece o programa Brasil Sorridente e garantem que as equipes de Saúde Bucal tenham meios de resolver problemas da população diretamente na porta de entrada do SUS.

Os novos anúncios se somam a uma marca histórica de investimentos do Novo PAC Saúde em Santa Catarina. Desde o lançamento do programa, foram selecionados 1.080 empreendimentos no estado, totalizando mais de R$ 1,06 bilhão em recursos federais. Entre as principais ações estão a construção de um Hospital Regional, quatro policlínicas, uma maternidade, 122 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 11 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), um Centro Especializado em Reabilitação (CER), além da expansão da radioterapia, da renovação e ampliação da frota do SAMU 192 e equipamentos para cirurgias, telessaúde e laboratórios. Até junho de 2026, 1.949 equipamentos e veículos já haviam sido entregues aos municípios catarinenses.

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana