Nacional

MTE autua empresa por trabalho infantil irregular em contrato de aprendizagem em Roraima

Publicado

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) autuou uma empresa em Boa Vista (RR) por trabalho infantil irregular em contrato de aprendizagem, no dia 15 de agosto. A ação foi realizada pela Inspeção do Trabalho no âmbito do Projeto de Combate ao Trabalho Infantil da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Roraima (SRTE/RR). O caso envolveu uma adolescente contratada aos 16 anos, que foi mantida em ambiente considerado prejudicial à sua formação, assim como ao seu desenvolvimento psicológico e moral.

Durante o período do vínculo, a aprendiz relatou ter sofrido episódios de assédio moral e sexual, o que a motivou a rescindir o contrato de aprendizagem antecipadamente. Após entrevistas no local de trabalho e análise documental, a fiscalização confirmou os relatos da jovem, lavrando autos de infração contra a empresa e encaminhando relatório para os órgãos de proteção da criança e do adolescente.

De acordo com a legislação vigente, é responsabilidade do empregador assegurar um ambiente de trabalho seguro, saudável e adequado para que o aprendiz possa desenvolver suas habilidades profissionais. No entanto, a empresa não adotou medidas eficazes para prevenir riscos ocupacionais psicossociais. Além disso, mesmo diante das denúncias, exigiu o retorno imediato da adolescente ao trabalho, sob ameaça de caracterizar abandono de emprego.

Leia mais:  Avião ganha espaço nas viagens nacionais dos brasileiros e já supera ônibus

A auditora-fiscal do Trabalho Thais Castilho ressaltou que casos de assédio moral e sexual ainda são pouco denunciados, em grande parte por ocorrerem de forma velada. Ela destacou a importância de os trabalhadores conhecerem as diversas formas de comprovação desses episódios, como depoimentos de vítimas e testemunhas, trocas de mensagens por aplicativos e até gravações em vídeo. “As vítimas devem ser encorajadas a denunciar para que atos hostis e comportamentos inadequados não sejam tolerados pela organização por conveniência ou omissão. Quando esses atos são banalizados ou naturalizados pela cultura organizacional, cria-se um ambiente propício para práticas de assédio, sejam elas morais ou sexuais”, reforçou.

Para denúncias relacionadas ao trabalho infantil, acesse o site: https://ipetrabalhoinfantil.trabalho.gov.br/#!/

Para mais informações sobre o combate ao trabalho infantil, basta clicar aqui.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

publicidade

Nacional

MME abre consulta pública sobre meta de redução de emissões no mercado de gás natural para 2027

Publicado

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu, nesta segunda-feira (5/10), consulta pública para receber contribuições à proposta de meta anual de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) no mercado de gás natural para 2027. A consulta ficará disponível por 30 dias e prevê, para 2027, meta de 1% de redução de emissões, a ser cumprida por meio da participação do biometano no consumo de gás natural.

Publicada por meio da Portaria MME nº 942/2026, a proposta também apresenta percentuais indicativos para os anos seguintes: 3% em 2028, 4% em 2029 e 5% em 2030. Para 2027, o percentual proposto corresponde a 363,2 milhões de metros cúbicos de biometano no ano, equivalente a aproximadamente 995,2 mil metros cúbicos por dia e a 3.632.492 Certificados de Garantia de Origem de Biometano (CGOBs).

A minuta submetida à participação social também estabelece os valores de intensidade de carbono considerados para o cálculo da meta. Estão previstos 76,85 gCO₂eq/MJ para o gás natural veicular (GNV), 73,52 gCO₂eq/MJ para o gás natural utilizado em combustão estacionária e 9,36 gCO₂eq/MJ para o biometano. Os documentos da consulta estão disponíveis para análise e envio de contribuições pelo Portal de Consultas Públicas do MME.

Leia mais:  Portos da região Sul registram melhor movimentação dos últimos cinco anos

Redução de emissões
A definição da meta está prevista na Lei nº 14.993/2024, que instituiu o Programa Nacional de Descarbonização do Produtor e Importador de Gás Natural e de Incentivo ao Biometano. O mecanismo estabelece metas anuais de redução de emissões de GEE no mercado de gás natural, com cumprimento associado à participação do biometano e ao uso dos CGOBs. Para 2026, a meta estabelecida foi de 0,5%; a proposta submetida à consulta prevê a ampliação para 1% em 2027.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 / (61) 99129-3579 (fins de semana e feriados)
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Continue lendo

Mais Lidas da Semana