Nacional

MTE firma acordo para reforçar segurança de trabalhadores que operam máquinas e equipamentos no Rio de Janeiro

Publicado

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro (SRTE/RJ), firmou, no último dia 24 de outubro, um Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região do Rio de Janeiro (TRT-RJ) e o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ), voltado à aplicação da Norma Regulamentadora nº 12 (NR-12), que trata da segurança em máquinas e equipamentos. A solenidade de assinatura foi realizada na sede do TRT-RJ e contou com a presença de autoridades das três instituições.

O convênio tem como principal objetivo fortalecer ações conjuntas de prevenção de acidentes de trabalho, promovendo a adequação das condições de trabalho aos parâmetros técnicos de segurança previstos na NR-12. Além disso, o acordo busca impedir a penhora e o leilão de máquinas e equipamentos que não atendam aos requisitos de segurança, evitando que sejam reutilizados em condições que possam gerar novos acidentes.

De acordo com o superintendente regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro, auditor-fiscal do Trabalho Cláudio Secchin, a iniciativa reforça o compromisso das instituições com a preservação da vida e a promoção de ambientes de trabalho seguros.

Leia mais:  MPor e B3 realizam leilão de 19 aeroportos regionais nesta quinta-feira (27)

“Esse acordo é um passo importante para consolidar a cooperação entre os órgãos públicos na defesa da saúde e da integridade física dos trabalhadores. Ao impedir que máquinas sem dispositivos de segurança voltem ao mercado, estamos prevenindo novos acidentes e difundindo uma cultura de responsabilidade e respeito à vida no ambiente de trabalho”, afirmou Secchin.

Com a parceria, as instituições pretendem intensificar a troca de informações técnicas, a realização de ações integradas e a promoção de boas práticas de segurança, contribuindo para reduzir os riscos ocupacionais e fortalecer a cultura de prevenção nos diversos setores produtivos.

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

MTE lança novo site do Observatório do Trabalho e revista com dados estratégicos sobre o mercado brasileiro

Publicado

Ao participar, nesta segunda-feira (15), do lançamento do novo site do Observatório Nacional do Mercado de Trabalho e da 5ª edição da revista Observatório do Trabalho Brasileiro, durante o 3º Encontro Nacional da Rede de Observatórios do Trabalho, em Brasília, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou a importância da iniciativa para ampliar a produção e o acesso a informações estratégicas sobre o mercado de trabalho brasileiro.

Segundo o ministro, os dados produzidos pelo Observatório são fundamentais para orientar a formulação de políticas públicas mais eficientes. “Como pensar em política pública se não tenho dados, um histórico para projetar o futuro? Precisamos conhecer para propor mudanças”, afirmou.

O novo site disponibiliza o Painel de Indicadores da Rede de Observatórios do Trabalho, uma ferramenta que reúne, em um único ambiente digital, dados atualizados sobre o mercado de trabalho brasileiro, incluindo informações sobre emprego formal e informal, com o objetivo de ampliar o acesso público à informação e qualificar a formulação de políticas públicas.

Escola do Trabalhador 4.0

Leia mais:  MPor e B3 realizam leilão de 19 aeroportos regionais nesta quinta-feira (27)

Durante o encontro, o ministro chamou a atenção dos superintendentes Regionais do Trabalho e Emprego dos diversos estados presentes para a importância de priorizar, em suas gestões, políticas de qualificação e formação profissional, inserção de trabalhadores e apoio a iniciativas solidárias. Ele destacou programas como o Caminho Digital, parceria entre o MTE e a Microsoft, que tem como objetivo promover iniciativas de qualificação voltadas ao desenvolvimento de habilidades digitais e à inserção profissional no contexto da Economia 4.0.

“Eu acredito no potencial da Escola do Trabalhador 4.0. São milhões de vagas gratuitas na área de tecnologia, com mais de 140 cursos em diferentes trilhas do conhecimento, que vão do letramento digital ao nível mais avançado, disponíveis aos trabalhadores em todos os estados. Temos de priorizar essas iniciativas”, afirmou Luiz Marinho.

A 5ª edição da revista Observatório do Trabalho Brasileiro, que estará disponível a partir da próxima semana no site do MTE, aborda temas centrais do mercado de trabalho brasileiro e seus dilemas estruturais, como rotatividade, participação e heterogeneidade; pleno emprego; informalidade; trabalho doméstico; intermediação de mão de obra; participação feminina no mercado formal; sofrimento psíquico e prazer laboral; produtividade; e assédio no trabalho.

Leia mais:  Avião ganha espaço nas viagens nacionais dos brasileiros e já supera ônibus

O novo site do Observatório está disponível no Painel de Indicadores da Rede de Observatórios do Trabalho.

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana