Várzea Grande

Mulheres constroem Várzea Grande com dedicação e orgulho no serviço público municipal

Publicado

Café da manhã, alusivo à data, selou homenagens às várzea-grandenses que diariamente se dedicam a construir uma cidade mais bonita, limpa e mais organizada

“Eu considero este município como a minha casa. Passei grande parte da minha vida trabalhando aqui e tenho orgulho de fazer parte dessa história”, afirma a servidora Benedita Gonçalina da Silva Gama, que há mais de três décadas dedica seu trabalho ao desenvolvimento de Várzea Grande.

No mês dedicado à valorização das mulheres, histórias de dedicação, coragem e compromisso ganham destaque dentro da Prefeitura de Várzea Grande. Na Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, duas profissionais representam a força feminina que atua diariamente para garantir organização, mobilidade e qualidade de vida à população.

Na manhã desta terça-feira (10), a prefeita Flávia Moretti (PL), participou junto às servidoras da pasta de um café da manhã especial em homenagem ao Mês da Mulher. O encontro foi marcado por reconhecimento e valorização do trabalho feminino no serviço público.

“Cada mulher que trabalha na prefeitura ajuda a construir uma cidade melhor. São mulheres fortes, dedicadas e que enfrentam desafios todos os dias para cuidar da nossa população. Valorizar essas profissionais é reconhecer o papel fundamental que elas têm no desenvolvimento de Várzea Grande”, destacou a prefeita.

Há quase 14 anos na Prefeitura de Várzea Grande, Maristella Vanderlei Agrizan construiu sua trajetória como gari na Secretaria de Serviços Públicos. Todos os dias ela começa cedo, enfrentando sol, chuva e o ritmo intenso do trabalho nas ruas da cidade.

A rotina inicia às 7h da manhã e segue até o final da tarde, com pausas rápidas ao longo do dia. Apesar do esforço físico, Maristella fala com orgulho da profissão e do ambiente de trabalho que construiu ao longo dos anos.

Leia mais:  Pacinho das Artes fortalece identidade cultural de Várzea Grande e incentiva a perpetuação dos modos e saberes

Para ela, o convívio diário com os colegas transforma o local de trabalho em algo muito maior que apenas um emprego.

“É uma família. A gente passa o dia todo junto, trabalhando e ajudando um ao outro. São muitas horas aqui dentro e isso cria um laço muito forte entre todos nós”, conta.

Ser mulher em uma atividade tradicionalmente marcada pela presença masculina também exigiu determinação. Mesmo diante dos desafios, Maristella afirma que sente orgulho de contribuir diretamente para a limpeza e o bem-estar da cidade.

Outra história marcada pela dedicação é a da servidora Benedita Gonçalina da Silva Gama, que acumula 31 anos de trabalho no município. Ela ingressou na prefeitura em 1994, após ser aprovada em concurso público durante a gestão do então prefeito Nereu Botelho.

Inicialmente contratada como fiscal sanitária, ao longo dos anos Benedita passou por diferentes áreas da administração pública, incluindo meio ambiente e vigilância sanitária. Em 2010, com a reestruturação da carreira, passou a exercer a função de fiscal municipal.

Hoje, atua na Secretaria de Serviços Públicos, onde lida diretamente com denúncias e demandas da população. O trabalho exige responsabilidade, sensibilidade e equilíbrio para lidar com diferentes situações no dia a dia.

“Como funcionária pública, eu não penso só em mim. Eu penso no Município, porque é ele que paga o nosso salário. Então temos que trabalhar para que a cidade esteja cada vez melhor”, afirma.

A rotina muitas vezes ultrapassa o horário tradicional de expediente. Benedita relata que há dias em que permanece no trabalho até tarde da noite, principalmente quando há fiscalização noturna.

Apesar da intensa jornada, ela define a prefeitura como uma extensão da própria casa.

Leia mais:  Várzea Grande conquista principais prêmios do Fetran 2025

“Eu considero este Município como a minha casa. Passei grande parte da minha vida trabalhando aqui. Tenho orgulho de fazer parte dessa história”, diz.

Tanto Maristella quanto Benedita, representam trajetórias diferentes dentro do serviço público, mas compartilham valores semelhantes: dedicação, responsabilidade e orgulho em servir à população de Várzea Grande.

Ao longo dos anos, elas acompanharam mudanças na cidade, novas gestões e transformações no funcionamento da Administração Pública. Ainda assim, permanecem firmes no compromisso de contribuir para o desenvolvimento do Município.

Histórias como essas mostram como a presença feminina fortalece o serviço público e contribui para uma gestão mais humana e comprometida com a população.

Durante o mês de março, a Prefeitura de Várzea Grande reforça o reconhecimento às mulheres que, com dedicação, competência e perseverança, ajudam diariamente a construir uma cidade mais organizada, acolhedora e preparada para o futuro.

Seja nas ruas, nos escritórios ou na fiscalização, são histórias como as de Maristella e Benedita que mostram que o serviço público também é feito de sensibilidade, força e compromisso feminino.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

Várzea Grande realizada mais uma etapa do mutirão e 800 pacientes sairão da fila de espera

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou hoje (25) e segue até o dia 29 de maio com mais uma etapa do mutirão de cirurgias oftalmológicas, voltado especialmente para casos de pterígio e catarata (faco). Cerca de 800 pacientes deverão ser atendidos e retirados da fila de espera pelos procedimentos.

Conforme levantamento da Superintendência de Avaliação, Controle e Regulação, nesta etapa do programa Fila Zero serão realizadas 177 cirurgias de catarata e 642 de pterígio.

Como explica a secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, os pacientes já estão regulados pelo Município e aguardavam pelos procedimentos. “Eles passarão por consulta médica de avaliação e já sairão com a cirurgia agendada. Há pacientes que inclusive já estão realizando as cirurgias. Todos os atendimentos serão feitos na rede privada credenciada ao Sistema Único de Saúde de Várzea Grande e ao programa Fila Zero”, afirmou.

Os parceiros credenciados da rede privada estão entrando em contato com os pacientes para agendar as datas dos procedimentos. Algumas unidades, inclusive, estão realizando cirurgias aos sábados. No último sábado (23), por exemplo, foram realizadas 62 cirurgias em pacientes que foram prontamente localizados pelas empresas.

Leia mais:  Projeto Dança e Inclusão inicia aulas nesta sexta-feira no CRAS São Mateus

“É uma ação com o objetivo de ampliar o acesso da população a procedimentos específicos, reduzindo a fila e as demandas reprimidas”, reforçou Valéria. A maior parte dos 800 pacientes está na fila de espera há menos de um ano, sendo pacientes cadastrados entre 2025 e 2026.

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), destacou que a adesão ao programa estadual Fila Zero foi uma das primeiras medidas adotadas por sua gestão, há pouco mais de um ano, e ressaltou os resultados positivos da iniciativa.

“Foi a primeira vez que Várzea Grande aderiu ao Fila Zero, e esse programa ajudou muito no atendimento de pacientes que até o ano passado aguardavam há dois, três, cinco e até dez anos por cirurgias. No caso desta ação específica, voltada à saúde ocular da população, estamos ofertando procedimentos relativamente simples, mas que trazem enorme qualidade de vida para quem precisa. Poder enxergar de forma nítida não tem preço. Nossa meta é garantir dignidade, independência e qualidade de vida aos várzea-grandenses. A cirurgia de catarata é simples, mas transforma vidas”, declarou a prefeita.

Leia mais:  Várzea Grande representa Mato Grosso nos Jogos Estudantis Brasileiros e Jogos da Juventude

CATARATA E PTERÍGIO – A principal diferença entre as duas condições está na localização do problema no olho.

O pterígio é o crescimento de uma membrana, conhecida popularmente como “carninha”, na parte branca do olho, avançando em direção à córnea. Trata-se de uma alteração na superfície externa do olho.

Já a catarata é uma alteração interna. Ela ocorre quando o cristalino, lente natural do olho, torna-se opaco, deixando a visão embaçada, como se a pessoa estivesse olhando através de um vidro sujo.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana