Mato Grosso

Mutirão eleitoral indígena levará Xavantes da aldeia até a sede de Canarana

Publicado

Eleitores indígenas de 19 aldeias situadas em Canarana (a 651 km de Cuiabá) serão atendidos entre os dias 19 (terça-feira) e 21 (quinta-feira), das 8h às 17h, em um mutirão organizado pelo Cartório Eleitoral da 31ª Zona Eleitoral. A ação faz parte da campanha Biometria 100%, que busca ampliar o cadastramento biométrico de eleitores no Estado. Uma parceria com a Prefeitura Municipal permitirá o transporte dos indígenas de suas aldeias até a Escola Municipal “Norberto Schwantes”, localizada na Rua Palmeira das Missões, nº 543, Bairro Nova Canarana.

Segundo o chefe do Cartório Eleitoral da 31ª ZE, Fernando Rodrigues, as 19 aldeias reúnem cerca de 1.200 indígenas, grande parte da etnia Xavante. Na semana passada, uma comitiva formada pelo juiz eleitoral Carlos Eduardo de Moraes e Silva, pelo vereador Rosinelson Ribeiro Nascimento e pelo chefe do cartório realizou uma visita técnica à aldeia Belém, situada a 80 km da sede do município. A visita teve como objetivo levantar as demandas dos indígenas em relação à Justiça Eleitoral.

“Outro objetivo foi mapear a população indígena Xavante residente na comunidade e divulgar os serviços que serão oferecidos durante o mutirão, como alistamento eleitoral, transferência de domicílio, emissão de segunda via, regularização de título e cadastramento biométrico”, explicou Fernando Rodrigues. Na segunda-feira (19), um ônibus da Prefeitura Municipal buscará os indígenas às 6h na Aldeia Belém para atendimento às 8h. Cerca de 40 indígenas dessa aldeia serão atendidos pelo cartório eleitoral.

Leia mais:  Governo de MT autoriza duplicação da MT-240 e de ponte sobre Rio Santana entre Nortelândia e Arenápolis

“A logística planejada para o transporte dos indígenas, por meio dos ônibus disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Canarana, é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica, visando assegurar o apoio institucional à Justiça Eleitoral na execução de ações voltadas à ampliação do atendimento biométrico e à inclusão do eleitorado indígena”, completou o chefe do cartório.

Panorama Municipal

Dados da Justiça Eleitoral indicam que Canarana possui um eleitorado apto a votar de 16.688 pessoas, das quais 94,15% já realizaram o cadastramento biométrico. Os mutirões e demais ações do cartório eleitoral têm como foco os 5,85% que ainda não fizeram a biometria, o equivalente a 977 eleitores.

Panorama Estadual

Atualmente, em Mato Grosso, o índice de cobertura biométrica é de 88,96% (2.240.832 eleitores), de um total de 2.518.662 aptos a votar. Ainda faltam 278.042 pessoas, o equivalente a 11,06% do eleitorado. A meta da campanha Biometria 100% é alcançar, no mínimo, 98% do eleitorado até o final de 2025.

Biometria: avanço tecnológico

A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada pessoa vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra no momento da votação. No dia da eleição, o eleitor coloca o dedo no leitor biométrico para confirmar sua identidade e, em seguida, é liberado para votar na urna eletrônica.

Leia mais:  Cruzamento na entrada do CPA 1 será fechado para concretagem de pistas do BRT; confira rota de desvio

Além das digitais, no cadastro biométrico também são atualizados outros dados pessoais e a foto do eleitor, aumentando a segurança e reduzindo fraudes, como o voto múltiplo ou o uso de títulos de terceiros.

Jornalista Anderson Pinho

#PraTodosVerem – Na imagem, cinco homens posam lado a lado em frente a um prédio de paredes brancas e janelas com vidro roxo. Dois deles vestem trajes casuais indígenas, enquanto os outros três usam roupas formais ou semiformais. O grupo está em uma área externa, sobre um gramado, próximo a uma calçada e à entrada do prédio.

Fonte: TRE – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Competição feminina marca nova etapa do Festival de Pesca de Barra do Bugres

Publicado

A programação do 30º Festival de Pesca de Barra do Bugres, o Fest Bugres, realizado com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), ganhou neste ano um reforço inédito: a realização do 1º Fest Feminino Embarcado, competição exclusiva para mulheres que ocorreu neste sábado (18.4). A iniciativa integra o evento tradicional do município e marca a criação de um espaço voltado à valorização da presença feminina na pesca esportiva.

Mesmo sem distinção de gênero em suas categorias oficiais, o festival passou a contar com uma disputa dedicada às mulheres após a identificação de uma demanda crescente. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Wesley Granella, a participação feminina já é expressiva na região.

“Aqui em Barra do Bugres nós temos cinco grupos de mulheres que fazem pescarias anuais de até 50 participantes. Então, visando essa necessidade de dar visibilidade, empoderamento e toda a voz que a mulher merece, resolvemos fazer também a categoria feminina. Garanto que vai ser o marco para a história do festival”, afirmou o secretário.

Leia mais:  Mutirão da Justiça Eleitoral realiza 103 atendimentos em Várzea Grande

O 1º Fest Feminino Embarcado reúne 44 embarcações consolidando a estreia da categoria dentro de um dos principais eventos de pesca do estado. A proposta é incentivar ainda mais a participação das mulheres no esporte, além de reconhecer trajetórias que já fazem parte da cultura local.

Entre as participantes estão as amigas Ana Maria Bertoco e Izabela Pizzatto, que formam uma das equipes da competição. Ambas têm relação antiga com a pesca, iniciada ainda na infância, em família.

“Eu acompanhava meu pai, já participei de festivais de pesca junto com ele antes, inclusive já ganhamos. Eu também já aprendi desde pequena a pilotar barco, a estar sempre na beira do rio, já me considero uma ribeirinha”, relatou Ana Maria.

Para Izabela, a criação da categoria representa um avanço importante dentro do festival. “Acho que, por ser a primeira edição, já teve bastante embarcação, o que é muito positivo. E eu tenho certeza de que, nos próximos anos, vai ser cada vez melhor”, disse.

Leia mais:  Governo de MT autoriza duplicação da MT-240 e de ponte sobre Rio Santana entre Nortelândia e Arenápolis

Os números reforçam a relevância da iniciativa. Segundo a Associação Mato-grossense de Ecoturismo e Pesca Esportiva, mulheres e famílias já representam cerca de 40% dos pescadores que buscam a pesca esportiva em Mato Grosso.

Para Maria Letícia Arruda, secretária adjunta de Turismo da Sedec, o cenário demonstra o avanço das ações voltadas à ampliação da participação de diferentes públicos no setor.

“Mais do que incentivar o turismo de pesca esportiva, é nosso papel garantir que todos os grupos ocupem esse espaço e se sintam parte dele. A criação de iniciativas como o festival feminino reforça esse compromisso, ao promover inclusão, visibilidade e novas oportunidades dentro da atividade turística”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana