Nacional

Negociação coletiva passa a incorporar cláusulas voltadas à preservação ambiental

Publicado

Nesta segunda-feira (18), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou um novo boletim da série Boas Práticas em Negociações Coletivas, com foco na preservação do meio ambiente. A publicação apresenta 20 exemplos de cláusulas pactuadas em convenções e acordos coletivos registrados no Sistema Mediador em 2023, que incorporam compromissos ambientais às relações de trabalho.

Embora ainda incipiente nas negociações coletivas, a pauta ambiental vem ganhando espaço diante da crescente preocupação com as mudanças climáticas e seus impactos sociais e econômicos. A inclusão de temas ambientais nos instrumentos coletivos representa uma contribuição relevante do movimento sindical para a transição rumo a uma economia mais verde e sustentável.

As cláusulas analisadas no boletim abordam temas como preservação ambiental, campanhas de conscientização, incentivo à coleta seletiva e à reciclagem, uso racional de recursos naturais (como água e energia elétrica) e promoção do debate ambiental nas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Para a coordenadora de Relações do Trabalho da Secretaria de Relações do Trabalho do MTE, Rafaele Rodrigues, a atuação das entidades sindicais vai além da defesa de direitos trabalhistas. “O movimento sindical tem potencial para influenciar positivamente a cultura organizacional, estimulando práticas sustentáveis e contribuindo para o enfrentamento das emergências climáticas”, destaca.

Leia mais:  18º leilão de sucesso: Ministério dos Transportes concede mais um lote de rodovias paranaenses à iniciativa privada

A série Boas Práticas em Negociações Coletivas é resultado da parceria entre a Secretaria de Relações do Trabalho do MTE e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Acesse o boletim com foco em cláusulas ambientais aqui.

Veja aqui todos os boletins da série no portal do MTE.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Ministro Luiz Marinho cumpre agenda em Campo Grande (MS)

Publicado

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, se reúne, no dia 8 de setembro (terça-feira), às 10h15, com servidores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Mato Grosso do Sul (SRTE/MS), em Campo Grande. 

Às 11h30, participa da instalação da Mesa do Pacto pelo Trabalho Decente do Meio Rural, na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

Serviço

Agenda em Campo Grande (MS) 

Data: 8 de setembro (terça-feira)

10h15 – Encontro com os servidores da SRTE/MS 

Local: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Mato Grosso do Sul 

Endereço: Rua 13 de Maio, 3214

11h30 – Instalação da Mesa do Pacto pelo Trabalho Decente do Meio Rural de Mato Grosso do Sul 

Local: Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul 

Endereço: Rua Marcino dos Santos, 401 – Bairro Cachoeira II

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
Leia mais:  Brasil sediará II Fórum Global sobre Violência Doméstica e Subtração Internacional de Crianças
Continue lendo

Mais Lidas da Semana