Turismo

No Dia Nacional do Futebol conheça alguns dos destinos “futebolísticos” do país

Publicado

Que o Brasil é o país do futebol e dos grandes craques da bola todo mundo já sabe. Mas, além da bola em campo, também há destinos e atrativos nacionais que respiram este esporte. Os entusiastas podem visitar tradicionais estádios e uma série de museus que caminham lado a lado com a nossa história e cultura. No “Dia Nacional do Futebol”, celebrado nesta segunda-feira (19.07), a Agência de Notícias do Ministério do Turismo separou, para os fãs ou curiosos pelo esporte, alguns destinos que podem constar no roteiro da próxima viagem. Vamos lá?

Para começar, não podemos deixar de falar do mundialmente famoso Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). O estádio já foi palco de duas finais de Copa do Mundo e dos jogos pan americanos e olímpicos. Recentemente, o local retornou com o seu tour que contempla uma visita a um dos vestiários do estádio, decorado com camisas de clubes que disputam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Além disso, os visitantes podem conferir o gramado, sentar-se em um dos bancos de reserva e, também, conhecer um pouco mais sobre os grandes jogadores que marcaram a história, como Pelé, Zico e Mané Garrincha.

Outro passeio que não pode ser deixado de lado é uma visita ao Museu do Futebol, situado no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, em São Paulo (SP). Com um espaço interativo, que une o lúdico e o multimídia, o local traz um pouco dos objetos, imagens e curiosidades de um dos esportes que mais arrastam pessoas no mundo. Atualmente, o museu recebe duas exposições: “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, que conta a história do ex-goleiro Moacyr Barbosa; e “Os 150 anos da posição de goleiro”, criada bem depois do futebol.

Leia mais:  "Gold Card" será lançado nesta semana, anuncia governo Trump

Ainda em São Paulo, só que agora em Santos, os interessados na vida do ex-jogador Pelé podem dar um pulo no Museu Pelé. O centro cultural traz a trajetória do Rei do Futebol por meio de documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus além, é claro, dos diversos itens pessoais de um dos maiores atletas do mundo. Ao todo, seu acervo contempla cerca de 2.500 peças, das quais são selecionadas as que fazem parte de cada exposição. Espaço Interativo – Técnicas de interatividade farão com que o visitante do Museu Pelé se sinta parte do espetáculo!

Por falar em espetáculo, o estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG), é outro que deve constar na sua lista de destinos “futebolísticos” a conhecer. O espaço está retornando gradualmente às suas atividades e tomando uma série de providências para garantir que os visitantes e funcionários tenham experiências com toda a segurança possível. No momento, quem for ao estádio poderá realizar um tour ao ar livre, que conta toda a tradição histórica desse que também foi palco de uma copa do mundo. Além disso, o turista pode ter um dia de craque com atividades ao lado do gramado oficial e tirar “aquela foto” com uma réplica da taça da Libertadores. Imperdível!

Leia mais:  8 lugares ideais para saborear chocolate na Páscoa de 2025

No sul do país, os amantes de futebol podem conhecer um pouco da história no estádios dos dois tradicionais clubes do Rio Grande do Sul: Internacional e Grêmio. O primeiro conta com um rico acervo que se dedica a narrar a biografia colorada, a partir de esculturas, linhas do tempo, flâmulas e troféus. Já no segundo, os turistas torcedores, poderão conhecer: As Cabines de Imprensa; Camarotes; Cadeiras Gold; Auditório; Vestiário; Zona mista; Túnel de Acesso; Bancos de Reservas e o gramado.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
publicidade

Turismo

Nova Ficha Digital de Hóspedes agiliza o check-in em mais 3.700 meios de hospedagem de todo o Brasil

Publicado

A nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato 100% digital já é uma realidade para os clientes de 3.773 meios de hospedagem de todo o Brasil, que passaram a ter de adotar integralmente o sistema a partir dessa segunda-feira (20/4).

Muito similar ao sistema usado no check-in de voos no país, a FNRH Digital, desenvolvida pelo Ministério do Turismo em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), permite o preenchimento antecipado e online de dados via Gov.Br.

Todo o processo em hotéis, pousadas, resorts e outros meios de hospedagem – que vem sendo implementado gradativamente desde novembro de 2025 – pode ser rapidamente concluído a partir da leitura de um QR Code, link compartilhado ou dispositivo oferecido pelo estabelecimento.

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, reforça benefícios da utilização do sistema eletrônico.

“A nova Ficha Digital de Hóspedes foca especialmente o hóspede, evitando filas desnecessárias no check-in e garantindo mais conforto e segurança. Além do grande avanço tecnológico e sim, isso significa eliminar o uso de papel, o que reforça ações do governo Lula voltadas à sustentabilidade. É mais um avanço para aumentar a contribuição do turismo ao desenvolvimento econômico e social do país, onde, com uma hotelaria mais moderna, mais pessoas vão ter chance de emprego e renda por meio do crescimento do setor”, apontou o ministro.

Leia mais:  "Gold Card" será lançado nesta semana, anuncia governo Trump

“Com a migração definitiva do setor, que está sendo amplamente orientada pelo Ministério do Turismo, estamos transformando a experiência tanto para o viajante quanto para o hoteleiro, que pode reduzir custos e aprimorar a gestão do seu negócio. Menos papel, mais agilidade e um turismo muito mais profissional”, acrescentou Gustavo Feliciano.

A adaptação do segmento à ferramenta avança principalmente nos estados de São Paulo (744), Minas Gerais (351), Rio de Janeiro (351), Santa Catarina (332) e Rio Grande do Sul (281).

Na região Nordeste, destaque para Bahia (242) e Ceará (212). Já no Centro-Oeste, Goiás já atinge 111 meios de hospedagem adequados, número que chega a 104 no Mato Grosso.

No Norte do país, por sua vez, a liderança é do Pará, com 70 adesões, e o Amazonas (60) ocupar em segundo lugar de empresas do ramo já enviam fichas em formato digital.

A transição para a FNRH Digital – que, no caso de hóspedes estrangeiros, não exigirá a necessidade de uma conta Gov.Br – é prevista na nova Lei Geral do Turismo, sancionada em 2024 pelo presidente Lula, e cumpre rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando que o tratamento de informações seja feito em ambiente criptografado e controlado.

ACOMPANHAMENTO – O Ministério do Turismo reitera que a modernização exige adaptações por parte dos 19.231 meios de hospedagem de todo o país regularmente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), independentemente de usarem sistemas de gestão próprios.

Leia mais:  O que é um Destino Turístico Inteligente? Entenda o modelo brasileiro e seus benefícios

A pasta acompanha a adoção do modelo pelo setor, tendo inclusive ampliado o prazo de adesão de 19 de fevereiro último para esta segunda-feira.

Empreendimentos não adequados ainda poderão fazê-lo. Caso contrário, estarão sujeitos a processo administrativo, com direito à ampla defesa, e a penalidades legais previstas, como advertência e multa, conforme a gravidade da infração.

A fiscalização é exercida pelo Ministério do Turismo e também pode ser delegada a estados e municípios. O processo inicia-se com sensibilização e notificação.

A regularidade no envio da FNRH Digital está ligada à manutenção do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos); se o cadastro vencer, o envio é bloqueado, gerando inconformidade imediata e possíveis autos de infração.

ORIENTAÇÕES – O Ministério do Turismo vem orientando o setor quanto à transição para o novo sistema. O órgão tem organizado várias ações educativas, como um vídeo com as etapas do processo. Acesse clicando aqui.

O Ministério também criou uma página eletrônica de perguntas e respostas frequentes, onde é possível tirar dúvidas. Acesse clicando aqui.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana