Tribunal de Justiça de MT

Núcleo de Sustentabilidade impulsiona avanços em gestão ambiental no Judiciário de MT

Publicado

Vencedores do “Desafio Judiciário Sustentável” destacaram a importância do Núcleo de Sustentabilidade no avanço das ações ambientais dentro do Poder Judiciário de Mato Grosso. Na quinta-feira (18 de setembro), 48 selos de reconhecimento foram entregues nas categorias Áreas Administrativas, Comarcas e Gabinetes de Desembargadores. A premiação fez parte da programação do 10º Encontro de Sustentabilidade e 2º Seminário de Mudanças Climáticasdo TJMT.
Regulamentado pela Portaria 709/2025, o desafio monitorou, mensalmente, uma série de indicadores no período de agosto de 2024 a julho de 2025. A iniciativa é desenvolvida com o objetivo de premiar com selos Diamante, Ouro, Prata e Bronze aqueles que apresentem os melhores índices de desempenho. Nesta edição, participaram 80 comarcas, 30 gabinetes de desembargadores e 27 unidades administrativas.
O Núcleo de Previdência do Judiciário foi um dos que receberam o reconhecimento pelo desenvolvimento de práticas sustentáveis na rotina de trabalho. O setor foi premiado com o selo Diamante ao alcançar 98,57% no Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS). Entre as ações implantadas, a agente de sustentabilidade e gestora previdenciária, Margareth Pinheiro, destaca a separação de resíduos, com compartimentos exclusivos para orgânicos e recicláveis.
“Recebemos todas as orientações do Núcleo de Sustentabilidade, que esteve na nossa sala, nos ajudou e deu todo o apoio necessário. O mais essencial é que o Judiciário é um meio para que isso seja uma responsabilidade como cidadãos. Temos que ser sustentáveis no Tribunal, mas também em casa, na rua, dirigindo, como pedestres, e em qualquer lugar que estivermos”, relata a servidora.
Quem igualmente reforça a importância do Núcleo de Sustentabilidade é a juíza e diretora do Fórum de Cuiabá, Hanae Yamamura de Oliveira. Ela conta que na última edição do “Desafio Judiciário Sustentável” a comarca da Capital ficou em último lugar e, após trabalho em conjunto, conseguiu chegar ao IDS de 83,29%. O empenho de magistrados e servidores da instituição foi reconhecido com o selo Prata.
“O contato que o Núcleo de Sustentabilidade teve com a diretoria foi muito importante. O núcleo apresentou números e formas para conseguirmos ter uma comarca mais sustentável. Isso auxiliou muito a nossa equipe para que pudéssemos repassar para todos os servidores e magistrados, gerando o engajamento deles na pauta. Então, esse foi um resultado construído por todos nós e estamos felizes com a evolução”, explica a juíza.
O Fórum de Rondonópolis também foi premiado com o selo Diamante nesta edição do desafio. A comarca atingiu a marca de 86,71% no Índice de Desempenho de Sustentabilidade a partir de ações como a redução no número de impressões e na quantidade de veículos. Segundo a diretora do fórum, juíza Aline Quinto Bissoni, cerca de 50% das impressoras que antes eram utilizadas na instituição foram devolvidas ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
“Devolvemos impressoras, veículos, e já estamos estudando o que mais podemos fazer para reduzir o consumo de combustível. Esse trabalho tem sido crescente e muito satisfatório. Fomos conclamados pelo Núcleo de Sustentabilidade a promover ações dentro da comarca, sensibilizando os servidores para o consumo consciente e redução de resíduos. Então, a atuação do núcleo tem sido muito relevante”, pontua Aline.
Leia mais sobre o evento:

“Desafio Judiciário Sustentável” reconhece boas práticas dentro do TJMT

Leia mais:  Plantio de árvores simboliza compromisso ambiental no encerramento do ReciclaJud em Várzea Grande

Livro lançado em Cuiabá propõe modelo de ativismo judicial com base no diálogo entre poderes

Gestão de resíduos sólidos é desafio urgente, alerta especialista em painel do TJMT

Judiciário de Mato Grosso é citado como exemplo na implantação de agenda ambiental

Judicialização das questões ambientais abre segundo dia de debates no TJMT

Palestra no TJMT destaca vantagens do Mercado Livre de Energia para consumidores e meio ambiente

Painel sobre inovação energética no TJMT projeta perspectivas e desafios para o Brasil

Seminário de Mudanças Climáticas tem palestra sobre gestão climática e inovação sustentável

Sustentabilidade e mudanças climáticas pautam abertura de encontro no TJMT

Juíza do CNJ defende sensibilização como chave para gestão sustentável no Judiciário

Conselheiro do CNJ planta ipê-amarelo e marca abertura de Encontro de Sustentabilidade do TJMT

Autor: Bruno Vicente

Fotografo: Josi Dias

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Tribunal de Justiça de MT

Junho Vermelho: Organizadores celebram sucesso de coleta de sangue no TJMT

Publicado

A coleta de sangue realizada no ambulatório do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) resultou em 91 atendimentos e 60 bolsas coletadas ao longo de dois dias de mobilização. A ação integra a programação da III Semana Nacional dos Juizados Especiais (SNJE).

A atividade faz parte da campanha “Junho Vermelho – Juizados Especiais Mobilizando Vidas”, coordenada pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, por meio do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje), em parceria com o MT Hemocentro e com apoio do Departamento de Saúde do TJMT.

De acordo com a diretora do Daje e idealizadora da iniciativa, Shusiene Tassinari Machado, o objetivo é incentivar a doação voluntária e contribuir para o abastecimento dos estoques de sangue no Estado. A mobilização segue até o dia 30 de maio de 2026 e propõe uma competição solidária entre unidades dos Juizados Especiais. O resultado será divulgado durante a III SNJE, prevista para ocorrer entre os dias 15 e 19 de junho.

Entre os participantes da ação nesta sexta-feira (24) estão magistrados recém-empossados. Participaram o juiz da 2ª Vara de São Félix do Araguaia, Raphael Alves Oldemburg, a juíza da 2ª Vara de Porto Alegre do Norte, Ana Carolina Pelicioni da Silva Volkers, o juiz da Vara Única de Novo São Joaquim, Danilo Marques Ribeiro Alves, o juiz da Vara Única de Tabaporã, Iron Silva Muniz, o juiz substituto da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rondonópolis, Antonio Bertalia Neto, e a juíza da 1ª Vara de Juína, Ana Flávia Martins François.

Leia mais:  Ceja/MT realiza primeira reunião de 2026 com apresentação de resultados e planejamento estratégico

O juiz substituto de Novo São Joaquim, Danilo Marques Ribeiro Alves, destacou a importância da participação. “É a minha primeira experiência como doador de sangue participando de uma campanha do Poder Judiciário, e me sinto extremamente feliz por contribuir. Sabemos que a doação de sangue salva vidas, e é muito importante que nós, magistrados, também demos o exemplo e participemos dessa mobilização. A partir de agora, pretendo realizar doações de forma frequente.”

O juiz de São Félix do Araguaia, Raphael Alves Oldemburg, também reforçou o caráter coletivo da ação. “A doação de sangue é fundamental para a manutenção dos estoques e, em última análise, para salvar vidas. Essa é uma responsabilidade de toda a sociedade. Eu tenho um tipo sanguíneo raro, o que aumenta ainda mais minha responsabilidade, por isso faço doações de forma contínua.”

A estagiária da Primeira Câmara de Direito Privado do TJMT, Mariana Eduarda Barbosa, doou sangue pela primeira vez e avaliou a experiência como positiva. “Achei super tranquila. As profissionais foram muito atenciosas, tanto na triagem quanto na coleta. Em cerca de 15 minutos já havia finalizado todo o procedimento, sem dor ou desconforto. Além disso, foi muito prático realizar a doação no próprio ambiente de trabalho.”

A juíza auxiliar da CGJ, Anna Paula Gomes de Freitas Sansão também contribuiu com a campanha. “A vinda do pessoal do MT Hemocentro ao Tribunal facilitou muito. Fiz questão de realizar minha doação e contribuir com a campanha que salva vidas.”

Para a coleta de sangue no Tribunal de Justiça a equipe de profissionais do Ambulatório de Saúde teve papel fundamental, A Diretora do Departamento de Saúde, Neucimeire Alves de Oliveira, destaca a importância da ação para o reforço do estoque de sangue. “A participação de servidores e magistrados é de grande importância durante a Campanha Junho Vermelho, ao aderirem a campanha, eles contribuem diretamente para o aumento dos estoques de sangue, mas também nos ajudam como agentes de conscientização dentro e fora do ambiente institucional”.

Leia mais:  Desembargadora Clarice destaca a Justiça Restaurativa na transformação da ambiência institucional

A campanha segue com novas datas de coleta:
12 de maio, das 13h às 17h, no Fórum de Cuiabá
13 de maio, das 13h às 17h, no Fórum de Várzea Grande
14 de maio, das 13h às 17h, no Complexo dos Juizados Especiais

Também é possível doar na sede do MT Hemocentro, em Cuiabá, localizada na Rua 13 de Junho, nº 1055, Centro Sul.

Para doar, é necessário apresentar documento oficial com foto, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem alimentado, evitar alimentos gordurosos nas três horas anteriores, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e estar em boas condições de saúde.

Leia mais:

Juizados Especiais lançam campanha Junho Vermelho para incentivar doação de sangue

Blitz percorre setores da Corregedoria e convida para doação de sangue nesta quinta (23)

Junho Vermelho: Coleta de sangue no TJMT é prorrogada até sexta-feira (24)

Autor: Larissa Klein

Fotografo: Alair Ribeiro

Departamento: Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana