Policial

Operação Codinome Fantasma prende 37 pessoas, apreende drogas, armas e bloqueia contas vinculadas à facção

Publicado

A atuação de uma facção criminosa no município de Sinop foi desarticulada pela Polícia Civil, nesta semana, com o cumprimento das ordens judiciais da Operação Codinome Fantasma II, deflagrada na última quinta-feira (15.5), pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) do município.

Nove armas de fogo, centenas de munições e grande quantidade de entorpecente, entre maconha e cocaína, foram apreendidas durante a operação, que resultou em 37 pessoas presas, sendo 28 por mandados de prisão e nove por flagrante de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

A operação resultou ainda no bloqueio de 12 contas bancárias vinculadas aos investigados.

Foram cumpridas 94 ordens judiciais decretadas com base em investigações da Derf de Sinop, que apuraram crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, venda ilegal de armas de fogo, entrada de celulares e outros itens ilícitos na penitenciária do município. As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Sinop, Rondonópolis e Cuiabá, além do Estado de Santa Catarina.

Entre os alvos dos mandados estava um policial penal envolvido com a entrada de aparelhos celulares na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), em Sinop. A Secretaria de Estado de Justiça, por meio da Corregedoria Geral, acompanhou o cumprimento dos mandados judiciais em relação ao policial penal investigado pela Polícia Civil e adotará as medidas cabíveis que o caso requer em relação à conduta do servidor.

Leia mais:  Polícia Civil desarticula ponto de tráfico e prende suspeitos de pichar Câmara de Itanhangá

O delegado regional de Sinop, Carlos Eduardo Muniz, destacou o trabalho qualificado da investigação que deu continuidade às investigações iniciadas em 2024, desarticulando outros núcleos de operação da organização criminosa.

“Nesta segunda fase da operação alcançamos um sucesso imenso com o cumprimento de 94 ordens judiciais contra o grupo criminoso, sendo uma operação de grande impacto no combate à criminalidade”, disse o delegado regional.

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou que a operação é resultado de um trabalho qualificado da Polícia Civil em Sinop.

“Foram meses de empenho em apurações silenciosas somadas ao levantamento e análises de indícios e provas concretas até chegar desfecho de hoje, com prisões e apreensões. Temos feito o enfreamento ao crime organizado em Mato Grosso trabalhando de forma contínua, com repressão ostensiva das forças policiais nas ruas e inteligência investigativa. Estamos desmantelando, levando criminosos às prisões e fazendo a descapitalização das facções criminosas”, pontuou o secretário.

Codinome Fantasma II

As investigações iniciaram em fevereiro de 2024, após a Polícia Civil em Sinop identificar um esquema de tráfico de drogas que envolvia também a lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas de fogo ligados a uma facção criminosa, sendo identificados integrantes que atuavam em diferentes núcleos.

Leia mais:  Força Tática apreende arma de fogo com foragido da Justiça em General Carneiro

Além da entrada de celulares e outros objetos no presídio, foi identificado outro núcleo envolvido na lavagem de dinheiro e tráfico de drogas especialmente no bairro Jardim Violeta, em Sinop. O mesmo núcleo também atuava na troca, compra ou venda de armas de fogo ilícitas com o objetivo da prática de outros crimes com violência ou grave ameaça.

O nome da operação faz alusão a criação de pessoas fictícias ou fraudulentas com objetivo da prática de atividades ilícitas, sendo utilizado com frequência a criação de pessoas jurídicas, e no presente caso, a criação de vulgos, apelidos ou codinomes falsos ou fraudulentos com objetivo de praticar atos ilícitos e tentar ludibriar a investigação policial.

A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções criminosas em todo o Estado.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Policial

Polícia Militar prende homem por tentativa de feminicídio em Tangará da Serra

Publicado

Policiais militares do 7º Comando Regional prenderam, nesta sexta-feira (1º.5), um homem de 28 anos, suspeito de tentativa de feminicídio contra a ex-companheira, de 32 anos, em Tangará da Serra.

A equipe da Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica, em que a vítima havia sido agredida pelo ex-companheiro e lesionada com uma arma branca no braço. A mulher foi socorrida e encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber atendimento médico.

No local dos fatos, os policiais encontraram três crianças, filhos da vítima. A filha mais velha relatou parte do ocorrido e informou que o suspeito havia fugido após as agressões. Uma equipe de apoio permaneceu na residência acompanhando os menores, enquanto os demais policiais se deslocaram até a unidade de saúde.

Na UPA, a vítima relatou que o suspeito quebrou uma faca sobre a mesa e, em seguida, avançou em sua direção, iniciando as agressões físicas, incluindo uma tentativa de estrangulamento. Durante a ação, ao tentar se defender, ela sofreu um corte no braço esquerdo, sendo posteriormente submetida a sutura.

Leia mais:  Força Tática apreende arma de fogo com foragido da Justiça em General Carneiro

A mulher conseguiu fugir da residência e buscar socorro por conta própria, temendo por sua integridade física e pela segurança dos filhos. Após o atendimento médico, ela recebeu alta e informou que ficaria em local seguro.

Durante diligências, a equipe policial localizou o suspeito nas proximidades da residência da vítima. Ele apresentava um corte na mão direita, causado durante a agressão. Diante dos fatos, o homem foi detido e encaminhado ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC), onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana