Nacional

Operação Majorare: Senacon, Senasp e PRF intensificam fiscalização contra preços abusivos em postos de combustíveis

Publicado

São Paulo, 30/3/2026 – Continua nesta semana, no estado de São Paulo (SP), a ofensiva para coibir irregularidades em postos de combustíveis localizados às margens das rodovias brasileiras. A ação é conduzida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em articulação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Nesta segunda-feira (30), o foco é identificar práticas abusivas na cobrança de combustíveis. 

A iniciativa ocorre em um contexto de alta de preços, impulsionada pelo aumento da demanda e por instabilidades no mercado internacional, cenário que exige maior rigor na atuação dos órgãos de fiscalização. 

As rodovias Presidente Dutra, Régis Bittencourt, Fernão Dias, Anchieta, Imigrantes e Raposo Tavares concentram as ações devido à relevância estratégica e ao elevado fluxo de veículos. Esses corredores logísticos são essenciais para a integração regional, conectando diferentes municípios e estados. 

A força-tarefa busca reprimir elevações de preço sem justa causa, assegurar o cumprimento das normas vigentes e garantir a proteção dos direitos do consumidor. 

Leia mais:  Brasil lança 5ª edição do plano para reduzir emissões de CO₂ no setor aéreo

A atuação conjunta reforça a presença institucional nos principais pontos de circulação, amplia a capacidade de fiscalização e contribui para maior transparência nas relações de consumo, em benefício direto na população. 

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

MME participa da inauguração de cozinha comunitária sustentável no Ceará

Publicado

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta quinta-feira (25/6), da inauguração da Cozinha Solidária Paz e Bem, em Fortaleza (CE).A unidade integra o Projeto-Piloto Cozinhas Comunitárias Sustentáveis, desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a Secretaria-Geral da Presidência da República, Itaipu Binacional, a Cáritas Brasileira, Abiogas, Copa Energia e o Centro Sustentável de Tratamento de Resíduos (CSTR).

Localizada no bairro São João do Tatuapé, a cozinha incorpora soluções energéticas sustentáveis que reforçam seu compromisso com a preservação ambiental. Entre elas, destaca-se o biodigestor, responsável por transformar resíduos orgânicos em biogás, utilizado no preparo das refeições, e em biofertilizante, destinado a hortas comunitárias e à piscicultura. A unidade também conta com um sistema de geração de energia solar, que amplia a eficiência energética e contribui para a redução dos custos operacionais. Em seus primeiros 120 dias de funcionamento, o biodigestor produziu 14,7 m³ de biogás, evitando a emissão de 178 kg de CO₂ equivalente.

Além dos benefícios ambientais e econômicos, as tecnologias contribuem para fortalecer a atuação comunitária por meio de ações de educação socioambiental, mobilização social e iniciativas voltadas à valorização do protagonismo feminino no enfrentamento da insegurança alimentar.

Leia mais:  Grupo mexicano anuncia a compra das operações da Motiva nos aeroportos do Brasil

Sobre o projeto
O projeto surgiu no contexto do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20 e em sinergia com a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, que visa reduzir desigualdades e contribuir com parcerias globais para o desenvolvimento sustentável, defendendo caminhos de transição sustentáveis justos e inclusivos.

A instalação de biodigestores na cozinha solidária integra as ações do MME em parceria com a Abiogas e no âmbito da Lei do Combustível do Futuro (14.993/24), que instituiu mandatos para o biogás e para o biometano, ampliando o uso de fontes limpas no país.

Ao transformar resíduos orgânicos em energia e biofertilizante, os biodigestores promovem o aproveitamento de resíduos gerados pelas cozinhas comunitárias, fornecem biogás para o preparo dos alimentos e produzem insumos para o fortalecimento de hortas e quintais produtivos, contribuindo para a segurança alimentar, a economia circular e a transição energética sustentável.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana