Turismo

Os passaportes mais poderosos de 2025: três são de países latinos

Publicado

Os passaportes mais poderosos de 2025
Nicole Geri

Os passaportes mais poderosos de 2025


Em 2025, o Nomad Capitalist divulgou seu ranking anual avaliando 199 países e territórios. O estudo constatou que o passaporte dos  Estados Unidos ficou na 45ª posição, ficando atrás de países latino-americanos como Chile, Argentina e Brasil.

A liderança ficou com a Irlanda, que, pelo segundo ano consecutivo, superou a Suíça. A vantagem irlandesa reside na ampla isenção de vistos e na facilidade para obtenção de cidadania, aliado ao direito de residência na União Europeia e no Reino Unido.

É relevante notar que, dentre os dez primeiros colocados, apenas Singapura não é europeia, evidenciando a predominância do continente na lista.

São utilizados como base critérios que englobam acesso sem visto, políticas fiscais, reputação internacional, possibilidade de obter cidadania dupla e liberdades pessoais.


A consultoria, estruturou o ranking considerando cinco elementos-chave:

  • Viagens sem visto (50%): Número de países acessíveis sem necessidade de visto prévio.
  • Impostos (20%): Carga tributária aplicada a cidadãos no exterior.
  • Percepção global (10%): Reputação e reconhecimento internacional do país.
  • Cidadania dupla (10%): Liberdade ou restrições para manter mais de uma nacionalidade.
  • Liberdade pessoal (10%): Aspectos como liberdade de imprensa e exigência do serviço militar.

O ranking utilizou informações provenientes de 20 fontes, entre elas a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o Índice Henley e o Relatório Mundial da Felicidade das Nações Unidas.

Esses dados permitiram uma análise abrangente e comparativa entre os países, considerando tanto a mobilidade quanto outros fatores essenciais na avaliação do valor de uma cidadania.

O caso dos Estados Unidos

O passaporte americano, embora permita viagens sem visto para 171 países, obteve uma pontuação total de 98,50, sendo prejudicado por aspectos como políticas fiscais rigorosas, uma percepção global menos favorável e restrições para obtenção de cidadania dupla. Os pontos distribuídos foram:

  • Viagem sem visto: 171
  • Impostos: 10
  • Percepção global: 30
  • Cidadania dupla: 50
  • Liberdade pessoal: 30

Países latino-americanos em destaque

Entre os países da América Latina, três nações se sobressaíram no ranking:

Chile(posição 40 – Pontuação: 101,00): Destaca-se pela boa percepção internacional e facilidades na obtenção da cidadania dupla, permitindo acesso sem visto a 162 países e apresentando uma política fiscal mais flexível para cidadãos no exterior.

Argentina(posição 43 – Pontuação: 99,00): Apresenta alta pontuação em cidadania dupla e mobilidade, embora a percepção global seja considerada intermediária.

Brasil(posição 43 – Pontuação: 99,00): Com seu passaporte permitindo o acesso a 164 países sem visto, o país também demonstra desafios em relação à liberdade pessoal de seus cidadãos, quando comparado aos países vizinhos.

Outras nações da região também figuram no ranking, com posições variando de Uruguai, na 49ª posição, a Cuba, na 146ª.

Fonte: Turismo

Comentários Facebook
Leia mais:  Trem Expresso da Mantiqueira começa circular em julho
publicidade

Turismo

Nova Ficha Digital de Hóspedes agiliza o check-in em mais 3.700 meios de hospedagem de todo o Brasil

Publicado

A nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato 100% digital já é uma realidade para os clientes de 3.773 meios de hospedagem de todo o Brasil, que passaram a ter de adotar integralmente o sistema a partir dessa segunda-feira (20/4).

Muito similar ao sistema usado no check-in de voos no país, a FNRH Digital, desenvolvida pelo Ministério do Turismo em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), permite o preenchimento antecipado e online de dados via Gov.Br.

Todo o processo em hotéis, pousadas, resorts e outros meios de hospedagem – que vem sendo implementado gradativamente desde novembro de 2025 – pode ser rapidamente concluído a partir da leitura de um QR Code, link compartilhado ou dispositivo oferecido pelo estabelecimento.

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, reforça benefícios da utilização do sistema eletrônico.

“A nova Ficha Digital de Hóspedes foca especialmente o hóspede, evitando filas desnecessárias no check-in e garantindo mais conforto e segurança. Além do grande avanço tecnológico e sim, isso significa eliminar o uso de papel, o que reforça ações do governo Lula voltadas à sustentabilidade. É mais um avanço para aumentar a contribuição do turismo ao desenvolvimento econômico e social do país, onde, com uma hotelaria mais moderna, mais pessoas vão ter chance de emprego e renda por meio do crescimento do setor”, apontou o ministro.

Leia mais:  "Maior São João do Mundo": detalhes saem nesta segunda-feira (30)

“Com a migração definitiva do setor, que está sendo amplamente orientada pelo Ministério do Turismo, estamos transformando a experiência tanto para o viajante quanto para o hoteleiro, que pode reduzir custos e aprimorar a gestão do seu negócio. Menos papel, mais agilidade e um turismo muito mais profissional”, acrescentou Gustavo Feliciano.

A adaptação do segmento à ferramenta avança principalmente nos estados de São Paulo (744), Minas Gerais (351), Rio de Janeiro (351), Santa Catarina (332) e Rio Grande do Sul (281).

Na região Nordeste, destaque para Bahia (242) e Ceará (212). Já no Centro-Oeste, Goiás já atinge 111 meios de hospedagem adequados, número que chega a 104 no Mato Grosso.

No Norte do país, por sua vez, a liderança é do Pará, com 70 adesões, e o Amazonas (60) ocupar em segundo lugar de empresas do ramo já enviam fichas em formato digital.

A transição para a FNRH Digital – que, no caso de hóspedes estrangeiros, não exigirá a necessidade de uma conta Gov.Br – é prevista na nova Lei Geral do Turismo, sancionada em 2024 pelo presidente Lula, e cumpre rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando que o tratamento de informações seja feito em ambiente criptografado e controlado.

ACOMPANHAMENTO – O Ministério do Turismo reitera que a modernização exige adaptações por parte dos 19.231 meios de hospedagem de todo o país regularmente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), independentemente de usarem sistemas de gestão próprios.

Leia mais:  Conheça o trem turístico que terá baile noturno de Carnaval

A pasta acompanha a adoção do modelo pelo setor, tendo inclusive ampliado o prazo de adesão de 19 de fevereiro último para esta segunda-feira.

Empreendimentos não adequados ainda poderão fazê-lo. Caso contrário, estarão sujeitos a processo administrativo, com direito à ampla defesa, e a penalidades legais previstas, como advertência e multa, conforme a gravidade da infração.

A fiscalização é exercida pelo Ministério do Turismo e também pode ser delegada a estados e municípios. O processo inicia-se com sensibilização e notificação.

A regularidade no envio da FNRH Digital está ligada à manutenção do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos); se o cadastro vencer, o envio é bloqueado, gerando inconformidade imediata e possíveis autos de infração.

ORIENTAÇÕES – O Ministério do Turismo vem orientando o setor quanto à transição para o novo sistema. O órgão tem organizado várias ações educativas, como um vídeo com as etapas do processo. Acesse clicando aqui.

O Ministério também criou uma página eletrônica de perguntas e respostas frequentes, onde é possível tirar dúvidas. Acesse clicando aqui.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana