Cuiabá

Palestra sobre a vivência nas unidades de educação infantil abre neste sábado os eventos formativos do Projeto Agosto – Mês das Infâncias na rede pública municipal de Educação

Publicado

Com o tema “Vivências na Rotina da Unidade de Educação Infantil”, a palestra será proferida pela Prof.ª Dr.ª Bruna Ribeiro. A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abre neste sábado (3) a terceira edição do Projeto Agosto – Mês das Infâncias – “Cuidar do começo da vida, muda a vida toda”. O evento formativo será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reunirá profissionais que atendem à Educação Infantil da rede pública municipal de Cuiabá, com foco no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

A palestrante convidada para abrir as atividades formativas, Prof.ª Bruna Ribeiro, é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio doutoral em Pamplona (Espanha) sob supervisão do Prof. Dr. Alfredo Hoyuelos. Assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo há mais de 10 anos, atua como consultora da Divisão de Educação Infantil, tendo participado da construção dos Indicadores da Qualidade e do Currículo da Cidade na Educação Infantil.

Há mais de 20 anos na área, foi consultora e colaboradora para importantes instituições como o Ministério da Educação (MEC), Unesco e Selo Unicef Brasil, e integrou o grupo de consultores especialistas na discussão da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC).

Leia mais:  Prefeitura inicia levantamento ambiental no Morro da Luz

É autora do livro “Pedagogia das Miudezas: Saberes necessários a uma pedagogia que escuta” (2022) e organizadora do livro “Abordagens Participativas na Educação Infantil: saberes necessários para nos manter em voo” (2023), entre outras publicações nacionais e internacionais. Idealizadora e coordenadora da pós-graduação “Pedagogia das Miudezas: sobre epistemologias, utopias e teimosias”.

Mês das Infâncias

O Projeto Mês das Infâncias tem como foco a Lei 14.617, publicada em 10 de julho de 2023, que instituiu agosto como o mês da primeira infância, com o objetivo de promover ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às crianças e suas famílias.

Nesse sentido, a Educação Infantil de Cuiabá busca proporcionar momentos formativos e estimular práticas pedagógicas significativas e contextualizadas, a fim de garantir que todas as crianças tenham seus direitos de brincar, explorar, participar, expressar, conviver e conhecer-se assegurados.

Confira a Programação do Projeto Agosto – Mês das Infâncias

Dia 03/08

  • Local: Hotel Fazenda Mato Grosso (Presencial)
  • Hora: 8h às 11h
  • Público-alvo: Equipes Gestoras das Unidades Educacionais que atendem à 1ª Infância (0 a 3 anos) e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI)
  • Palestra Magna: “Vivências na Rotina da Unidade de Educação Infantil: A Criança como Sujeito”
  • Palestrante: Prof.ª Dr.ª Bruna Ribeiro
Leia mais:  Ilde Taques participa do lançamento da obra de reforma do Centro Comunitário do Bela Vista

Dia 17/08

  • Local: 10 Unidades Educacionais
  • Hora: 07h30 às 11h
  • Público-alvo: Equipes Gestoras, TDI e professores que atendem à 1ª Infância
  • Oficinas Formativas:
    • Regional Norte: CEIC Nasla Joaquim Aschar, CEIC Naídes Rodrigues Ribeiro da Cruz e CMEI Névio Lotufo
    • Regional Sul: CMEI Aliane Fátima Rodrigues Monteiro, CMEI Governador José Garcia Neto, CMEI Jaira Cuiabano e CMEI Engenheiro Oscar Amélito
    • Regional Leste: CMEI Coronel José Meireles e CEIC Mariana Fernandes Macedo
    • Regional Oeste: EMEB Maria Eunice Duarte Barros

Dia 20 a 23/08

  • Local: Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC)
  • Hora: 07h às 11h e das 13h às 17h
  • Público-alvo: Professores de Educação Infantil que atendem à 2ª Infância (Pré-Escola)
  • Oficina Formativa do LEEI: Ser Criança na Educação Infantil: Infância e Linguagens
  • Formadores: Assessores da COC/CTE/DGE/SME

Dia 30/08

  • Local: Hotel Fazenda Mato Grosso
  • Hora: 7h30 às 14h30
  • Público-alvo: Equipes Gestoras das Unidades Educacionais que atendem à 1ª Infância (0 a 3 anos) e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI)
  • Palestra: Infâncias: Diálogos e Possibilidades da Rotina Universalizada
  • Palestrante: Prof.ª Dr.ª Iury Lara

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeito e governador discutem obras, saúde e ampliação de vagas na educação infantil

Publicado

O Governo de Mato Grosso apresentou nesta terça-feira (2) a prefeitos, secretários e parlamentares municipais uma série de convênios e programas nas áreas de saúde e educação que poderão ser aderidos pelos municípios. O encontro reuniu o governador Otaviano Pivetta, o prefeito Abilio Brunini, a prefeita Flávia Moretti, secretários municipais, parlamentares e equipes técnicas.

A reunião teve como foco a construção de soluções conjuntas para ampliar a capacidade de atendimento à população, otimizar recursos públicos e viabilizar investimentos estruturantes nos dois setores. Entre os temas debatidos estiveram:

• a expansão da atenção primária à saúde;
• a retomada de obras;
• o fortalecimento do transporte escolar;
• a reforma de unidades educacionais; e
• a ampliação de vagas na educação infantil.

Também participaram do encontro os vereadores Coronel Dias, Michelly Alencar, Baixinha Giraldelli e Dilemário Alencar, além de outros parlamentares municipais.

Na área da saúde, os gestores discutiram medidas para ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF), fortalecer o atendimento preventivo e reduzir a demanda por serviços de média e alta complexidade. O objetivo é garantir que o cidadão tenha acesso mais rápido aos cuidados básicos.

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Deisi de Cássia Bocalon Maia, destacou a necessidade de investir na prevenção como forma de enfrentar o aumento das doenças crônicas e dos casos que acabam chegando em situação de urgência à rede hospitalar.

Leia mais:  Ilde Taques participa do lançamento da obra de reforma do Centro Comunitário do Bela Vista

“Precisamos fortalecer a atenção primária como porta de entrada do sistema. Trabalhar prevenção e acompanhamento contínuo é fundamental para evitar o agravamento de doenças e reduzir a pressão sobre os hospitais”, disse.

Durante a reunião, também foram discutidas alternativas para acelerar atendimentos especializados, incluindo demandas reprimidas em áreas como neuropediatria, além da continuidade da implementação da Tabela SUS Mato-grossense e de novos mecanismos de financiamento para os municípios.

O prefeito Abilio Brunini afirmou que o fortalecimento da atenção básica é uma das prioridades da gestão municipal.

“É por meio da atenção primária que conseguimos reduzir atendimentos de urgência e internações evitáveis. O acompanhamento adequado de pacientes com doenças crônicas e de gestantes gera mais qualidade de vida e melhora os resultados da rede pública”, pontuou.

Na educação, as discussões se concentraram na melhoria da infraestrutura das escolas, no custeio do transporte escolar e na criação de convênios que permitam ampliar o número de vagas em creches e instituições filantrópicas.

O governador Otaviano Pivetta apresentou uma proposta de cooperação para acelerar reformas em unidades escolares municipais por meio de transferências diretas de recursos do Estado para as prefeituras. Segundo o governador, a intenção é simplificar os processos para garantir mais agilidade na execução das obras.

Leia mais:  Mais de 500 atendimentos marcam Dia do Migrante em Cuiabá

“O Estado está disposto a apoiar os municípios para que as reformas aconteçam com rapidez. A proposta é dar autonomia às prefeituras para executar os projetos e acelerar a melhoria das escolas”, explicou.

Outro tema debatido foi a necessidade de ampliar investimentos em programas de recomposição da aprendizagem, especialmente após os impactos observados nos indicadores educacionais dos últimos anos. O secretário municipal de Educação de Cuiabá, Reginaldo Teixeira, avaliou que o diálogo com o Governo do Estado abre oportunidades para fortalecer a rede municipal e ampliar investimentos.

“As discussões foram importantes para alinhar soluções que atendam às necessidades da educação municipal. A parceria com o Estado pode contribuir tanto para a melhoria da infraestrutura quanto para ações voltadas à aprendizagem e à permanência dos estudantes na escola”, comentou.

Ao final do encontro, os gestores reforçaram a intenção de consolidar um pacto de cooperação entre Estado e municípios, com foco na melhoria dos serviços prestados à população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana