Nacional

Paulo Modesto é indicado para assumir a Secretaria de Assuntos Legislativos do MJSP

Publicado

Brasília, 28/01/2026 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, indicou o jurista Paulo Modesto para assumir a Secretaria de Assuntos Legislativos da pasta. Modesto sucederá o atual secretário Marivaldo Pereira, que seguirá contribuindo com o MJSP até o prazo de desincompatibilização para concorrer ao cargo de deputado federal pelo Distrito Federal.

Paulo Modesto tem ampla experiência na alta consultoria jurídica do Estado brasileiro, com histórico de colaboração estratégica em diferentes gestões do Governo Federal. Especialista em Direito Administrativo, o jurista tem experiência direta na coordenação de comissões de juristas para a reforma da organização administrativa e na elaboração de anteprojetos de lei voltados à inovação e eficiência da gestão pública.

Modesto é professor de Direito Administrativo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), membro do Conselho Científico da Cátedra de Cultura Jurídica da Universidade de Girona (Espanha) e Conselheiro Técnico da Sociedade Brasileira de Direito Público e membro do Conselho do Instituto Brasileiro de Direito Público.

Leia mais:  InovaFundo: MJSP lança plataforma de gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública

É também membro da Comissão de Especialistas para a Reforma do Decreto-Lei nº 200/1967, integrando o grupo de juristas encarregado de redigir o novo marco geral da Administração Pública Federal, atuando na formulação de dispositivos sobre governança pública, transformação digital e regimes de colaboração público-privada. Foi membro da Comissão de Reforma da Organização Administrativa Federal do Governo Lula 2, realizando contribuição técnica na redação de propostas para a otimização de entes da administração indireta e modernização das carreiras de Estado.

O jurista foi consultor jurídico e, posteriormente, assessor especial do Ministro da Administração Federal e Reforma do Estado, Bresser Pereira, com participação central na redação e aprovação no Congresso Nacional da PEC 173, da Reforma Administrativa, e na criação do Marco Legal das Organizações Sociais e da Lei de Processo Administrativo da União, estruturas fundamentais do direito administrativo brasileiro.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

MME abre consulta pública sobre metas do RenovaBio para o período de 2027 a 2036

Publicado

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu, nesta terça-feira (15/9), a Consulta Pública nº 232/2026, para receber contribuições sobre as metas anuais de redução de emissões de gases de efeito estufa do RenovaBio para o período de 2027 a 2036. A consulta ficará aberta por 45 dias e integra o oitavo ciclo de definição das metas da Política Nacional de Biocombustíveis.

A proposta prevê uma trajetória de descarbonização do setor de combustíveis que poderá alcançar, em 2036, redução de 12,1% da intensidade de carbono na matriz de combustíveis brasileira em relação ao nível registrado em 2018. As metas orientam o mercado de Créditos de Descarbonização (CBIOs) e reforçam o papel dos biocombustíveis na transição para uma matriz energética de menor intensidade de carbono.

Para subsidiar as contribuições da sociedade, o MME disponibilizou o Relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR), as modelagens utilizadas para a construção das metas, planilhas e memórias de cálculo, a estimativa de emissão de CBIOs para 2027 e a proposta de metas para o decênio. A análise considera fatores como oferta de combustíveis, previsibilidade do mercado de CBIOs, equilíbrio do programa e proteção dos interesses do consumidor.
As contribuições podem ser enviadas até 29 de outubro pelo Portal de Consultas Públicas do MME.

Leia mais:  Complexo Solar Bom Jardim inicia fase de testes no Ceará

Entenda os ciclos do RenovaBio
As metas nacionais do RenovaBio são estabelecidas para períodos de dez anos e atualizadas em ciclos sucessivos, permitindo incorporar novas projeções sobre o mercado de combustíveis, a oferta de biocombustíveis e a evolução da intensidade de carbono na matriz energética do país.

A partir das metas nacionais, são definidas anualmente metas individuais para os distribuidores de combustíveis, considerando a participação de cada empresa no mercado de combustíveis fósseis. O cumprimento ocorre por meio da aquisição e aposentadoria de CBIOs, sendo que cada crédito corresponde a uma tonelada de dióxido de carbono equivalente evitada. 

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 / (61) 99129-3579 (fins de semana e feriados)
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana