Nacional

Pernambuco realiza etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho

Publicado

Na próxima sexta-feira (31), será realizada em Recife a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT). O evento acontecerá das 9h às 18h, no Centro Universitário Maurício de Nassau, reunindo representantes de trabalhadores, empregadores e governo para debater os desafios e as perspectivas do mundo do trabalho e elaborar propostas que serão encaminhadas à etapa nacional, prevista para março de 2026, em São Paulo.

A II CNT é um espaço tripartite, paritário e democrático, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o objetivo de construir diretrizes para a promoção do trabalho decente e o fortalecimento do diálogo social em todo o país.

O Diagnóstico do Trabalho Decente em Pernambuco mostra avanços relevantes nos últimos anos. A taxa de desocupação caiu de 16,1% em 2019 para 10,4% em 2025, enquanto o nível de formalização subiu para 52,5% dos trabalhadores ocupados, o que representa cerca de 1,97 milhão de pessoas com vínculos formais. O estado também registrou crescimento real dos rendimentos, com média de R$2.720, equivalente a 1,8 salário mínimo, e ampliação da cobertura previdenciária, que já alcança mais da metade dos ocupados (53,2%).

Leia mais:  4º Seminário Internacional de Segurança no Trânsito destaca novos caminhos para proteção da vida nas vias brasileiras

Para a superintendente regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco, Patrícia dos Anjos, o encontro é uma oportunidade para fortalecer a articulação social em torno da promoção de um trabalho digno. “A etapa estadual é um momento essencial para ouvir a sociedade, consolidar conquistas e propor ações que tornem o mercado de trabalho pernambucano mais justo, seguro e inclusivo. O diálogo social é o caminho para garantir que o desenvolvimento econômico se traduza em bem-estar e dignidade para os trabalhadores e trabalhadoras”, destacou.

Confira aqui o Diagnóstico da Situação do Trabalho Decente em Pernambuco.

Mais informações sobre a II CNT estão disponíveis aqui
Serviços:

Etapa Pernambuco – II CNT
Data: 31 de outubro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 9h às 18h
Local: Centro Universitário Maurício de Nassau
Endereço: Rua Jonathas de Vasconcelos, 92, Boa Viagem, Recife/PE

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Silveira projeta liderança brasileira em segurança energética e transição sustentável na Alemanha

Publicado

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu nesta segunda-feira (20/4), em Hanôver, na Alemanha, o fortalecimento da cooperação internacional em biocombustíveis como estratégia para ampliar a segurança energética e acelerar a transição sustentável. A declaração foi feita na reunião bilateral com a ministra federal de Assuntos Econômicos e Energia da Alemanha, Katherina Reiche, durante agenda oficial na feira mundial de tecnologia industrial, Hannover Messe.

Para o ministro Alexandre Silveira, a experiência brasileira demonstra como a diversificação da matriz energética pode fortalecer a segurança e reduzir vulnerabilidades externas. “A pluralidade energética é um grande desafio e, ao mesmo tempo, nossa maior força motriz. O Brasil já é exportador de petróleo e avançou para a autossuficiência na gasolina com a ampliação da mistura de etanol para E30. Quando utilizávamos E27, ainda havia necessidade de importação. Com o avanço do etanol, passamos a ser autossuficientes nesse segmento”, afirmou.

Na reunião, o ministro destacou a posição do Brasil como referência global em energia limpa, com uma matriz diversificada, sustentável e superavitária, especialmente no setor elétrico.

No campo dos combustíveis, Alexandre Silveira ressaltou o avanço do Brasil rumo à autossuficiência no refino, com destaque para o diesel. Atualmente, cerca de 80% do consumo nacional é atendido pela produção interna, o que amplia a resiliência diante de cenários internacionais de instabilidade. O ministro de Minas e Energia defendeu também que existe uma expectativa de que o país alcance a autossuficiência nesse segmento nos próximos anos.

Leia mais:  Porto do Rio vai receber investimento privado de R$ 948 milhões para ampliar terminal de contêineres

O ministro ainda afirmou que o atual contexto internacional, marcado por instabilidades no setor energético, exige maior integração entre países com capacidades complementares. Nesse cenário, segundo Alexandre Silveira, o Brasil se apresenta como parceiro estratégico, especialmente na agenda de descarbonização dos transportes e da indústria.

Parcerias estratégicas

O diálogo bilateral evidenciou oportunidades concretas de parceria entre Brasil e Alemanha em áreas como pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Entre os destaques estão os combustíveis sustentáveis de aviação e novas rotas para biocombustíveis avançados. A experiência brasileira na produção, certificação e uso em larga escala desses combustíveis foi apontada como diferencial competitivo no cenário global.

Ao defender o aprofundamento da cooperação, o ministro Alexandre Silveira reforçou a importância de avançar em soluções conjuntas para o setor. “Contem com o Brasil e com a sinergia que devemos criar, especialmente neste momento de instabilidade energética, com suas consequências e desafios. Precisamos aproximar nossas equipes, trocar informações e avançar na construção de soluções conjuntas que garantam segurança energética aos nossos países”, destacou.

Durante o encontro, Silveira também propôs maior integração entre as equipes técnicas e o fortalecimento da cooperação institucional, com foco na articulação de políticas públicas que viabilizem investimentos, inovação e desenvolvimento no setor energético. O ministro de Minas e Energia ressaltou que o Brasil reúne condições favoráveis para esse avanço, com estabilidade regulatória, segurança jurídica e ampla capacidade produtiva.

Leia mais:  MJSP defende a integração das forças de segurança como estratégia para enfrentar a criminalidade

A reunião integra um contexto mais amplo de fortalecimento da Parceria Energética Brasil-Alemanha, consolidada como instrumento estratégico para alinhar prioridades em temas como transição energética, descarbonização industrial e modernização dos sistemas energéticos.

Ao final, o ministro Alexandre Silveira reiterou o convite para que a delegação alemã visite o Brasil e aprofunde o diálogo sobre projetos conjuntos. A expectativa é que a cooperação avance com foco em resultados concretos, ampliando investimentos e contribuindo para uma transição energética equilibrada, justa e sustentável.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana