Policia Federal

PF conclui gestão à frente da Secretaria-Executiva da AMERIPOL em cerimônia em Bogotá

Publicado

Bogotá/Colômbia. A Polícia Federal participa, nesta segunda-feira (2/2), às 17h30 (horário de Brasília), da Cerimônia de Transição da Secretaria-Executiva da Comunidade de Policiais das Américas (AMERIPOL), em Bogotá. O evento marca o encerramento do período em que a Polícia Federal esteve à frente da Secretaria-Executiva do organismo.

A cerimônia contará com a presença do diretor-geral da Polícia Federal e secretário-executivo da AMERIPOL, Andrei Rodrigues, além de autoridades policiais e governamentais de países-membros, entre elas o diretor-geral da Polícia Nacional da Colômbia e presidente da AMERIPOL, William Rincón Zambrano; o diretor-geral dos Carabineros do Chile e secretário-executivo eleito, Marcelo Araya Zapata; e o ministro da Segurança Pública do Chile, Luis Cordero Vega.

A atuação da Polícia Federal na AMERIPOL tem caráter histórico. A instituição brasileira foi eleita para a Presidência da organização durante a II Cúpula Ordinária, realizada em Brasília, em 27/8/2009, exercendo o mandato no período de 2010 a 2011. Posteriormente, a Polícia Federal foi eleita para a Secretaria-Executiva na XI Cúpula Ordinária, realizada em Buenos Aires, em 1/8/2018, mandato exercido de 2019 a 2025. Na XV Cúpula Ordinária da AMERIPOL, realizada em Bogotá, em dezembro de 2025, foram eleitos os Carabineros do Chile para assumir a Secretaria-Executiva no período de 2026 a 2028.

Leia mais:  PF e BPFRON apreendem veículo carregado com 346kg de maconha na cidade de Guaíra/PR

Durante a gestão brasileira na Secretaria-Executiva, a Polícia Federal contribuiu para o fortalecimento da cooperação policial internacional, com avanços na integração entre as instituições dos países-membros, no intercâmbio de informações estratégicas, no apoio à consolidação institucional da AMERIPOL e no estímulo a ações conjuntas de enfrentamento ao crime organizado transnacional.

Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/@AMERIPOL-ORG

Coordenação-Geral de Comunicação Social
(61) 2024-8142
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

FICCO/RO apreende armas de fogo e prende suspeito em Porto Velho

Publicado

Porto Velho/RO. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) realizou, nesta segunda-feira (27/4), ação para combater o tráfico de drogas e a atuação de grupo criminoso em Porto Velho. Durante ação, foi realizada a prisão em flagrante de um suspeito responsável por atuar como distribuidor de entorpecentes e de guardião de armamentos pertencentes à organização.

A investigação apontou movimentação típica de comercialização de drogas no local. No imóvel, foram apreendidos entorpecentes, valores em espécie organizados em envelopes identificados, cadernos com anotações relacionadas à atividade criminosa, duas pistolas calibre 9mm, uma submetralhadora de uso restrito e 201 munições, bem como balanças de precisão e rádios comunicadores.

O investigado poderá responder pelos crimes de tráfico de drogas, de posse irregular de munição de uso permitido e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, com possível incidência de agravantes relacionadas à participação em organização criminosa.

A FICCO/RO é composta pela Polícia Federal, pela Polícia Civil, pela Polícia Militar, pela Polícia Penal e pela Secretaria Nacional de Políticas Penais.

Leia mais:  PF e PM apreendem mais de duas toneladas de maconha em Senador Canedo/GO

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
E-mail: [email protected]

Fone: (69) 3216-6273



Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana