Policia Federal

PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Barra do Garças/MT

Publicado

Barra do Garças/MT. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (1/10), a Operação Ártemis V para reprimir a aquisição e o armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil. Foi cumprido um mandado de busca e apreensão no município de Novo São Joaquim/MT.

A investigação apurou que o suspeito adquiria e armazenava os arquivos ilícitos em provedores de armazenamento em nuvem. O objetivo da busca foi colher novas provas e apreender os instrumentos utilizados no crime.

O material apreendido será periciado. O investigado poderá responder pelos crimes de aquisição e armazenamento de material contendo abuso sexual infantojuvenil.

Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o mais adequado nessas situações é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar a real dimensão da violência infligida às vítimas desses crimes tão devastadores.

Leia mais:  PF e PM apreendem mais de 370 kg de maconha em Foz do Iguaçu/PR

Além disso, a Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura, e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento — como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador — pode ajudar a identificar situações de risco.

É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso
Contato: (65) 99218-6164

E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF atua em cooperação policial internacional que resulta na prisão de brasileiro procurado pela INTERPOL na Itália

Publicado

Brasília/DF. A Polícia Federal, por meio de sua Adidância em Roma, atuou em cooperação policial internacional que resultou na prisão, realizada neste sábado (27/6), na cidade de Pavia, na Itália, de um brasileiro que era alvo de Difusão Vermelha da INTERPOL, expedida com fundamento em mandado de prisão preventiva emitido pela 7ª Vara Federal de Florianópolis/SC.

O investigado é apontado em apurações relacionadas aos crimes previstos no art. 20 da Lei nº 7.716/1989 e no art. 2º da Lei nº 12.850/2013, referentes, respectivamente, à prática de discriminação racial e à constituição, promoção, financiamento ou integração de organização criminosa. Segundo as investigações, a organização criminosa investigada seria inspirada na ideologia neonazista.

A prisão foi realizada por autoridades italianas após alerta da INTERPOL. As autoridades competentes adotam as providências relacionadas ao processo de extradição, que se encontra em andamento.

Coordenação-Geral de Comunicação Social
Contato: (61) 2024-8142
E-mail: [email protected]

 

Fonte: Polícia Federal

Leia mais:  PF combate fraude em transferência de eleitores

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana